A Narrativa de Arthur Gordon Pym | Clássico de Poe volta em edição pela Cyberus

Esgotado nas livrarias, a Editora Cyberus irá lançar o livro A Narrativa de Arthur Gordon Pym. Esta nova edição conta com 23 ilustrações, prefácio de Lídia Alcântara, artigo de Cleber Vinícius e posfácio de Marcio Markendorf.

De todas as obras escritas por Poe, A Narrativa de Arthur Gordon Pym foi o único romance, lançado primeiramente em capítulos, em 1837, na revista Southern Literary Messenger, e depois integralmente, em 1838.

A Narrativa de Arthur Gordon Pym | Clássico de Poe volta em edição pela CyberusRomance, claro, não no sentido amoroso da palavra, mas no sentido conceitual de narrativa. Isso porque não faria sentido tratar deste livro como algo romântico, visto que traz em seu cerne alguns dos temas preferidos de Poe: o macabro, com o canibalismo, putrefação, morte, também o sobrenatural com navios fantasmas, com cadáveres que se reanimam, além de motins, o medo, alucinações, amnésia e até mesmo seu lado detetive.

É interessante que a obra inicia com uma nota do próprio protagonista Pym amedrontado por acreditar que seu relato seja ‘fantástico’ demais.

Seria essa a afirmação de que o romance será ‘Poe’ demais?

Essa é a sentença, afinal, que os leitores precisam para saber que a narrativa não se distanciará do que o escritor costuma tecer com suas palavras.

Os que seguram a narrativa nas mãos e nela fixam os olhos – ou a escutam -, não se preocupem: será um romance bem ‘Poe’.

Lídia Carla Holanda Alcântara possui o título de Mestre em Letras – Estudos Literários, pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2011). Possui Doutorado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (2015). Atualmente é professora efetiva adjunta da Universidade Federal do Pará.

A campanha inicia partir do dia 31/10 na plataforma Catarse: https://www.catarse.me/arthurgordonpym

campanha A Narrativa de Arthur Gordon Pym

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

84 views