Especial | Cronologia da série Alien

A cronologia da série Alien sempre foi riquíssima, o primeiro filme já anunciava detalhes além do próprio filme. Cercado por uma aura de mistério durante anos, a origem da criatura conhecida como Alien ficou incógnita durante três décadas e ligada ao ser conhecido como Space Jockey, uma criatura alienígena fundida a um tipo de poltrona de comando em uma nave desconhecida encontrada no planeta LV-426 e que possuía em seu interior centenas de “ovos” de aliens.

cronologia da série alien

Desde então milhares de especulações surgiram ao longo de anos em volta dos aliens, do Space Jockey e da origem de ambos. E então o diretor Ridley Scott resolveu brindar os fãs da boa sci-fi com Prometheus e a promessa (não resiti) de esclarecer muitos dos mistérios em volta da franquia.

Apesar de se passar em LV-223 e não em LV-426, Prometheus trouxe luz sobre a obscura origem dos Xenomorfos em alguns pontos, no entanto deixou muitos outros em aberto, deixando possibilidades e interrogações no ar, haja vista que o desfecho de Prometheus não criou um elo real com o primeiro longa-metragem.

Mas para entender algumas coisas sobre a franquia e sua complicada linha temporal, prestigiar a quadrilogia Alien é essencial, já que muitos detalhes sobre o que e quando ocorrer é citado em diálogos e informações sobre a biografia de alguns personagens e muitos fatos podem ser deduzidos disso.

Claro, o auxílio de fóruns de fãs espalhados no mundo todo é essenciais para montar a linha do tempo da franquia.

Para facilitar a vida dos fãs, boa parte desse trabalho já foi feito e refeito; vamos mostrar alguns deles aqui para vocês. E claro, vamos começar por Ellen Ripley, a personagem de Sigourney Weaver, protagonista dos quatro filmes Aliens. Só lembrando que este texto é sobre a cronologia, então certos detalhes serão propositalmente evitados para que sejam apreciados direto nos filmes, ok?…Vamos lá.

A Cronologia da série Alien

Ellen Ripley nasceu em 7 de janeiro de 2092 nas Américas Unidas, e possuiu uma filha, Amanda Ripley Mclaren.

Em 2122 ela é empregada pela empresa Weyland-Yutani, uma megacorporação existente na mitologia da franquia e que, ao que tudo indica, domina a corrida espacial, inclusive realizando processos de terra-formação em planetas diversos. Ellen embarca como tenente de vôo da nave USCSS Nostromo, um cargueiro minerador espacial que viaja levando um carregamento de toneladas de minérios para a Terra.

cronologia da série alien
A tenente Ellen Ripley vivida por Sigourney Weaver no filme de 1979

O computador de controle da Nostromo, a “Mãe”, intercepta uma transmissão não identificada vinda do planeta LV-426 e desperta toda a tripulação da Nostromo de seu sono criogênico. A tripulação opta por atender ao chamado julgando ser um SOS e um módulo de pouso da Nostromo é enviado à superfície do planeta para averiguar a origem do estranho sinal.

A tripulação da Nostromo encontra uma nave alienígena destroçada e com seu único tripulante morto com um rombo no peito feito do interior para fora. Na mitologia da série essa criatura é chamada de Space Jockey. Entretanto o Space Jockey não parece ser o único ser que estava na nave e os tripulantes encontram várias estruturas orgânicas cuja a forma lembra um ovo gigante, em seu interior reside uma criatura conhecida na mitologia da franquia como Facehugger (agarrador de rostos).

Seria este o primeiro contato da raça humana com outra forma de vida e isso não é nada amistoso, haja vista que um dos tripulantes da Nostromo é parasitado por um facehugger e levado a bordo da Nostromo pelos demais tripulantes da nave. Ripley protesta sobre a decisão, ainda assim Ash, o médico da equipe, acaba por levar o “infectado” a bordo da Nostromo.

Assim temos o desenrolar do filme até a descoberta de que a Nostromo foi levada de propósito para a área capaz de captar o sinal enviado de LV-426 e que a Weyland-Yutani queria trazer para a Terra um espécime alienígena intacto. A única sobrevivente do incidente é Ellen Ripley que, em fuga, teve de programar a Nostromo para se autodestruir após sua fuga. Ripley foge em um módulo de fuga e entre em sono criogênico enquanto seu módulo vagava no espaço.

Em Aliens – O resgate, depois do primeiro contato e da destruição da Nostromo, Ripley vaga por 57 anos pelo espaço em animação suspensa, sendo encontrada em 2177 e levada para uma estação espacial da Wyland. É neste ano que ela descobre a morte de sua filha que, neste período, estava com 66 anos. Na estação espacial Ellen fica sabendo que LV-426 é agora um planeta terra-formado e com uma colônia humana vivendo lá.

Depois desta noticia e sem expectativas na vida, Ellen executa trabalhos de carregamento na área de embarque e desembarque da estação quando recebe convite para integrar, como consultora, uma expedição militar ao planeta LV-426 após a colônia humana perder contato. Ellen se junta aos os marines abordo da nave militar USS Sulaco e volta a LV-426, nesta ocasião que os humanos passam a chamar a forma de vida alienígena de xenomorfos.

No planeta, a expedição militar encontra a primeira rainha a ser registrada na espécie pelos humanos. Na colônia experiências com os xenomorfos vinham sendo realizadas, inclusive há outra tentativa de levar um alien vivo a bordo da USS Sulaco tal como havia ocorrido com a Nostromo.

De “O Resgate” para Aliens 3 se passa algo em torno de algumas semanas, ao menos é isso que Ripley dá a entender. Ripley cai no planeta prisão Fiorina, administrado pela Wyland-Yutani (neste filme apenas se referem ao conglomerado como “a empresa”), e descobre que carrega um embrião de rainha no tórax.

Descobrimos que os xenomorfos absorvem DNA de acordo com seus hospedeiros quando surge o Alien-Dog que está atacando a prisão. Ao final Ripley acaba se suicidando em poucos dias devido à infecção, sua morte evita que o embrião caia nas mãos da Weyland-Yutani que, desde o começo da franquia, vem tentando se apossar de espécimes vivos de xenomorfos.

cronologia da série alien
O Space Jokey

No ano de 2380 aproximadamente, depois de 200 anos da queda em Fiorina, Ripley é “ressucitada” em Alien – A Ressurreição na forma de um clone híbrido de humano e alien. Abordo da USS Auriga, a nova Ripley se depara com a tentativa dos militares em transformar xenomorfos em armas de guerra. Abordo da nave há a rainha retirada de Ripley e que, assim como ela, também adquire características humanas como uma espécie de útero capaz de gerar uma criatura completamente nova.

Ao final Ellen Ripley volta para o planeta Terra que, segundo alguns personagens, é um planeta bem deteriorado.

Bom, basicamente sobre cronologia dos filmes é isso, já que há muito material avulso em HQs e jogos, tornando Alien um universo expandido similar ao de Star Wars, por exemplo. Inclusive dentre esse material extra há possíveis origens para a espécie dos xenomorfos, há material após o quarto filme, há também muitas aventuras que falam sobre a origem da raça do Space Jockey.

Muito desse material é ou será desconsiderado, pois alguns foram feitos antes do terceiro filme e se focavam na garota Newt, por exemplo, morta logo ao início do terceiro filme.

Com a chegada de Prometheus o que vai prevalecer é a visão do filme sobre a origem dos Space Jockey e dos Aliens, já que os filmes são considerados a cronologia oficial da franquia.

Fiquem de olho por aqui que até a estreia de Prometheus teremos mais uns dois textos sobre as especulações do filme e alguns dos acontecimentos entre um e outro.

All hail the Alien Queen…

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

5471 views