Final Fantasy XIV e sua importância para a próxima década dos jogos

Final Fantasy XIV é uma das histórias de sucesso mais atraentes da última década dos jogos, mas também é importante para avaliar como está seu estado em 2020 e pro futuro.

O sucesso de Final Fantasy XIV tem sido bastante explorado na última década pelos críticos, e com razão – é um dos poucos exemplos de um jogo lançado por um massacre da crítica, e de alguma forma, se recuperou e se tornou o MMORPG mais importante nos próximos dez anos da indústria de jogos.

cartaz de Final Fantasy XIVComeçou como uma das piores iterações de um gênero cheio de títulos e concorrência, e tentando impor sua visão, enquanto esse grande projeto evoluiu lentamente para o serviço online mais profundo e amado entre os MMORPGs de hoje, e essa foi a recompensa da Square Enix, onde ganhou uma base que agora ultrapassou 18 milhões de jogadores registrados.

Esse número teria sido impressionante durante a época de grande sucesso do World of Warcraft no final dos anos 2000, mas é especialmente impressionante, dado que está acontecendo durante um período que muitos consideram ser o pior momento dos MMORPGs como um todo.

Os números de assinaturas estiveram em queda para o World of Warcraft nas últimas expansões, com o ressurgimento esperado dos consumidores, com cada versão diminuindo em número antes da próxima. Muitos dos outros jogos considerados concorrentes legítimos caíram no esquecimento, com grandes nomes como The Elder Scrolls Online e Guild Wars 2 falhando em ganhar a força que se esperava deles.

Enquanto o primeiro está começando a ganhar impulso em 2020 e além, realmente só houve um MMORPG com alcance e número de jogadores para realmente afirmar que está impulsionando o gênero – e esse jogo é Final Fantasy XIV.

Tudo isso é para dizer que, sim, Final Fantasy XIV teve um incrível final de década. O que ele também fez, no entanto, é fornecer um plano bem-sucedido para outros jogos seguirem – e não apenas aqueles em seu próprio gênero. Como a indústria de videogames continua a considerar os jogos “contínuos” como um modelo de negócios viável e lucrativo, Final Fantasy XIV fornece consistentemente evidências de que essa estrutura pode ser agradável.

Os consumidores tiveram problemas com títulos de serviço contínuos que oferecem pouco pelo que consideram um investimento pesado de recursos, seja tempo, dinheiro ou ambos, e Final Fantasy XIV não foi acusada disso, apesar de sua existência prolongada.

Final Fantasy XIVSe os modelos de serviços contínuos tiverem que evoluir e se os MMORPGs continuarem avançando para a próxima década dos jogos, o sucesso de Final Fantasy XIV provavelmente será tanto um modelo quanto um barômetro para a viabilidade de ambos.

Aqui estão algumas das razões pelas quais o Final Fantasy XIV será importante para a próxima década dos jogos, talvez até mais do que durante os anos 2010.

Final Fantasy XIV continua a elevar o patamar para adições de conteúdo e expansões

Quer se trate de expansões completas, como Shadowbringers ou patches, que trazem grandes atualizações como o evento crossover NieR: Automata, que tem sido tão popular entre os jogadores, Final Fantasy XIV continua a definir o padrão para adições de conteúdo nos jogos.

Outros jogos, como Fortnite e League of Legends, operam usando modelos semelhantes de adição de conteúdo, embora obviamente obtenham formas diferentes, já que os três jogos abrangem três gêneros diferentes.

No entanto, o que diferencia Final Fantasy XIV é a maneira como suas adições de conteúdo se vinculam a uma história em evolução mais envolvida do que qualquer um dos outros dois exemplos. Conteúdo com replayability é um empreendimento mais desafiador para um MMORPG do que um battle royale multiplayer ou um MOBA.

Final Fantasy XIV online

Para compensar a falta de conteúdo dinâmico e direcionado ao jogador que existe nesses outros gêneros, Final Fantasy XIV se dá com pura qualidade, criando incríveis Raids, dungeons e Trials, enquanto conta uma história que se tornou uma das melhores narrativas da franquia Final Fantasy da história!

As adições de conteúdo de Final Fantasy XIV também começaram a pressionar muito pela acessibilidade, seja a capacidade dos jogadores de subirem rapidamente de nível para um personagem para entrar em novos conteúdos ou a remoção de alguns dos elementos mais chatos (grind) das expansões anteriores, as últimas das quais atormentaram novos jogadores e despertou o desinteresse no jogo.

À medida que mais adições de facilidade forem adicionadas ao jogo, será interessante ver se Final Fantasy XIV consegue navegar nesse espaço, melhor do que o World of Warcraft, que perdeu jogadores em expansões posteriores que acharam que era fácil demais jogar.

Se Final Fantasy XIV puder continuar a trabalhar bem nesse espaço, como acontece com a Shadowbringers, o jogo também fornecerá um plano para outros títulos – talvez Destiny 2 ou talvez Fortnite – a fim de melhorar a experiência de integração de títulos que têm muitos anos de conteúdo e alterações por trás deles.

arte conceitual do game Final Fantasy XIV

Final Fantasy XIV não irá embora tão cedo

Após o sucesso de Shadowbringers, fica bem claro que Final Fantasy XIV será o MMORPG de escolha dos fãs de Final Fantasy e da Square Enix por algum tempo. Isso será uma medida importante para o desempenho desses jogos durante outra grande mudança nos jogos com o advento dos consoles da próxima geração no horizonte.

O PlayStation 5 e o Xbox Series X parecem mais um PC do que qualquer uma das iterações anteriores, pelo menos em termos de poder (e design do Xbox), e essa será uma especificação importante e potencialmente divisória.

Com gráficos e poder da nova geração como parte da competição, mas com uma versão para o PlayStation 4 – e uma chegando ao Xbox One em breve – FFXIV terá que provar que a qualidade do conteúdo importa mais do que um novo brilho e a capacidade de fazer algumas coisas poderosas. As versões para novos consoles também serão desafiadoras se estiverem acontecendo, dada a divisão de gráficos que inevitavelmente estará presente.

Com isso dito, o estado de FFXIV nos primeiros anos de 2020, e além, também ajudará a ilustrar quanto tempo um jogo pode permanecer no topo. FFXIV tem com seu cronograma de lançamento e expansão de jogadores.

O crescimento dos jogadores é sustentável na próxima década dos jogos? Se houver uma queda, qual será a gravidade e será suficiente para fazer com que os desenvolvedores evitem os MMOs por completo? FFXIV, juntamente com concorrentes como WoW e ESO, provou que os MMORPGs ainda são viáveis.

Quanto tempo isso permanecerá, provavelmente será ditado pela Square Enix, pelo menos entre a velha guarda, e será fascinante assistir ao desenrolar. Final Fantasy XIV Shadowbringers já está disponível no PC e PlayStation 4.

Sobre o Autor

Fotógrafo, entusiasta de tecnologia, assíduo fã de quadrinhos, mangás, séries e games, não necessariamente nessa ordem.

1066 views