Street Fighter 6 ganha trailer de anúncio

Desde o primeiro anuncio de Street Fighter 6 ao final da Capcom Pro Tour 2021 no último dia 20 de fevereiro de 2022 que jogadores do mundo todo aguardavam notícias e novidade sobre o game; bem a espera acabou hoje com a divulgação do primeiro trailer do game.

Claro, nada muito revelador sobre cronologia, status quo de personagens e resoluções sobre os hiatos entre Street Fighter 5 e Street Fighter 3 (veja cronologia da franquia ao final desta postagem*) foram esclarecidos, nem deveriam, convenhamos. Tem muita estrada ainda para o game chegar ao grande público.

De largada percebemos que o logotipo do game teve substanciais melhorias em relação o que havia sido mostrado no vídeo da CPT, motivo de inúmeras reclamações e comparações por parte dos fãs.

Mas o que foi mostrado no jogo já deixa antever muitas mudanças e inovações para a um das franquias mais importantes do cenário dos jogos de luta. No elenco foram mostrados quatro personagens: Ryu, Chun-Li, Luke e Jamie.

Como alardeado pela Capcom desde sua estreia, o personagem Luke, lançado na quinta e última temporada de Street Fighter 5, é parte importante desse novo contexto do novo game; qual seu papel para a história geral do game nem sei por onde começar.

SF é uma franquia que se bagunçou bastante ao longo dos anos e possui uma série de lacunas entre SF5 e SF3 que não se tem nenhuma pista para montar o quebra-cabeças que são personagens como os irmãos Gill e Urien, o Boss de SF5 G (autodenominado presidente do mundo), cuja similaridade com o personagem Q é repleta de teorias por parte dos fãs; ou que destino tiveram grandes nomes das lutas de rua que simplesmente não apareceram em SF3; eles simplesmente se retiraram do cenário abandonando assim suas carreiras? Ou algo de mais greve aconteceu?

O papel de cada um no game e em sua cronologia é incerto, sobretudo no que se refere ao tempo decorrido para os mesmos na franquia. Metro City, cidade do game Final Fight pelo visto se tornou palco de uma verdadeira febre pelas lutas de rua e várias referências ao game estão por todo o trailer como a estátua de Haggar, a oficina de Abigail e o chefe da primeira fase Damnd.

Vale ressaltar que vários personagens de Final Fight já integraram o elenco de Street Fighter desde a série Alpha/Zero, quando o ninja Guy estreou na cronologia definitivamente interligando os dois jogos e suas linhas do tempo.

Além de Guy também já entraram no ringue Cody, Lucia, Hugo Andore, Rolento, Zeku (mestre de Guy), Maki, Poison, Sodom e Abigail; cada um em momentos diferentes da cronologia de Street Fighter, mas ainda assim estreitando cada vez mais as duass franquias chave do capcomverso. Acho pouco provável que algum desses personagens não estejam de volta para o sexto game das lutas de rua.

Nos aspectos estéticos o game vem mantendo o visual dos splashes de tinta que inauguraram a fase de gráficos 3D e jogabilidade 2.5D de Street Fighter 4. Os cenários continuam detalhados, cheios de elementos e personagens se movimentando na torcida ou apenas na figuração.

A estética da cultura das ruas ganhou real sentido dentro do jogo para além das lutas: música, grafite, moda, atitude e estilo de tribos urbanas parecem agora estar realmente integrados ao que Street Fighter prometeu desde sua evolução em Street Fighter 2 com as lutas em feiras, portos, pátios de fábricas, portas de escolas…

O trailer mostra o modo World Tour que, segundo a Capcom, é um imersivo modo história para um jogador. Uma experiência inédita tanto para a franquia SF quando para os games de luta de modo geral! Aguarde por mais detalhes sobre o World Tour para os próximos vídeos sobre o game! Mas é melhor manter os pés no chão, estamos falando da boa e velha Capcom, a empresa que mesmo depois de 6 anos com Street Fighter 5 jamais se deu o trabalho de corrigir as inúmeras falhas do netcode do game.

O Battle Hub me parece ser o bom e velho modo de disputas on-line de sempre, só que agora com um nome bonitinho… Aqui é o lugar definitivo para jogadores que procuram rivalidades sadias; diz a Capcom no site oficial do game. O que você pode fazer no Battle Hub? Aguarde por mais novidades! Todos os modos disponíveis em Street Fighter 5 podem ser encontrados no Fighting Ground de Street Fighter 6.

Para mecânicasa Capcom prometeu algo que agrade tanto os jogadores de longa data quanto novatos entregando dois modos de controle: Controle Moderno e Controle Clássico. Os nomes são mais que claros, não é? No modo Moderno as execuções e combos são muito mais simples e facilitados, já o modo clássico é o que existe na franquia desde suas origens, com comandos icônicos como o “meia lua”, o “dragon punch” e os golpes de carregamento.

Drive System

No sistema geral do jogo há cinco mecânicas chamadas Drive, cada uma tem um análogo em algum game anterior da franquia, especialmente no que se refere ao sistema V do quinto game: Drive Impact, Drive Parry, Overdrive, Drive Rush e Drive Reverse.

Sistema de Batalha \ Controles mais simples permitem que você melhore seu ataque e sua defesa. Acertando o tempo dos comandos, você pode executar ataques incríveis e curtir mais a emoção das lutas.

Barra de Drive\ O Drive System está disponível desde o início de cada round, e você pode adaptá-lo ao seu estilo de luta. Se você gasta toda a barra de Drive, entra em um estado de esgotamento com muitas desvantagens, mas ela também se restaura automaticamente, tornando o gerenciamento da barra um aspecto crucial às lutas. Conhecer o sistema e saber quando jogar de forma conservadora ou apostar tudo permitirá lutas complexas e de alto nível.

Sem dúvida alguma esse sexto game será o mais diferente e inovador de todos os Street Fighters já lançados, mesclando elementos tradicionais com algo similar ao que foi feito em Street Fighter Plus (o primeiro jogo da franquia com visual totalmente poligonal) ao mesmo tempo que trás inúmeros pontos de inserção para jogadores casuais.

Definitivamente este sexto game me deixa clara a sensação de uma game de transição tanto de gerações como de cronologia, avançando com o tempo do game para um futuro mais perto do tempo presente do mundo real. Lembre-se que pouco ou quase nada a cronologia de Street Fighter avançou todos esses anos e que Street Fighter 3 é o último da cronologia e se passa ainda em 1998.

Street Fighter 6 chega em algum momento de 2023.

Street Fighter 6 | Plataformas

  • Playstation 5
  • Playstation 4
  • Steam
  • XBox Series X/S

No mais delicie-se com o belíssimo trailer e com universo de possibilidades que Street Fighter abre mais uma vez para o cenário dos games de luta.

Street Fighter 6 | Linha do Tempo

  • Street Fighter (1987)
  • Street Fighter Alpha (1995 – 1998)
  • Street Fighter II (1991 – 1994)
  • Street Fighter IV (2009 – 2015)
  • Street Fighter V (2016 – 2022)
  • Street Fighter III (1997 – 1999)
  • Street Fighter VI (2023)

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

69 views