Midiakit Ponto Zero

O que você encontra no PZ:

  • Resenhas literárias
  • Resenhas de quadrinhos
  • Análise de filmes e séries
  • Textos especiais sobre assuntos diversos
  • Entrevistas
  • Lançamentos da área editorial
  • Perfil de artistas consagrados

O que você encontra no Ponto Zero

O Ponto Zero é um site em forma de revista eletrônica sobre entretenimento cultural com foco em Literatura e Quadrinhos, eventualmente com posts sobre filmes, séries e games em geral. Lançado no dia 15 de março de 2010, nosso site tem foco em conteúdo escrito, privilegiando a relação de apreço que os grandes fãs da Literatura tem pela palavra escrita.

Nossos leitores podem encontrar aqui resenhas bem detalhadas, com análises que levam em conta as particularidades da obra, a trajetória do autor, sua importância e do criador dentro do contexto de lançamento da obra e sua relação com a contemporaneidade, trazendo desse modo textos relevantes para quem quer ler para conhecer e se informar.

Além das resenhas e análises, estão disponíveis no PZ postagens sobre diversos lançamentos do setor editorial, permitindo aos leitores conhecerem algumas das principais novidades do mês a chegarem nas livrarias e lojas especializadas com informações de preço, acabamento e sinopse das obras.

Sejam os grandes clássicos da Literatura ou os jovens estreantes, uma Graphic Novel indie ou uma saga das grandes editoras tradicionais, ao longo de uma década no ar, todos tem seu espaço no site.

Nossos leitores

O objetivo do Ponto Zero é atingir leitores adultos, na faixa-etária iniciada no que se convenciona chamar de “jovens adultos” (24 a 25 anos) até a faixa de “leitores maduros” (40 a 50 anos), cujo perfil de gostos se inicia por consumir Quadrinhos diversos e Literatura ainda muito cedo.

Este perfil é de leitores que amadurecem com o passar dos anos, mas sem deixar de lado seus gêneros preferidos, acabam acompanhando por anos a fio sagas e franquias (Star Wars, Senhor dos Anéis são exemplos), constantemente buscam por informação e conteúdos detalhados, entrevistas, releases informativos, mas que também tenham opiniões claras, embasadas e com aprofundamento tanto na obra, no seu contexto e em seus autores.

É comum também que o perfil dos “jovens adultos” sejam de universitários ou de já formados, com empregos estáveis, poder aquisitivo para manter coleções longas, edições de luxo, várias atividades diferentes como games, cinema, quadrinhos e livros dividem seus focos para artigos exclusivos associados às franquias e autores que acompanham.

Na faixa “leitores maduros” temos colecionadores de longa data e com focos em nichos bem específicos, já filtram suas leituras e compras em autores e obras mais clássicas, privilegiando traduções mais recentes de especialistas e reedições de clássicos com acabamentos melhores e maior fortuna crítica incluída nos textos extras.

Idade da audiência (faixa por %)

  • 13 a 17 - 0.74%
  • 18 a 24 - 14.35%
  • 25 a 34 - 43.05%
  • 34 a 44 - 28.11%
  • 45 a 64% - 11.24%
  • 65+ - 1.48%

Não por acaso essas duas faixas de leitores estão refletidas em nossas métricas das plataformas Facebook e Instagram (números coletados dos painéis Insights de nossos perfis de ambas as redes), o que reflete paridade e fidelidade entre os leitores dos sites que acabam também acompanhando os perfis das redes sociais, assim como leitores mais jovens, mais ligados à navegação em redes sociais, acabam acessando o site.

Um pouco dos números do site

Cidades de maior acesso (%)

  • Belém - 35.5%
  • São Paulo - 15.5%
  • Rio de Janeiro - 15%
  • Ananindeua - 12%
  • Porto Alegre - 10%
  • Curitiba - 8.5%
  • Outras - 3,5%

Nossos acessos estão centralizados em 6 cidades, dentre as quais, destaca-se o fato de que 5 delas são grandes capitais de seus respectivos estados.

A maior incidência está na cidade de Belém, nossa sede principal de atuação, sendo seguida por São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente segundo e terceiro lugar em acessos. Esses dados foram obtidos diretamente dos painéis de Insight das plataformas Facebook e Instagram

Em nosso painel de controle há acessos vindos de diversas outras cidades com porcentagens variando entre 0.5% a 3% segundo o sistema Webalizer de acessos fornecido pelo serviço onde o site é hospedado. Nas principais cidades há mínima variação, aparecendo cidades como Salvador, Fortaleza e Sergipe, indicando um bom fluxo nessas três grandes capitais da região nordeste do país.

Gênero da Audiência (%)

  • Homens - 44.6%
  • Mulheres - 55.4%

Nossos leitores praticamente estão equilibrados entre homens e mulheres, com pequena variação a mais para mulheres, totalizando 55% dos acessos ao nosso conteúdo. Já os leitores homens ficam com uma fatia de 45% dos acessos.

Vale frisar que há uma pequena diferença nessa porcentagem nos dados do Insights da plataforma Facebook, demonstrando que através dela esse número se inverta, havendo predominância de acessos pelos leitores homens.

Já o Insights do Instagram reflete essa métrica praticamente inalterada, apenas com leves variações em casas decimais, com algo em torno de 1.5% a 2% de variação de homens nos acessos (47% de homens e 53% de mulheres).

Acessos no site*

Ao lado constam os registros de acesso ao site durante o período de Abril do ano de 2020 até março de 2021. Na tabela constam acessos diários, quantidades de páginas estáticas acessadas, visitas e hits no site tanto diariamente quanto mensalmente.

Uma análise rápida denota uma média entre 400 a 600 acessos diários ao longo do período, o que totaliza média entre 14 a 18 mil acessos mensais, o que resulta em um valor aproximado de 190 mil acessos ao ano. Um média dessas reflete fidelidade de público, interesse no conteúdo e consistência na busca por ele.

*Período computado entre 04/2020 a 03/2021 pelo sistema Webalizer, disponível nos serviços de hospedagem da empresa Hostgator, nos quais o Ponto Zero está instalado.

PZ nas redes sociais

Estamos presentes nas três mais importantes redes sociais da atualidade: Facebook, Instagram e Twitter. Apesar de nenhuma delas ser nossa plataforma principal (o site é), temos alguns conteúdos direcionados especificamente para Instagram e Facebook, nosso Twitter é utilizado apenas como disseminador dos links do site.

Através das redes sociais é que na maioria dos casos interagimos com autores nacionais de forma direta, tanto para aquisição de conteúdos quanto para realizar as entrevistas, reforçando ainda mais esse caráter de redes de contato social/ profissional muito mais do que redes de produção de conteúdo exclusivo.

Editoras Parceiras

Ao longo de 11 anos no ar, o PZ possuiu diversas parcerias diferentes em segmentos distintos da cultura pop: lojas de artigos nerd/geek, bandas de estilos diversos, grupos teatrais, escritores, desenhistas, grandes lojas de livros etc.

Em 2016 começamos a focar nossas parcerias mais no segmento literário, o qual se tornou nosso foco principal de produção de conteúdos, portanto, também nosso foco principal para parcerias.

Estivemos ao longo dos últimos anos ao lado de algumas das maiores e mais influentes editoras do país:

_ Companhia das Letras, de 2016 até 2020
_ Faro Editorial, de 2017 até o momento (2021)
_ Global Editora, em andamento (2021)
_ Grupo Autêntica pelo selo Nemo, em 2016 e 2020
_ Skull Editora, de 2020 até o momento
_ Leya Brasil, de 2017 até 2019
_ AVEC Editora, de 2017 até 2020
_ Grupo Editorial Pensamento, 2017