Street Fighter V | Luke, novo lutar será o último DLC do game

No dia 3 de Agosto de 2021 ocorreu de forma on-line o Capcom Summer Update 2021, evento que revelou por completo os personagens Oro e Akira em suas respectivas habilidades e gameplays, bem como revelou o quinto e último personagem da temporada 5 de Street Fighter V: o navato Luke chegou ao grande elenco com reações adversas da Fighiting Game Community (FGC) ao redor do mundo.

Anunciada em agosto de 2020, a quinta temporada de Street Fighter 5 prometeu cinco personagens novos, cenários e outras novidades que foram gradativamente chegando para os jogadores.

Dan e Rose, dois personagens que debutaram na franquia Alpha/Zero, foram os dois primeiros a chegar ao game. Seguidos de perto pelo anúncio de Oro, vindo de Street Fighter 3 e Akira, personagem de Rival Schools, outra franquia de luta da Capcom. Faltava então o quinto e último personagem ser revelado…

Com o anúncio da Capcom Summer Update, a empresa japonesa revelou todos os detalhes de Oro e Akira mostrando a jogabilidade de ambos, seus golpes normais, golpes de comando e claro, seus Critical Arts.

Com uma apresentação excessivamente longa permeada pelo falatório sem fim dos dois apresentadores, a grande atração da transmissão ficou bem para o final com a revelação do lutador estreante Luke, em um trailer de aproximadamente um minuto e meio onde pôde-se conferir alguns detalhes do personagem.

Street Fighter V Oro Trailer

Com cara de bad boy de octógono do UFC, Luke — que é norte-americano — tem tatuagens pelo corpo, um cabelinho bem radical e movimentos bem interessantes. Apesar de não ser essencialmente muito original, sua jogabilidade e movimentos me pareceram promissores para vários arranjos em combate.

O estreante que lembra uma mistura genérica de vários outros lutadores como Ken, Ed, Abel, Dee Jay e Adon, dividiu opiniões desde seu surgimento no tão alardeado anúncio do último update de Street Fighter 5: muito se especulou que este quinto e último personagem seria uma Colab entra a franquia Street Fighter e King of Fighters, ou Street Fighter e Tekken; ambas franquias de sucesso com as quais Street Fighter já teve crossovers no passado (SF vs KoF e SF vs Tekken).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas a bem da verdade as expectativas sobre isso eram completamente infundadas e, a meu ver, sem nenhum sentido, haja vista que em momento algum a Capcom sequer ventilou minimamente tal possibilidade.

Que jogadores do mundo todo — inclusive muitos influenciadores digitais e youtubers conhecidos da cena FGC embarcaram nessa empolgação — tenham se frustrado com a chegada de Luke e não com a de algum outro lutador de rua da própria Capcom eu entendo bem e coaduno com essa perspectiva.

Street Fighter V Akira Trailer

Eu mesmo cogitei que algum personagem antigo de Street Fighter 1 poderia voltar, ou talvez algum de Street Fighter 4 como Abel, Gouken ou C. Viper, ou algum de Street Fighter 3 que ainda não havia retornado desde sua estreia e pudesse agraciar os jogadores e fãs justamente nesse anúncio.

Outra possibilidade que me passou em mente seria a inclusão de algum personagem de Final Fight que ainda não havia sido utilizado como Carlos, de Final Fight 2, por exemplo; se a inclusão de personagens de Final Fight não é nem de longe uma novidade, porém trazer Carlos que nunca mais foi visto em game algum poderia ser um bom adendo a meu ver. Ou talvez algum personagem do Capcomverso que divide a mesma linha do tempo de Final Fight e Street Fighter.

Nesse sentido eu entendo quem, por ventura, se desapontou com a estreia de um personagem completamente novo e com o qual nenhum de nós possui nenhum grau de empatia ainda. Mas confesso que quem se desapontou por não ser um personagem de crossover foi pura bobagem com expectativas completamente irreais e sem fundamento algum. Aí foi só ilusão de quem está esquecendo que estamos falando da boa e velha Capcom na jogada. A culpa aí foi toda de vocês.

Street Fighter V | Luke, novo lutar será o último DLC do game
Luke estreia em Street Fighter V cerco de mistérios e polêmicas

Mas para o bem ou para o mal, o anúncio de Luke para encerrar a temporada 5 de Street Fighter 5 e, consequentemente, encerrar o game também, ventilou uma miríade de possibilidades e teorias sobre o personagem em si, sua origem e importância para a franquia Street Fighter como um todo.

Dentre as muitas possibilidades estão as teorias que ligariam Luke ao antigo personagem de SF1 chamado Joe. Há também aqueles que estão pensando em Luke como um elo com a franquia Capitain Commando que se passa na mesma cidade de Final Fight só que no futuro.

O Visual e alguns movimentos de Luke já estão sendo associados ao do personagem que dá título à franquia, o próprio Capitão Comando que, vale lembrar, já havia sido homenageado em SF4 através da personagem C. Viper e seus equipamentos utilizados para aprimorar suas habilidades em combate.

A própria frase de abertura do vídeo de Luke é um mistério que deixa várias possibilidades abertas: “Someday. I want to become a man like him!” (Algum dia. Eu quero me tornar um homem como ele!). A frase denota uma grande admiração da parte de Luke para com alguma figura de seu passado (o que muitos associaram com Joe de SF1) ou com algum dos personagens já existentes na franquia, porém com esta ligação ainda não explorada pela Capcom.

Street Fighter V | Luke, novo lutar será o último DLC do game
Joe, em Street Fighter; personagem está entre as teorias sobre a origem de Luke

Quero deixar claro que nenhuma dessas hipóteses foram pensadas por mim, elas começaram a circular tão logo começaram a sair os primeiros vídeos de react (blergh) após o anúncio da Capcom. Particularmente, não me ative em nenhuma teoria até agora, nem procurei bases para respaldar qualquer hipótese; isso evita a frustração. Deixo para o futuro breve me apresentar os mistérios por trás de Luke, sua origem e importância para a franquia.

Oro e Akira estão com data de liberação para o já próximo dia 16 de Agosto, enquanto Luke está programado para algum momento do próximo mês de novembro. Lançado em 16 de fevereiro de 2016, Street Fighter 5 percorreu um longo caminho até aqui com grande elenco e uma série de críticas e reclamações desde seu lançamento 5 anos atrás.

Pelo visto, o game encerrará sua trajetória do mesmo jeito que iniciou: cercado de polêmicas, reclamações e críticas por parte de fãs e de toda a FGC.

Street Fighter V Luke Trailer

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

140 views