Especial Oscar 2018 | CORRA!

Corra! (Get Out, 2017. Direção e roteiro: Jordan Peele. Elenco: Daniel Kaluuya, Alison Williams, Lil Rel Howery, Bradley Whitford, Caleb Landry Jones, Catherine Keener.)

Não precisam mentir: vocês nunca ouviram falar de Jordan Peele.

O.K., é super natural. Peele é mais conhecido por participar dos programas televisivos de comédia MADtv e Key & Peele, que fez junto com seu parceiro Keegan-Michael Key, e que são bem mais populares nos EUA do que no Brasil.

Mas, quem não conhecia ele, agora vai poder dizer que conhece: Peele é o diretor e roteirista do filme fenômeno Corra!. E uma boa curiosidade: é a estreia dele nesses dois cargos nos cinemas.

“Ah, deve ser mais uma daquelas comédias. O que tem de mais nesse filme?”

Filme Corra!É, o filme até que tem uns momentos engraçados. Mas não confiem muito nisso: é um filme com vários elementos de suspense e terror. E como o próprio Peele faz questão de frisar: é um documentário.

No filme, Chris Washington, um fotógrafo negro, e Rose Armitage, sua namorada branca, decidem fazer uma viagem para visitar a família de Rose no seu casarão, isolado da cidade.

Ao chegar lá, Chris conhece os pais dela, Dean, um neurocirurgião, Missy, uma psiquiatra e hipnotizadora, e o irmão dela, Jeremy. Só que, chegando lá, ele percebe que não tem muitos negros na região. E a coisa começa a ficar estranha a partir daí.

Diferente da maioria dos filmes de terror produzidos após o início dos anos 2000, Corra! tem uma história tremendamente original. E eu não enfatizei as cores dos personagens por pura banalidade: o principal tema norteador dessa história de terror é o racismo.

Jordan Peele, como ninguém, conseguiu compor uma história de terror tratando de racismo, sem ficar absurdo ou irreal. Pelo contrário: a história reflete e muito a realidade da relação entre as várias etnias nos EUA.

Com muita naturalidade, Peele guia a história, com sua direção e roteiro fantásticos, alternando entre os pontos de tensão e nervosismo, que sempre levam ao susto, com uma qualidade impressionante. É impossível ficar na sala de cinema e não sentir medo e apreensão durante a exibição do filme.

A edição também foi um ponto crucial para o resultado final, entrando em ação em muitas das cenas mais tensas do filme, com cortes assustadores, ajudando a compor todo o ambiente de suspense da produção.

Filme Corra!A presença de dois veteranos no elenco, Catherine Keener e Bradley Whitford, que têm carreiras inquestionáveis, torna o filme ainda mais rico. As performances dos dois, que já foram indicados várias vezes para grandes premiações de atuação – Keener tem duas indicações ao Oscar e Whitford tem três indicações ao Emmy nas suas contas – são fundamentais para o desenrolar de toda a trama que se passa na casa dos Armitage.

Caleb Landry Jones, mais conhecido por interpretar o Banshee em X-Men: Primeira Classe, também é imprescindível na criação do medo em Corra!, trabalhando de uma forma mais perturbadora e intrigante do que os seus pais em cena.

E mesmo um filme desse, com uma aura de suspense dessa, precisa de um alívio cômico para balancear. Até nisso Peele pensou. Lil Rel Howery é o cara mais desconfiado do filme, tornando-o engraçado e impedindo que o filme fique totalmente pesado, mas sem deixar de tratar da temática principal. É apenas uma visão diferenciada do tema.

Mas os astros em cena são, sem dúvida alguma, Daniel Kaluuya e Alison Williams.

Alison Williams, que entrega uma personagem extremamente complexa, cheia de mudanças e com métodos de atuação completamente distintos, se revela uma grande atriz e com potencial de chegar muito longe, graças a sua performance magnífica como Rose nesse filme.

E Daniel Kaluuya, o verdadeiro protagonista do filme, mostra por que foi escolhido para o papel. O ator, já aclamado pelo papel de Bing no episódio 15 Milhões de Méritos da série antológica Black Mirror, faz seu nome ainda mais no papel de Chris em Corra!.

Kaluuya atua de forma leve e receosa, mudando para um papel desconfiado e intrigado, até culminar em um personagem intenso e corajoso – tudo no mesmo filme, dividindo a cena com outros grandes atores.

É uma tarefa difícil que o ator fez parecer muito fácil, merecendo todos os milhões de méritos que tem ganhado.

A combinação do trabalho por trás das câmeras de Jordan Peele – na direção e no roteiro – e da atuação magnífica do elenco – especialmente de Daniel Kaluuya e Alison Williams – traz um produto de

sucesso e grande originalidade para o cinema, que vem recebendo várias indicações em premiações, e que faz história em vários sentidos: por dar gás às produções originais em Hollywood; e por trazer à tona, mais uma vez, o tema do racismo em uma abordagem totalmente diferenciada, sem tratar de fatos históricos, mas de uma realidade muito próxima de nós, que pode estar acontecendo – igual ao filme, ou não, mas com a mesma base – sem que saibamos, e contra a qual podemos e devemos lutar.

E no fim das contas, Peele não estava mesmo certo? Corra! é mesmo um documentário.

Corra! foi indicado a 4 Oscars em 2018:

  • Melhor Filme;
  • Melhor Diretor, para Jordan Peele;
  • Melhor Ator, para Daniel Kaluuya;
  • Melhor Roteiro Original, para Jordan Peele.

A cerimônia de entrega dos Oscars em 2018 ocorrerá na noite de domingo, 4 de março.

  • 100%
    DIREÇÃO: - 100%
  • 100%
    ROTEIRO: - 100%
  • 100%
    PREMISSA: - 100%
  • 100%
    ELENCO: - 100%
  • 100%
    TRILHA SONORA: - 100%
  • 100%
    EDIÇÃO: - 100%
  • 100%
    AVALIAÇÃO FINAL: EXCELENTE - 100%
100%

Sobre o Autor

+ posts

Um ajudante de super-herói perdido em Tatooine, com várias pedras de metanfetamina.

893 views