Noites do Sertão | Livro de João Guimarães Rosa ganha novo projeto gráfico pela Global Editora

Esta nova edição de Noites do Sertão apresenta ao leitor o trabalho de Victor Burton e Anderson Junqueira, com fotografia de Araquém Alcântara

As novelas “Dão-Lalalão” e “Buriti” que, inicialmente fizeram parte da obra “Corpo de baile”, foram posteriormente desmembradas do livro, para integrar um novo volume, que recebeu do autor o título “Noites do sertão”, originalmente lançado em 1956.

capa do livro Noites do Sertãode João Guimarães RosaAtualmente, tem a edição de 2021 desenvolvida pela Global Editora, que apresenta ao leitor o projeto gráfico de Victor Burton e Anderson Junqueira, que desenvolveram a capa a partir da fotografia de Araquém Alcântara, fotógrafo especializado em registrar as paisagens brasileiras.

Ao fim do volume, há o texto intitulado “Dão-Lalalão – assim é se lhe parece”, desenvolvido Maria da Glória Bordini, doutora em letras pela PUCRS e professora aposentada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Essa edição da Global Editora, com nova capa e texto de apoio agrega ao livro uma qualidade elevada e valorizada. Assim, como produto, torna-se mais atraente.

Sobre o enredo, em “Dão-Lalalão”, o leitor acompanha o redemoinho de sentimentos de Soropita, homem rural que, em meio às suas aventuras na noite de sua cidade, acaba se apaixonando por Doralda, uma prostituta com quem decide se casar.

A partir desse ponto, desenrola-se um dilema na vida do personagem que opta por se mudar de cidade. Já a novela “Buriti”, traz as relações que se estabelecem entre membros de uma mesma família que residem na fazenda “Buriti Bom”.

Noites do Sertão | Sobre o autor

João Guimarães RosaJoão Guimarães Rosa autor de Noites do Sertão nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo, Minas Gerais. Publicou, em 1946, o seu primeiro livro, Sagarana, que foi recebido pela crítica com entusiasmo por sua capacidade narrativa e sua linguagem inventiva.

Formado em Medicina, Rosa chegou a exercer o ofício em Minas Gerais e, posteriormente, seguiu carreira diplomática.

Além de Sagarana, constituiu uma obra notável com outros livros de primeira grandeza, como Primeiras Estórias, Manuelzão e Miguilim, Tutameia – Terceiras Estórias, Estas Estórias e Grande Sertão: Veredas. Este último romance levou o autor a ser reconhecido no exterior.

Em 1961, Rosa recebeu o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (ABL) pelo conjunto de sua obra literária. Faleceu em 19 de novembro de 1967, no Rio de Janeiro.

Noites do Sertão | Sobre o livro

  • Título: Noites do Sertão
  • Autor: João Guimarães Rosa
  • Edição:
  • Páginas: 240
  • Formato: 16 X 23 cm
  • ISBN: 978-65-5612-096-6
  • Valor: R$ 49,90

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

510 views