Quadrinhos | Descender: Estrelas de lata Vol1.

Vamos começar dizendo que sou um pouco tendencioso, pois Jeff Lemire e Dustin Nguyen se tornaram uns dos meus escritores e artistas favoritos. Descender é uma grande parte disso, mas uma rápida pesquisa sobre o trabalho de Nguyen irá lhe mostrar seu talento. E leia qualquer obra de Lemire e você entenderá o que quero dizer.

Se você gosta de Mass Effect, robôs ou Guerra nas Estrelas, este é realmente um bom livro para escolher. É tão bom que o discurso dos criadores de um evento antes da Comic Con International em julho de 2014 despertou o interesse de Hollywood e a Sony adquiriu os direitos do filme em janeiro de 2015, antes mesmo de a primeira edição ser lançada em março.

cena de Descender: Estrelas de lata Vol1.

Descender: Estrelas de lata Vol1.

Os 9 planetas do Conselho Galáctico Unido (UGC) foram dizimados por robôs gigantes chamados Harvesters (Ceifadores). Dez anos após a destruição da vida humanóide nesses planetas, um garoto acorda em uma pequena lua de colônia mineira. O garoto é Tim-21, nosso protagonista, que foi criado pelo cientista Dr. Quon para ser um robô companheiro.

capa do livro Descender: Estrelas de lata Vol1.Tim foi designado para ser companheiro de uma criança chamada Andy, que morava com sua mãe na lua da colônia mineira. Também somos apresentados ao Bandit, um cão robô que não faz sons além de “ARF” e expressa suas emoções através de emoticons em seu rosto, que é dado a Tim-21 como um presente de “aniversário”.

Devido ao despertar de Tim-21, ele é repentinamente alvo de várias facções – incluindo a UGC que despacha o capitão Telsa e Tullis, além de caçadores de recompensas chamados “scrappers” que caçam qualquer robô em busca de dinheiro, e também temos uma força ameaçadora cuja identidade não posso revelar, porquê aí seria spoiler!

O membro final do elenco introduzido em Descender: Estrelas de lata Vol1. é Driller, que é um brutamontes autodepreciativo, uma máquina de perfuração que frequentemente exclama “Driller é um verdadeiro assassino!”.

Descender: Estrelas de lata Vol1. é um conto convincente de sobrevivência, aventura e mistério envolvido em uma ópera espacial. Pouco é revelado no Vol 1. dos motivos das várias facções, mas na última edição nos é dado o suficiente para desejar mais.

No meio do livro, recebemos algumas informações sobre o que exatamente aconteceu antes da chegada dos Harvesters (Ceifadores), este é um vislumbre feliz do passado e realmente dá profundidade ao personagem de Tim-21.

Depois disso, recebemos um sonho agourento do futuro: essa visão sombria aumenta o mistério dos Harvesters e força uma dúzia de perguntas em nossas cabeças.

A escrita de Jeff Lemire é limpa e organizada. Recebemos informações e diálogos suficientes para nos dar uma história e uma configuração fascinantes, mas não tanto para nos confundir ou para nos dissuadir de virar página após página. O uso de Lemire da ‘virada de página’, uma das características dos quadrinhos, é bem executado.

Ele cria uma série de cliffhangers em miniatura destacados com as páginas alternadas de eventos atuais e flashbacks; essa ferramenta nos dá vislumbres do que foi tecido nos perigos do presente.

Igualmente, se não mais impressionante, é a arte de Dustin Nguyen. A totalidade do livro é feita com aquarelas muito claras, sem muito uso de interferência digital. É um argumento forte para a arte analógica, a paleta de cores é em grande parte cinza e marrom com um pouco de vermelho, destacando a natureza degradada da maior parte da galáxia. Certamente nenhum dos locais são lugares que eu gostaria de visitar.

Os mundos visitados em Descender: Estrelas de lata Vol1. permitem ao leitor imaginar uma vasta galáxia da qual estamos apenas a par de ver alguns planetas. A parte de trás do livro fornece uma chave para os 9 planetas da UGC, detalhando alguns dos lugares que ainda temos e ansiamos por ver.

Em essência, Descender: Estrelas de lata Vol1. nos leva a uma galáxia turbulenta e apresenta um herói improvável em um robô que parece e se comporta como uma criança de 10 anos.

O pequeno elenco de personagens coadjuvantes traz coisas para a equipe e fornece vislumbres únicos do passado.
À medida que a série amadurece, esperamos aprender mais sobre cada uma delas.

O aperitivo que é Descender: Estrelas de lata Vol1. nos prepara adequadamente para o banquete que é a galáxia Descender.

Descender: Estrelas de lata Vol1. | Os autores

Jeff Lemire é autor e ilustrador canadense. Entre suas principais obras estão O soldador subaquático e a trilogia Condado de Essex. Foi eleito duas vezes melhor quadrinista do Canadá pelo Schuster Award e venceu o Eisner Awards pela série Black Hammer. Além de suas graphic novels independentes, passou por grandes editoras norte-americanas, como Marvel e DC, onde atuou em séries como Arqueiro Verde, Constantine, Cavaleiro da Lua, entre outras.

Dustin Nguyen é um premiado ilustrador do mundo dos quadrinhos, que já trabalhou com grandes editoras como DC, Marvel, Darkhorse, Vertigo, Image Comics, Boom e IDW. Seus trabalhos incluem Batman: Pequena Gotham, a série Sociedade Secreta dos Heróis, Vampiro Americano, além de seu projeto autoral, Manifest Eternity. Junto a Jeff Lemire, é criador de Descender, série pela qual foi premiado com o Eisner Awards, e Ascender.

Descender: Estrelas de lata Vol1. | Sinopse e Ficha Técnica

A parceria entre os conceituados Jeff Lemire e Dustin Nguyen, dois dos nomes mais célebres dos quadrinhos, resultou em uma graphic novel incomparável, uma odisseia cósmica eletrizante e soturna que trata de temas complexos, como intolerância, medo, política e a relação muitas vezes conflituosa entre humanos e tecnologia.

O primeiro volume, Descender: Estrelas de lata, reúne os fascículos 1 a 6 da série e nos apresenta a uma realidade desconcertante: robôs gigantes conhecidos como Ceifadores invadiram a galáxia e destruíram planetas e civilizações inteiras, criando nos que restaram uma aversão às máquinas.

Desde então, foram implementadas políticas de perseguição e extermínio de robôs. Essa caça implacável põe em risco a vida de Tim-21, um jovem androide de aparência humana que passou uma década num sono profundo, mas que pode conter em seu código vestígios dos assassinos do passado, o que faz dele o ser mais procurado do universo.

Por isso, só resta a Tim-21 fugir. Ao lado dos amigos Bandit e Perfurador, ele percorre planetas e galáxias, desviando de inimagináveis perigos com um único objetivo: sobreviver.

Dos vencedores do Eisner Awards, este épico arrebatador e comovente, de cores intensas e vibrantes, narra a trajetória de humanos e máquinas, que ficam frente a frente em uma guerra que traz uma única certeza: não haverá vencedores. Uma história tão impactante que, antes mesmo de ser publicada nos Estados Unidos, teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Sony Pictures.

    • Formato(s): livro, e-book
    • Tradução: Fernando Scheibe
    • Páginas: 144
    • Gênero: Ficção científica e/ou fantasia
    • Formato: 17 x 26 x 0,7
    • ISBN: 978-85-510-0578-1
    • E-ISBN: 978-85-510-0579-8
    • Lançamento: 05/11/2019
    • Editora: Intrínseca

Compre na Amazon AQUI

banner de compra de Estrelas de lata Vol1.

Sobre o Autor

Fotógrafo, entusiasta de tecnologia, assíduo fã de quadrinhos, mangás, séries e games, não necessariamente nessa ordem.

1014 views