Post

Paper Girls: os altos e baixos e os motivos dessa história em quadrinhos ser feita para a TV

Em julho de 2019 os leitores se despediram dos anos 80 de Brian K. Vaughan, a história em quadrinhos de viagem no tempo, Paper Girls, encerrou após 30 edições.

Paper Girls foi frequentemente comparada à série de ouro da Netflix: Stranger Things. No entanto, o material de Vaughan foi lançado um ano antes, em outubro de 2015, com uma história sobre quatro garotas pré-adolescentes, entregadoras de jornais na década de 1980, no fictício Stony Stream, Ohio.

Paper Girls, de Brian K. Vaughan

Suas vidas sofrem uma reviravolta impensável em 1 ° de novembro de 1988, quando elas encontram um grupo de adolescentes misteriosos e uma máquina cuja energia os levava por vários períodos do tempo no meio a uma guerra fervilhante conhecida como “A Batalha das Eras”.

Tal experiência leva as meninas a confrontarem seu futuro, examinar seu passado, enfrentar ameaças improváveis e formar um vínculo inabalável enquanto descobrem como se encaixam nesse quebra-cabeça bizarro.

Paper Girls é uma jornada consistentemente bela, bizarra e brilhante que mergulha na mente de suas quatro garotas protagonistas além do que muitas de suas contrapartes de outras linhas temporais ou interesses amorosos. O ciclo familiar da infância entre batalhas admiráveis, medo, insegurança e ingenuidade está embutido em uma saga complexa sobre facções, guerras temporais em curso, códigos secretos embutidos na imprensa e tecnologia moderna.

Paper Girls, de Brian K. VaughanExistem subtramas intrincadamente entrelaçadas, personagens secundários bem desenvolvidos, um apelo estético geral impressionante, muita nostalgia dos anos 80, mania do Y2K, comentários políticos e sociais e ruminações sobre o futuro ao lado de referências hilariamente deslocadas da cultura pop, linguagens construídas e tradições de outros mundos que de alguma forma se encaixam sem sentir que sobrecarrega ou arrasta o enredo. Admito que não é uma leitura fácil, mas vale a pena o tempo e a atenção extras.

Erin, Mac, KJ e Tiffany e a mistura de personalidades distintas, humor afiado, pontos de vista mal-informados e uma amizade poderosa é realmente uma alegria de se ler.

As garotas passam de argumentos e insultos infantis para batalhas ideológicas e discursos motivacionais enquanto assumem riscos, enfrentam suas verdades e aceitam a responsabilidade por suas escolhas. Há uma quantidade incrível de nuances em cada garota, com cada uma servindo a um propósito distinto para a dinâmica do grupo e o enredo geral.

Tiffany, uma adotada transracial que frequenta uma escola católica particular, e Erin, uma asiático-americana que sempre segue as regras, são mais do que apenas uma lista de representatividade. Erin serve como a bússola moral que toma decisões difíceis e se torna a cola que mantém o quarteto unido, mesmo quando elas estão separadas.

Tiffany vai de gamer fanática para alguém que quer experimentar a vida fora da tela da TV, que a torna a maior parte da ação dentro da série, seja ela dirigindo um carro, pulando nas costas de um monstro, passando por cima de um clone ou encorajando suas amigas a dar um salto de fé no desconhecido para obter respostas.

Seu futuro não é o que ela idealizou, mas sua inteligência e bravura nunca morrem durante sua incrível jornada, um destino muito melhor do que ser morta para avançar na jornada de uma pessoa branca. Erin e Tiffany são os tipos de mudança e heroínas de ação que as mulheres negras gostariam de ter mais no gênero quando crianças.

Paper Girls, de Brian K. Vaughan

Mac sai de sua vida familiar quebrada e derruba suas paredes emocionais para construir, talvez, suas primeiras amizades sólidas, mas ela não se transforma em uma idealista irrealista e perde a maldade cínica que faz os fãs amarem-na.

A série permite que ela e KJ explorem temas e assuntos mais pesados, como aceitar e revelar sua sexualidade, o medo da rejeição e se é ou não melhor saber quando e como você vai morrer.

Os sentimentos românticos de KJ por Mac, junto com a própria curiosidade sexual de Mac, mascarada pela homofobia aprendida no mundo, mostra como essa experiência desafiadora para a juventude LGBT infelizmente não mudou muito nos últimos 30 anos.

O par compartilha vários momentos íntimos onde discutem mudanças em seus corpos, filosofias de vida e o que significa viver sem arrependimentos. No final, há uma tristeza agridoce quando eles enfrentam o momento inevitável que força sua história a dar uma volta completa.

Leitores adultos sabem que a passagem do tempo pode separá-los, mas sua escolha atual de não serem apenas entregadoras de jornal, mas também amigas, realmente puxa as cordas do coração.

Paper Girls, de Brian K. VaughanAs garotas podem ter andado de bicicleta rumo ao pôr do sol nos impressos, mas sua jornada será reiniciada na forma de uma adaptação para as telinhas. Paper Girls se tornará uma série de TV pela Amazon.

Neste ponto, não há detalhes sobre uma possível data de lançamento ou elenco, mas é uma excelente decisão por vários motivos. Stranger Things está provavelmente em sua reta final, mas a nostalgia dos anos 80 ainda está em alta, então esta é uma oportunidade para Paper Girls entregar uma nova história com uma reviravolta e se destacar de remakes e reboots.

A série é absolutamente linda, graças à arte e às cores de Cliff Chiang e Matt Wilson, e praticamente todos os painéis imploram para ganhar vida. Os problemas fluem juntos de uma maneira que funcionará bem para consumo rápido em um serviço de streaming.

É divertido, frenético, ritmado, corajoso e às vezes confuso, mas consistentemente emocionante o suficiente para trazer fãs que querem mais protagonistas femininas em uma série de fantasia para a maioridade.

E, claro, os fãs de quadrinhos estarão prontos e esperando para ver suas entregadoras favoritas entrarem na aventura de sua vida mais uma vez.

Ninguém sabe o quanto a série se desviará de seu material original, mas o final cômico intensamente emocional de Paper Girls, que trouxe o ciclo completo de sua história, foi um final extremamente satisfatório para uma história fenomenal.

Dizer adeus a Tiffany, Erin, KJ e Mac é como assistir a um amigo querido desaparecer no horizonte para novas aventuras desconhecidas.

Este capítulo pode ser concluído, mas ainda há esperança para um futuro fenomenal.

Paper Girls, até a data desta publicação, já conta com 4 volumes lançados no Brasil pela Devir Editora

Sobre o Autor

Fotógrafo, entusiasta de tecnologia, assíduo fã de quadrinhos, mangás, séries e games, não necessariamente nessa ordem.

973 views