X-Men House Of X | Jonathan Hickman leva os mutantes a outro patamar

X-Men House Of X, atual trabalho de Jonathan Hickman, eleva todas as expectativas em torno dos Filhos do Átomo

Se você perguntar aos fãs da Marvel quais foram algumas das maiores histórias da última década, é provável que algumas delas tenham sido escritas por Jonathan Hickman.

O homem não tem medo de se mexer e abalar o status quo de maneiras imensamente satisfatórias para assistir à um novo mundo se formando. Hickman está agora para agitando a linha X-Men com House Of “, juntamente ao artista Pepe Larraz e colorista Marte Gracia.

Será que isso será um sucesso tão grande quanto seu último trabalho, ou será que a tentativa de Hickman de revigorar a linha X ficará aquém do estrelato?

capas variantes de X-Men House Of X

Poucos se surpreenderão ao saber que a construção de mundo de Hickman em X-men House of X está no ponto, mas o que você pode ficar chocado ao ouvir é a extensão de quanto Hickman nos dá novas novidades nesta edição de estreia.

Voltando aos icônicos X-Men Gigantes #1, Hickman faz da ilha mutante Krakoa uma parte muito central desta questão, na medida em que se tornou não apenas um habitat pacífico, mas também economicamente e serve de sistema de transporte para mutantes globalmente.

Mutantes de nível ômega (agora, na verdade, um nível de poder definível, obrigado Hickman) agora são valorizados como fontes infinitamente renováveis ​​de energia e têm sido usados ​​com Krakoa para criar produtos farmacêuticos naturais que são usados ​​como moeda, pois funcionam como superpílulas para humanos.

Damage Control, o antigo grupo que fez a limpeza de grandes catástrofes sobre-humanas, agora contém e armazena super-armas como o laser de satélite de Tony Stark, e o martelo de Sol.

Hickman criou um novo mundo selvagem para os X-Men tocarem, e deixar os leitores no fundo do poço para juntar tudo é infinitamente satisfatório.

X-Men House Of X
Jonathan Hickman, autor de X-Men House Of X

X-men House of X | Personagens, cores, formas e conflitos para os mutantes

Então nós temos os personagens. As duas vozes mais fortes neste edição são, sem surpresa, Magneto e Cyclops. Para o primeiro, Hickman desenvolveu uma voz que parece uma culminação natural de tudo em sua história, mantendo-o fresco e interessante e fiel às suas origens manipuladoras.

capa da primeira edição de X-Men House Of XMagneto, o embaixador charmoso de Krakoa que conhece e saúda os políticos humanos se sente como um aceno ao retrato de Ian McKellen do personagem, enquanto seu respeito pela tentativa de Xavier de realmente gerar uma cultura mutante parece uma evolução natural do Magneto alinhado em cinza visto em meados de 1980.

Cyclops, por outro lado, tem comparativamente menos diálogo e “tempo de tela”, mas cada momento que ele recebe é satisfatório, é um aceno sutil para sua história complicada e célebre.

Eu não vou estragar tudo, mas em sua conversa com Sue Storm no final da história em quadrinhos, ele faz algumas observações contundentes que farão X-Fans aplaudir e regozijar pelas injustiças visitadas em sua franquia nos últimos anos.

Infelizmente, o resto do elenco é tão diverso que nem todos têm a mesma chance de brilhar como esses dois em X-men House of X. Personagens tão queridos como Mística ou as Irmãs Stepfor estão ali e sentimos as versões mais essenciais de si mesmos e ponto.

Apesar de tudo, Hickman equilibra bem os personagens, dando vozes novas e interessantes aos pesos pesados, mantendo-se fiel à história complicada e muitas vezes contraditória dos X-Men.

Visualmente, não é um exagero dizer que Pepe Larraz faz jus às elevadas expectativas de ser o artista em um livro de Hickman e depois continua entregando tudo à altura em X-men House of X.

O estilo de arte de Larraz tem um visual nitidamente brilhante e cinematográfico que se encaixa com o tom de reinicialização do livro de forma soberba e desempenha bem o trabalho de intercessão de Hickman e do designer Tom Muller.

Os ambientes são detalhados e totalmente realizados a partir do momento em que você abre este livro, adicionando tanta intriga e profundidade à história quanto a narrativa de Hickman.

página interna da primeira edição de X-Men House Of XA primeira cena, com um enigmático Charles Xavier cumprimentando recém-nascidos mutantes de casulos mucosos que crescem em uma árvore terrivelmente bíblica e aparentemente estranha, faz tanto trabalho pesado para algumas das partes posteriores da história quanto os infames gráficos de Hickman.

Larraz mantém este motivo visual da natureza superando as estruturas feitas pelo homem ao longo de toda a história, para lembrar ao leitor a inevitabilidade dos mutantes.

Árvores crescem sobre arranha-céus, os olhos e vinhas de Krakoa retorcem através de um laboratório de informática futurista, e cachoeiras caem em cascata por caminhos de concreto salientes, e tudo parece vibrante e bonito representado por Larraz.

Um dos temas mais persistentes deste livro é que os mutantes como espécie (ou subespécie, se estamos nos tornando técnicos) estão assumindo uma postura mais agressivamente elevada sobre a humanidade, e isso é bem percebido na maneira como Larraz lida com a linguagem corporal e coreografia.

A maneira que Xavier dança no jardim Krakoa no início do livro, ele parece uma divindade despreocupada misturando-se com uma raça menor.

A postura de Magneto enquanto escoltam os políticos humanos é carregada de poder, mas com um ar desdenhoso como literalmente despreza os que o rodeiam, graças à inteligente inclinação da câmera de Larraz.

É sutil, mas estamos vendo mutantes quase pintados como divindades em vez de seres humanos normais.

Larraz usa a linguagem corporal e estimula de forma impressionante mesmo em cenas de menor escala. Quando Ciclope confronta Reed Richards, há um momento em que os dois fazem declarações em desacordo um com o outro.

Larraz deixa a sequência guinchar de tensão, dando-nos dois painéis silenciosos de cada líder baforando um ao outro antes de Ciclope quebrar o gelo, sorrindo maliciosamente com uma observação inteligente sobre a vontade de ferro de Richards.

Este livro aparece com a vibração de uma ficção científica psicodélica, com Marte Gracia dando-lhe o tempero de outro mundo requer. A cena de Xavier/ Krakoa no início do livro prepara você com todas as expectativas que você precisará para o resto do material, nos dando uma cena com uma árvore fria magenta manchada com brilhantes sementes de cápsulas de bronze, mostrando aos leitores que nem mesmo a natureza é como deve parecer.

Mesmo assim, entretanto, os leitores ficarão impressionados com o quão empolgantes algumas dessas cenas são. A área florestal em que Jean Gray e seu grupo de estudantes se deparam é uma paleta espetacular de azuis, roxos, dourados, vermelhos – um verdadeiro arco-íris de cores que se mistura suavemente um com o outro, destacando a atenção de Larraz aos detalhes ambientais.

Gracia até faz com que as comparativamente tediosas cenas da cidade sejam empolgantes, em comparação, usando a indistinta coloração de indústrias para contrastar o elenco vibrante do Quarteto Fantástico pulando de telhado em telhado com laranjas e azuis cintilantes.

As cores de Gracia não só fazem deste um espetáculo visual vibrante, mas um estranho e psicodélico show, ao contrário de alguns outros livros de super-heróis na grade da Marvel.

Acredite no hype, porque House Of X #1 é um espetáculo tão grande e tão barulhento quanto ele diz ser. Jonathan Hickman tem uma atualização incrível e reformula o status quo para uma visão totalmente original dos mitos dos X-Men, mas ainda mantém o espírito da equipe e alguns dos personagens mais antigos.

Pepe Larraz e Marte Gracia dão ao livro um estilo super clean e liso, trazendo ao Universo Marvel uma estética louca, quase alienígena e um trabalho visual que impulsiona a narrativa tanto quanto os designs elegantes de Tom Muller.

Os X-Men estão bem de novo, pessoal.

X-Men House Of X

Sobre o Autor

Fotógrafo, entusiasta de tecnologia, assíduo fã de quadrinhos, mangás, séries e games, não necessariamente nessa ordem.

1953 views