O Livro É | Coleção Sobrenatural Vampiros Vol.1

Desde seus primeiros lançamentos que a AVEC Editora vem despontando no mercado nacional com uma proposta diferenciada ao apostar tanto em HQs quanto em livros nacionais com foco em Fantasia e Sci-Fi. E está fazendo tudo certinho.

Com um catálogo que vem crescendo em qualidade e diversidade, a editora já tem opções para todos os gostos. HQs como Belladona, A Infância do Brasil (AQUI), Cão Negro (AQUI) e livros como Rio: Zona de Guerra, O Caminho do Louco e Coleção Sobrenatural: Vampiros Vol.1 são excelentes pedidas para qualquer leitor.

Coleção Sobrenatural VampirosNão por acaso Coleção Sobrenatural Vampiros Vol.1 é o destaque por aqui. A coletânea conta com 10 contos escritos por autores nacionais vai de encontro ao que há de melhor e mais sombrio no mito dos vampiros.

Depois de um período cheio de luz, romantismo piegas, purpurina ao Sol e outras besteiras surgidas na era Crepúsculo, parecia que o terror, medo e o sobrenatural tinham sido sepultados com os vampiros de verdade após sofrerem o duro golpe de Stephenie Meyer e seus “vampiros” brilhantes.

Coleção Sobrenatural VampirosA aurora da estirpe de Drácula estaria condenada a um segundo plano medíocre na cultura pop e imaginário coletivo? Com absoluta certeza não.

Eis aqui na coletânea publicada pela AVEC Editora uma prova precisa do poder do mito vampírico e da figura sombria e misteriosa na mente do escritor e do leitor.

Aqui você tem espalhadas pelos 10 contos do livro várias facetas e perspectivas do vampiro como figura ora principal das narrativas, ora como o coadjuvante que trás mistério, terror, sedução, morte e medo aos desavisados.

Aqui também temos a perspectiva do vampiro solitário, das sociedades vampíricas brincando com os humanos como mera carne ou caça, temos as organizações ocultas de nossa percepção e que comandam das sombras os rumos da economia mundial.

Temos também o vampiro secular e ardiloso e o vampiro recém-nascido descobrindo-se um novo ser das trevas, temos o vampiro sedutor, mas que não incorre na pieguice do amor adolescente; não, aqui a sedução é lasciva, perniciosa e uma mistura de sexo e violência.

E que tal uma partida de pôquer entre um humano contra irmãos vampiros em que a derrota é paga com sangue e uma fortuna de séculos?

Outro ponto excelente na obra é que todas as histórias se passam em nosso país. No entanto, é bem interessante notar que cada autor trouxe algo diferente do Brasil para situar suas histórias.

Ora uma cidade, um contexto histórico, um costume típico de uma região, uma paisagem exótica que só por essas bandas se encontra…

Tudo na obra tem um propósito e funcionalidade e cada autor acrescente não só algo criativo ao mito do vampiro, mas situa bem esse algo em sua trama. Quando nem tudo é novidade e aqui e ali algo é reciclado é feito para respeitar e intensificar na mente do leitor que vampiros são seres das trevas, poderosos e temíveis.

O formato de contos não poderia ter sido escolha melhor. Com narrativas concisas e objetivas, a leitura flui de maneira ágil e divertida o tempo todo. Sem firulas ou exageros, as histórias tem foco em apresentar, desenvolver e concluir suas narrativas brincando com o “mostra-esconde” típico dos vampiros e suas maneiras de atuar.

Claro, aqui e ali você também irá encontrar histórias que deixam pairando no ar a possibilidade de que algo está mais adiante em algumas dessas histórias. Seriam antevisões do que alguns autores planejam para o futuro de suas personagens? Fica aquele gostinho a mais de sangue na ponta dos dentes.

Claro, entre as 10 histórias curtas apresentadas ao leitor em Coleção Sobrenatural Vampiros Vol.1, temos aquelas que se destacam sobremaneira no livro.

Obviamente não é possível aprofundar demais nenhuma delas aqui, por serem contos, qualquer descrição mais detalhada pode incorrer em um desastroso SPOILER para o leitor, cuja surpresa e assombro com certeza vão aflorar na leitura.

Para mim se destacaram muito 4 das 10 histórias, a saber:

  • O Orquidófilo, de Simone de Sauressig – é uma perturbadora viagem pela floresta amazônica em busca da mais rara e estranha orquídea de que se tem notícia. Mas no meio da mata fechada os membros da expedição desaparcem misteriosamente, outros perdem peso e empalidecem demais até simplesmente abandonar tudo e fugir o mais rápido possível. Mas o orquidófilo não desiste de encontrar seu precioso tesouro, mesmo que isso lhe custe mais do que a vida.
  • A Fonte da Donzela de Carlos Patati – é o maior e mais detalhado conto do livro e o autor brinca com a descoberta da luz e do cinema em meio aos mistérios de um fonte encravada na mata. Patati é um narrador cuidadoso e seu conto é, além de tudo, uma bela homenagem a uma passagem do Drácula de Bram Stoker quando o conde descobre a maravilha inventada pelos irmãos Lumière.
  • Colonização, de Carlos Bacci – este conto, por sua vez, vai na contramão do que é feito por Patati, sendo o menor conto do livro. Mas não se iluda, a coesão e precisão cirúrgica de Bacci é um deleite de ficção e terror em pouquíssimas páginas. A ideia do autor não é de todo inédita, mas sua abordagem – que lembra a de Kafka – sobre a burocracia de uma sociedade moderna está ali conduzindo o fio narrativo.
  • Parsifal, de Marcelo Del Debbio – é a abordagem da sociedade vampírica secreta comandando nosso mundo das sombras enquanto um de seus integrantes está intercalando uma manobra para usurpar o trono vampírico que se deslocou do continente europeu para o Brasil séculos atrás, ocultando-se assim das caçadas santas perpetradas pela igreja. Sátira, metáfora, alegoria crítica velada de nossa situação política dos últimos anos? Tudo isso ou “apenas” um belo exercício criativo?

Obviamente os demais contos da Coleção Sobrenatural Vampiros Vol.1 tem seus méritos, originalidade e criatividade, estes que citei são apenas aqueles que, a meu ver, se sobressaíram em texto, construção e proposta geral, sendo os pontos altos de uma coletânea excelente tanto nas partes quanto no todo.

Vale lembrar que gostar mais desse ou daquele conto é algo comum em coletâneas com vários autores, sempre tem aqueles que mais agradem este ou aquele tipo de leitor.

O Livro Coleção Sobrenatural Vampiros Vol.1 é uma obra divertidade, interessante e oportuna ao se apropriar de séculos de mitos e lendas sobre vampiros na cultura pop em geral. Ecos do cinema, das séries de TV, dos videogames e claro, da vasta bibliografia de Terror e Horror disponível sobre Vampiros.

E por que não até mesmo de Crepúsculo? Ao renegar a visão teen de Meyer e seus “vampiros adolescentes”, a coletânea nacional retoma a tradição de Stoker e de todos aqueles que se inspiraram em sua obra máxima que alçou os vampiros ao estrelato e gosto popular pelo sobrenatural e terrível.

O saldo geral de Coleção Sobrenatural Vampiros Vol.1 pela AVEC Editora é altíssimo e isso se deve não só pela proposta em si de arregimentar autores e autoras brasileiras de qualidade, mas por ser uma obra que não só trás novamente à luz o tipo de vampiro que realmente queremos ver, como os trás pisando sobre terras brasileiras sem incorrer em excessos de regionalismos piegas ou imitando estrangeirismos cafonas.

Está na estante aguardado o vindouro volume 2 que, particularmente, espero que não demora.

Coleção Sobrenatural Vampiros Vol.1 | Sinopse e autores

Por: Alexandre Cabral, Carlos Bacci, Carlos Patati, Duda Falcão, Fred Furtado, Giulia Moon, Ju Lund, Lord A. (Axikerzus Sahjaza), Marcelo Del Debbio, Nazarethe Fonseca, Simone Sauressig,

Esqueça os vampiros românticos e que brilham na luz do dia, essa coleção traz os vampiros como eles são de verdade, predadores noturnos e estão entre nós desde o princípio dos tempos: são dominadores, caóticos, monstruosos, sedutores, caçadores, inescrupulosos, bisbilhoteiros e únicos. Para conhecê-los, folheie as páginas deste tomo.

A coleção terá prefácio de Lord A. e 10 contos de autores brasileiros. Veja as sinopses e os autores:

  •  “Nas mesas de pôquer de Brasília o adversário de Paulo aposta muito mais do que fichas.” All in de Alexandre Cabral
  •  “Uma elite de vampiros alienígenas, poderosos e insaciáveis desejam sangue humano”. Colonização de Carlos Bacci
  •  “Sedenta e antiga criatura depara-se com habitantes dos novos tempos e fica maravilhada com a arte do cinema”. A fonte da donzela de Carlos Patati
  •  “Um vampiro e uma fada decrépita formam uma dupla inusitada desbravando a noite até que seus objetivos pessoais os levam a firmar um pacto assombroso”. O vampiro cristão de Duda Falcão.
  •  “Um menino descobre que existem coisas mais aterrorizantes do que as gigantescas nuvens de poeira que engolem sua cidade”. Sangue e poeira de Fred Furtado
  •  “Diego é lançado inadvertidamente em um mundo subterrâneo secreto, onde os vampiros, ferozes predadores, caçam a sua presa maior: os humanos”. O dia da caça de Giulia Moon.
  •  “Lauren jamais imaginou o que aconteceria depois de conhecer um rapaz misterioso e sedutor durante um forró”. Anunciação de Ju Lund.
  •  “Uma peça de teatro intercala-se com a vida do protagonista, enquanto, ele se desloca para uma reunião de suma importância nos domínios do patriarca”. Parsifal de Marcelo Del Debbio.
  •  “Cecily Marcos é uma renomada professora de psicologia criminal que ao traçar o perfil de um assassino reencontra o próprio passado”. Olho por olho de Nazarethe Fonseca.
  •  “Um botânico apaixonado por orquídeas busca por um raro exemplar na Floresta Amazônica em uma expedição amaldiçoada”. O orquidófilo de Simone Saueressig.

Coleção Sobrenatural Vampiros Vol.1 | Dados técnicos

  • ISBN: (impresso) 978-85-67901-04-6
  • ISBN: (ebook) 978-85-67901-06-0
  • Formato: 16x23cm
  • Número de páginas: 208
  • Papel: Pólen Bold 90g
  • Publisher: Artur Vecchi
  • Organização e Edição: Duda Falcão
  • Projeto gráfico e diagramação: Marina Àvila

Compre na Amazon AQUI

Coleção Sobrenatural Vampiros

 

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

1383 views