Resenha “Mestres do Mistério” | Livro de contos reúne célebres autores em torno de um mistério

O gênero literário do Conto é um dos meus favoritos desde que comecei a me aventurar pela leitura como hábito há mais de duas décadas; gosto das histórias curtas, das coletâneas em torno de um mesmo tema com vários autores, ou coletâneas de um mesmo autor.

Falou em contos eu já me interesso e penso em uma leitura leve, ágil, divertida e imersiva, na maioria das vezes naquele clima de ler um ou dois contos, ir para outro livro, voltar ao livro de contos sem nenhuma obrigação de fechar N capítulos num dia, basta ler um conto e está tudo certo.

Mestres do Mistério, coletânea lançada pela Faro Editorial é um desses livros leves, divertidos, imersivos e que valem leituras e releituras sem nenhuma preocupação com ordem capitular ou comprometimentos de longa data para esse mergulho. É pegar, ler e se maravilhar com cinco histórias curtas, mas repletas de mistério, suspense, tensão e um bom bocado de raciocínio lógico.

Imagine a seguinte cena: um personagem resolve se isolar em uma sala ou algo similar. Diz que quer se concentrar, que precisa de alguns minutos para si, e dá a entender que se sente ameaçado por outra pessoa.

capa do livro Mestres do Mistério
Capa do Livro Victor Bonini

Na despedida, faz questão de trancar a porta por dentro. E algo suspeito acontece. Horas depois, ele não responde às batidas na porta. Então ela é arrombada. Dentro da sala, descobrimos o seu cadáver, com indícios de assassinato.

Diante dessa aparente impossibilidade surgem os questionamentos de como tal situação atingiu esse ápice cercado de um nevoeiro de mistérios… como é possível, se a porta ficou o tempo todo trancada e a chave continua na fechadura, do lado de dentro? Quem poderia solucionar uma situação que, aparentemente é insolúvel?

Partindo dessa premissa básica que autor de romance policial brasileiro Victor Bonini, curador da coletânea, escolheu cinco autores e uma história de cada que gravitam essa perspectiva de mistério insolúvel, assassinatos e um ambiente trancado.

Na composição de Mestres do Mistério, desfilam para o leitor ninguém menos que Arthur Conan Doyle, Edgar Allan Poe, Jacques Futrelle, G. K. Chesterton e Wilkie Collings.

Cada um desses mestres tem seu estilo narrativo, suas formas de nos enredar nas tramas que escrevem e acima de tudo, de nos aprisionar nos mistérios que criam. Apesar das narrativas deste livro serem bem curtas (afinal é uma coletânea de contos, não podemos perder isso de vista), cada uma delas é cheia de detalhes, personagens muito bem trabalhados e acima de tudo, uma situação que, aparentemente desafia nossa capacidade de pensar algo plausível para o modo como, dentro de um cômodo trancado, algo absurdo ocorre sem a aparente intervenção de uma figura humana.

No entanto, apesar de todo o suspense envolvido neste livro de mistérios, fica claro que a curadoria de Bonini queria manter os pés no chão nos entregar um suspense, digamos assim, pé no chão. Aqui, de antemão, é bom o leitor se despir do sobrenatural, estamos caminhando nos rastros da lógica forense, do que é humanamente possível, mesmo diante do impossível.

Talvez você até imagine que acabo de estragar parte da sua surpresa ao descartar o mágico, o fantástico e o fantasmagórico, mas acredite em mim, isso na verdade é algo que torna a leitura ainda mais interessante, pois advém daí as oportunidades que temos de perceber a genialidade desses cinco escritores em criar algo inteiramente pautado em situações plausíveis e que prescindem do mais apurado e trabalho senso analítico da lógica.

Cada detalhe, cada situação, cada direção apontada nas cinco narrativas de mistério deste livro nos guiam por labirintos que desafiam não só os personagens de cada uma delas, mas desafiam acima de tudo o leitor mais atento e observador.

Como coletânea, obviamente há aquelas narrativas que se sobressaem ou pelo autor ou pela história em si mesma, aqui, claro, quem rouba a cena a meu ver é a sempre genial narrativa de Poe com seu igualmente genial conto “Os Assassinatos da Rua Morgue”… Essa sem dúvidas é a história ápice da proposta da coletânea proposta por Bonini.

Mas não se preocupe, as outras quatro narrativas de Mestres do Mistério não deixam nada a desejar da genialidade de Poe e são todas em igual patamar de excecelência de execução, estilo narrativo, personagens, ambientações e claro, a trama de mistério que a coletânea se propõe a abraçar.

Com tema bem delimitado e atendido a contento pela curadoria de Bonini, esse é um daqueles livros que acaba falando por si só e perde parcimônia no relato desse que vos escreve a resenha sob a pena de incorrer em um deslize de “falar demais” e muito mais do que o necessário.

Deliciosa leitura para os fãs de qualquer um dos grandes mestres do suspense, do romance policial, da narrativa de mistério ou de investigação, Mestres do Mistério vem mais uma vez coroar a Faro Editorial como uma das melhores casas do Romance Policial e, por que não, também das coletâneas de contos (se ainda não leu as coletâneas de Ruth Guimarães que a editora lançou, corra e faça isso o mais rápido que puder), espero ansioso pelo êxito dessa iniciativa e que tenhamos para breve mais coletâneas de contos nesse estilo ou, quem sabe, numa ampliação dele, gerando uma ótima coleção Mestres do Mistério, Mestres do Suspense, Mestres do Terror…

Fica a dica. Pra vocês e para a Faro Editorial.

Mestres do Mistério | Curadoria da coletânea

Resenha Mestres do Mistério
Victor Bonini, curador da coletânea Mestres do Mistério

Victor Bonini é natural de São Paulo. Aos seis anos, mudou-se com a família para Vinhedo, interior do estado, onde morou até os dezoito. Foi quando ingressou na faculdade de jornalismo e voltou à capital.

Formado em 2014, apresentou como trabalho de conclusão de curso um livro sobre o caso Pesseghini, em que apresentou vários aspectos do crime que chocou o país em 2013.

Seu trabalho, elogiado pela banca de avaliadores, escrito em parceria Mariana Janjacomo, não foi publicado por um pré-acordo com a família das vítimas. Passou por outras grandes redações, como a TV Globo de São Paulo, GloboNews e Revista VEJA. Atualmente é repórter de vídeo da TV Gazeta.

Mestres do Mistério | Sobre os autores

Arthur Conan Doyle (1859-1930) foi um escritor e médico escocês, mundialmente famoso por suas histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal.

Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário norte-americano, integrante do movimento romântico em seu país. A Faro Editorial publicou O Corvo, sua obra mais conhecida e um dos mais famosos livros já escritos.

Jacques Heath Futrelle (1875-1912) foi um jornalista e escritor americano. Ele é autor dos livros de ficção e mistério apresentando o professor Augustus S. F. X. Van Dusen, também conhecido como A Máquina Pensante por sua aplicação da lógica a todas as situações.

Gilbert Keith Chesterton ou G. K. Chesterton, (1874-1936) foi um popular ensaísta, romancista, contista, dramaturgo, jornalista e crítico de arte inglês. Por suas habilidades literárias, Chesterton também recebe a alcunha de “o príncipe do paradoxo”.

William Wilkie Collins (1824-1889) foi um escritor e dramaturgo inglês ainda pouco conhecido pelo público brasileiro. Collins se tornou popular por seus livros A mulher de branco e A pedra da lua, tido como o primeiro romance moderno de detetive. Ao todo escreveu 27 romances, mais de 50 contos, pelo menos 15 peças teatrais e mais 100 obras de não ficção.

Mestres do Mistério | Ficha técnica

  • Título: Mestres do Mistério – Crimes quase perfeitos em salas trancadas
  • Nº de páginas: 160
  • Preço: R$39,90
  • Editora: Faro Editorial
  • Edição: 1ª (abril 2022)
  • Dimensões: 23 x 3 x 16 cm
  • Acabamento: Brochura, capa comum

Compre na Amazon AQUI

Mestres do Mistério

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

58 views