O Livro É | Herança Viva, por José Waeny

Dificilmente me afasto dos meus gêneros favoritos – terror e fantasia – mas com a incumbência de revisar a obra, descobri esta excelente trama dramática semi-biográfica escrita por José Waeny. Uma grata surpresa, que me fez redescobrir os livros de outros gêneros. Vamos falar dessa obra inusitada.

Tinha tudo, mas também não tinha nada.

Joaquim narra sua história desde a infância. Filho de um militar extremamente linha dura com uma dama da sociedade acostumada ao luxo, passa incólume aos horrores da Ditadura Militar junto com seu irmão, Paulo.

Após uma difícil separação, o filho, que se identificava fortemente com seu pai, vai viver em outro estado com sua mãe e irmão.

Através disto, o contato com o pai se torna quase inexistente, até que chega ao ponto de nem mais ser lembrado pelo pai, que deixa claro não ter mais filhos. Enquanto isso, sua mãe afunda cada vez mais em dívidas para tentar manter o luxo que estava acostumada.

Se casando várias vezes com homens de boa vida, Joaquim se rebela e decide construir sua própria família longe daquilo tudo.

Anos depois, Joaquim já está casado e com dois filhos, vivendo bem profissionalmente e no ambiente familiar. É quando chega uma ligação estranha, onde uma mulher falando inglês, mas com forte sotaque italiano, o procura dizendo ser filha do mesmo pai de Joaquim, nascida de um caso que o mesmo teve anos antes de conhecer a mãe de Joaquim.

Em um primeiro momento, a situação se mostra bem estranha, pois após a ligação, a senhora simplesmente some. Cerca de 10 anos depois, o contato retorna, dessa vez através de um advogado italiano, chamado Marco.

Marco começa então a fazer uma ponte entre Joaquim e a suposta irmã, Mirella. Joaquim descobre que Mirella havia sido adotada por uma família rica italiana e se tornado única herdeira da grande fortuna da família.

Estando muito idosa e com uma doença depressiva extremamente grave, Mirella procura pela sua família perdida em busca de alguém que possa ajuda-la, e também herdar todo seu patrimônio.

Viúva de um suposto mafioso, Mirella sofre forte represálias oriundas dos cunhados, que não aceitam o fato de Mirella herdar uma vinícola antes de propriedade deles, mas que, com a morte do marido, ficou de posse de Mirella. Para conseguirem essa vinícola e também uma mansão na mesma propriedade de volta, aterrorizam a vida de Mirella.

A principio extremamente desconfiado, Joaquim vai aos poucos se embrenhando mais nesse misterioso caso que caiu do céu em sua vida, até que chega ao ponto de grandes promessas em dinheiro, além de um grande cargo em uma fundação filantrópica que Mirella possui.

Ganhando, em um primeiro momento, 2 milhões de euros da suposta irmã, Joaquim se vê envolvido numa trama intensa de mafiosos, além de ter que lidar com uma irmã fragilizada mentalmente. Em seu encalço, algo misterioso o persegue devido à grandes segredos do passado de Mirella, o que representa um risco enorme à vida de Joaquim e sua família.

Entrelaçando momentos biográficos com elementos ficcionais, Waeny nos traz uma situação que ele realmente viveu, como a descoberta da irmã, juntamente com a experiência que ele gostaria de ter vivido, misturada à fortes doses dramáticas e com muito suspense. Uma obra sem igual, realmente, que nos faz pensar na bondade das pessoas, e também no quão baixo outras podem chegar para conseguirem o que querem.

O livro, a princípio, só se encontra disponível em ebook e físico através do serviço sob demanda da AG Books, com uma qualidade boa. O investimento vale a pena pelo grau elevado da obra em questão. Waeny já tem planos para mais livros contando outras histórias, e espero ler em breve.

Herança Viva | Links

Herança Viva | Sinopse

Joaquim, um brasileiro de classe média alta, marcado pelo abandono do pai e pela irresponsabilidade da mãe, descobre uma meia-irmã italiana milionária aos 45 anos, e duvida de sua existência, mas aceita conhecer sua história.
Ao encontrá-la, passa por situações inusitadas, recebe benefícios e sofre junto com a irmã por sua situação crítica de fragilidade psicológica, o que o faz repensar suas crenças e certezas…

Herança Viva | Sobre o autor

Autor paulistano, se tornou escritor por opção. O primeiro livro foi escrito devido a uma experiência pessoal que gerou uma inspiração definitiva, realizando um grande desejo, bem antigo. Sua primeira obra é “HERANÇA VIVA”, publicada em 2017.

Na sequencia, vieram o conto “ENTRELINHAS DE UMA SUBVERSÃO AMOROSA”, um relato da ditadura militar da visão de um filho de militar, e “MEU MUNDO MEU”, inspirado na triste história de um deficiente, louco para renascer na morte.

Herança Viva | Características (físico):

  • Número de páginas: 394
  • Edição: 1(2017)
  • Formato: A5 148×210
  • ISBN: 978-85-922718-0-0
  • Coloração: Preto e branco
  • Acabamento: Brochura c/ orelha
  • Tipo de papel: Offset 75g
Herança Viva
  • 95%
    PREMISSA 95 - 95%
  • 85%
    DESENVOLVIMENTO 85 - 85%
  • 90%
    PERSONAGENS 90 - 90%
  • 100%
    CONTEXTUALIZAÇÃO 100 - 100%
  • 90%
    PROCESSO NARRATIVO/ NARRATIVIDADE 90 - 90%
  • 100%
    CONCLUSÃO/ DESFECHO 100 - 100%
93%

Resumo

Sobre o Autor

Um leitor assíduo da fantasia e do terror, vem descobrindo aos poucos as maravilhas da Ficção Científica e dos Romances Históricos. Crítico e perfeccionista, procura falhas até nos livros mais perfeitos. Nas horas vagas escuta Heavy Metal e lê ainda mais.

924 views