George Orwell | 120 anos do Grande Irmão.

GEORGE ORWELL, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em Motihari, Bengala, Índia, em 1903. Filho de um funcionário da administração britânica do comércio de ópio, estudou em colégios tradicionais na Inglaterra.

Na década de 1920, foi agente da polícia colonial na Birmânia. Nos anos seguintes, publicou diversos romances, ensaios e textos jornalísticos. É considerado um dos escritores mais importantes do século XX.

Morreu em Londres, vítima de uma tuberculose pulmonar, em 1950, aos 46 anos. Ele é amplamente reconhecido por dois de seus romances mais famosos: 1984 e A Revolução dos Bichos (também conhecido como Animal Farm).

George Orwell, autor de clássicos como 1984 e Revolução

1984, publicado em 1949, é um clássico da literatura distópica que retrata um futuro sombrio em que o governo totalitário controla todos os aspectos da vida dos cidadãos. A obra introduziu termos como “Big Brother” e “pensamento duplo” no vocabulário popular e abordou temas como vigilância, manipulação da informação e opressão política.

A Revolução dos Bichos, publicado em 1945, é uma fábula satírica que utiliza animais de uma fazenda como alegorias para representar os eventos da Revolução Russa e criticar o totalitarismo.

A história retrata uma sociedade inicialmente idealista, na qual os animais se rebelam contra seus donos humanos, mas gradualmente se corrompem e acabam vivendo sob uma nova forma de opressão.

Além dessas obras, Orwell também escreveu ensaios políticos e literários de grande importância. Sua escrita é marcada pela clareza, franqueza e uma preocupação constante com questões como poder, corrupção e a luta pela liberdade individual.

George Orwell deixou um legado duradouro na literatura e continua sendo uma figura relevante para a compreensão e reflexão sobre a sociedade e o poder até os dias de hoje.

O leitor pode encontrar uma vasta gama de traduções e obras de Orwell em nosso país, friso destaque para as edições da Companhia das Letras que, por anos, esteve a frente das publicações do autor antes de suas obras entrarem em domínio público:

  1. 1984 (Nineteen Eighty-Four) – Publicado em 1949, é uma distopia clássica que retrata um futuro sombrio governado por um regime totalitário. A obra explora temas como manipulação da informação, vigilância e controle governamental.
  2. A Revolução dos Bichos (Animal Farm) – Publicado em 1945, é uma fábula satírica que utiliza animais de uma fazenda para representar eventos da Revolução Russa e criticar o totalitarismo. Aborda questões de poder, corrupção e manipulação.
  3. Na Pior em Paris e Londres (Down and Out in Paris and London) – Publicado em 1933, é um relato autobiográfico da experiência de Orwell vivendo em condições de pobreza extrema nas duas cidades. Oferece uma visão realista e crítica da vida dos marginalizados e trabalhadores desprivilegiados.
  4. Homenagem à Catalunha (Homage to Catalonia) – Publicado em 1938, é um relato pessoal dos meses que Orwell passou lutando como soldado voluntário durante a Guerra Civil Espanhola. Ele compartilha suas experiências e reflexões sobre política, ideologia e traição.
  5. Dentro da Baleia e Outros Ensaios (Inside the Whale and Other Essays) – Esta é uma coletânea de ensaios escritos por Orwell, publicada em 1940. Os ensaios abordam uma variedade de temas, incluindo literatura, política, cultura e crítica social.
  6. O que é Fascismo e Outros Ensaios (Título original: “What is Fascism and Other Essays”) – Essa coletânea foi publicada pela Companhia das Letras e reúne diversos ensaios escritos por Orwell, incluindo “Notas sobre o Fascismo”. Além desse ensaio, o livro apresenta outros textos nos quais Orwell aborda temas políticos, sociais e literários.
  7. Como morrem os pobres e outros ensaios: Para George Orwell, nada substituía a experiência direta da vida. E foi com base na vivência pessoal e na observação crítica do mundo que ele escreveu ensaios, artigos e crônicas ao longo de toda a vida. Alguns dos mais representativos desses textos estão reunidos em Como morrem os pobres e outros ensaios.
  8. O caminho para Wigan Pier: Impressionante relato das experiências de George Orwell no coração da classe trabalhadora das regiões carvoeiras do norte da Inglaterra nos anos 1930, O caminho para Wigan Pier é também uma polêmica mordaz sobre a estrutura de classes no capitalismo.

Esses  livros fornecem uma excelente visão geral do trabalho de George Orwell e abrangem tanto suas obras de ficção quanto suas reflexões pessoais sobre política e sociedade. Espero que essa lista seja útil para você!

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

38 views