Resenha | Contos do Céu e da Terra, de Ruth Guimarães

Contos do Céu e da Terra integra, junto com Contos Índios e Contos Negros, a tríade de livros de contos escritos pela autora Ruth Guimarães — primeira autora negra reconhecida em vida por sua obra e talento — lançados pela Faro Editorial.

Fruto do trabalho de pesquisa da autora, esses três livros nos apresentam algumas das histórias mais comuns e perpetradas pela tradição oral em diferentes aspectos de nossa cultura popular. Contos do Céu e da Terra aborda a perspectiva popular das histórias de cunho moralizantes, de fé, pecado e redenção.

capa do livro Contos do Céu e da TerraAqui temos mais uma vez uma Ruth Guimarães toda ouvidos, uma mulher disposta a ceder sua escuta e sua caneta para receber e transcrever os relatos populares do Vale do Paraíba, locus que a autora percorreu exaustivamente para a construção dessa tríade de contos que permeiam o imaginário popular do negro, do índio e do colonizador europeu.

Mais do que um trabalho de escuta e transcrição, Ruth Guimarães pesquisa o povo brasileira e os modos como certas histórias trazidas do velho mundo se impregnaram no imaginário popular e através da narrativa oral sobreviveram por gerações, tanto quanto outras narrativas surgem da mistura de fatos e ficção, bem como outras que surgiram espontaneamente na vida do povo e a esta se costuraram permanentemente.

Para além da escuta, a autora deu estrutura formal aos relatos, encaixando-os nas classificações das narrativas folclóricas, de modo a torná-las reconhecíveis e compreensíveis através de suas características básicas e formas de narrar.

Elementos do fantástico se diluem constantemente com o sagrado religioso formal de um lado, enquanto personagens mundanos se encontram com entidades santificadas em busca de redenção e salvação.

É comum, por exemplo, os santos protagonizando situações ou auxiliando protagonistas a cumprir determinadas provações, por vezes o próprio Jesus Cristo protagonista algumas das narrativas destes contos.

Mais uma vez o leitor tem em mãos um livro relativamente curto em termos de quantidade de página, no entanto uma fonte riquíssima de conteúdo e simbolismos. Além do belo tratamento textual que a autora dá aos relatos, temos as notas de rodapé que ampliam e esclarecem diversos aspectos dos contos, personagens, contextos e classificação dos mesmos na tabela Aarne-Thompson-Uther.

Diferentemente de Contos Negros, Contos do Céu e da Terra não tem divisória de capítulos ou tomos; as narrativas se seguem subsequente umas as outras permeadas pela temática geral do título.

Contos do Céu e da Terra, de Ruth Guimarães

A maioria dos contos gira em torno de 4 a 5 páginas, o que torna a leitura da obra extremamente leve, fluida e divertida; dessas que você praticamente lê em um único dia. A prosa de Ruth Guimarães é formal, mas não deixa escapar a simplicidade e a fluidez das narrativas orais, reforçando ainda mais no leitor aquela sensação nostálgica da roda de crianças atentas ao horário da contação de histórias da avó ou daquela tia que naturalmente tinham esse dom da contação de histórias.

Soma-se a toda a qualidade textual e conceitual da obra seu belíssimo acabamento físico e editorial com capa brilhosa, títulos em alto relevo e miolo colorido nos títulos e aberturas dos contos. Mais uma vez a Faro Editorial entrega aos leitores um trabalho como poucas vezes se viu no tratamento de uma autora negra no Brasil.

A coleção de Ruth Guimarães está um primor e sem sombra de dúvidas merece espaço em qualquer estante, não só pelo valor estético da obra, mas acima de tudo pelo riquíssimo arcabouço textual, literário e simbólico tanto de obra quanto de autora.

Contos do Céu e da Terra | Sobre a autora

RUTH GUIMARÃES, romancista, contista e tradutora, foi especialista em folclore. Teve como professor Mário de Andrade. Participou do I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 1951, quando travou amizade com Renato de Almeida, Rossini Tavares de Lima e Luís da Câmara Cascudo.

Realizou pesquisas sobre a tradição oral e recontou maravilhosamente histórias que passam de geração a geração pelos contadores, especialmente no Vale do Paraíba paulista e no litoral de São Paulo.

Ruth publicou oito livros com a temática dos contos populares, voltados para o resgate de histórias bem brasileiras. Também tem um trabalho erudito, que contempla, além de romance, contos, ensaios e traduções do francês, latim e italiano. Foi membro da Academia Paulista de Letras.

Contos do Céu e da Terra | Ficha técnica

  • Título: Contos do céu e da terra
  • Autora: Ruth Guimarães
  • Páginas: 144
  • Preço: R$39,90
  • Formato: 16x23cm
  • Editora: Faro Editorial
  • Preço: R$ 39,90

Compre na Amazon AQUI

Contos do Céu e da Terra

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

91 views