Post

o amuleto derek adams

O Amuleto, Derek Adams, Detetive Particular vol1, por William Meikle

Até ler O Amuleto, nunca havia visto um livro que misturasse dois gêneros distintos em uma mesma história. E ainda mais que essa mistura desse certo. Pegue o terror cósmico Lovecraftiano, e adicione um detetive típico das histórias noir, e aqui está essa história. O livro que estou trazendo hoje é o resultado dessa mistura tão bem escrita que não deve passar despercebido para quem é fã de ao menos um gênero. Se você gosta dos dois, esse livro é para você. Hoje falaremos de O Amuleto, primeiro volume da trilogia Derek Adams, Detetive Particular, da Editora Retropunk.

[dropcap size=small]O[/dropcap] Amuleto foi escrito por William Meikle, autor escocês que escreve sobre mistério e terror. O Amuleto é seu primeiro livro no Brasil. Nele, Meikle nos traz os clássicos livros de detetives noir, falidos, alcoólatras e mulherengos, em um cenário bucólico, e adiciona uma forte inspiração em nada mais, nada menos que H.P. Lovecraft, trazendo os Mythos ao mundo do suspense policial. E essa mistura deu muito certo. Vou contar apenas um pouco da trama, pois em cada capítulo vamos tendo novas revelações da trama, e tenho receio de soltar um spoiler indevido.

o amuleto derek adamsDerek Adams é um detetive particular fixado em Glasgow, na Escócia. Em um dia aparentemente comum, uma mulher incrivelmente bela entra em seu escritório com uma proposta de trabalho que, aparentemente, parecia muito fácil. Uma jóia de valor incalculável, o Amuleto Johnson, havia sido roubado em um assalto a casa em que a mulher vive com seu marido, e Derek aceita o serviço, cobrando um preço bastante alto, pois seria fácil para ele e a mulher parecia ser muito rica.

Ao começar as buscas, decide ir atrás de lojas de penhor e especializadas em antiguidades. Encontrando pouquíssimas pistas, recorre a amigos para tentar ter uma noção do que se trata o Amuleto Johnson, e acaba descobrindo que a sua origem parece ser extremamente perturbadora, remetendo a algo terrível, e descobrindo que o marido da contratante pode ter um grande envolvimento com o ocultismo.

Em determinado momento, pessoas com ligação a Derek começam a morrer, sem explicação nenhuma, aparentando terem sido dilaceradas por criaturas nunca antes vistas, e fenômenos inexplicáveis acontecem ao redor de Derek. O detetive logo percebe que esse Amuleto tem uma finalidade terrível, e que acabou entrando em um mundo desconhecido e extremamente perigoso. Ao mesmo tempo em que luta com o seu passado extremamente atormentador, Derek tentará achar o Amuleto e desvendar os mistérios que o rondam, enquanto lida com forças que podem não ser desse mundo, além da polícia local estar atrás dele.

Uma escrita excelente, descritiva sem se tornar cansativa, com diálogos espertos e bem feitos, uma trama que se desenvolve naturalmente sem forçar nada, e um personagem cativante, é o que você encontrará nesse livro. Meikle escreve magistralmente, revelando partes do mistério em pequenas doses, dosando o suspense de detetives com o terror cósmico e psicológico de Lovecraft com grande maestria.

Eu sempre gosto de relatar uma ou outra critica, mas sobre esse livro, pela história em si, é impossível. Mas, a tradução nos traz, em alguns momentos, erros no português que podem incomodar os leitores mais rigorosos. Nada que não possa ser melhorado, pois a Retropunk é uma editora nova no ramo da ficção, tendo um grande portfólio na parte de livros de RPG e Cardgames.

o amuleto derek adams
William Meikle

O Amuleto é sua estréia no mundo da ficção e, tirando esses pequenos erros totalmente irrelevantes, eles estão de parabéns. Conversando com o editor da Retropunk, fui assegurado que medidas estão sendo tomadas para que a editora atinja a excelência, e eu tenho certeza que esse nível será alcançado facilmente. Pela qualidade do livro, posso dizer que eles estão mandando muito bem. Um livro bonito, caprichado e bom de ler, tanto em história quanto em qualidade.

O próximo livro da série Derek Adams: Detetive Particular está previsto para 2017, e para esse ano teremos mais dois lançamentos na área de ficção da Retropunk. Djinn, de J. Kent Holoway, livro de terror que parece ser bem interessante, e O Legionário de Bronze, primeiro volume da série Crônicas do Império a Vapor de Daniel Ottalini, que mistura Império Romano com Steampunk. 

Para quem procura uma prévia do livro, para que possa saber se o livro faz mesmo seu estilo, a Retropunk disponibilizou um conto de Derek Adams, chamado Um Destino Esguio, com cerca de 14 páginas para download em PDF, e também o primeiro capítulo de O Amuleto. É grátis, e você poderá ter certeza se vai gostar antes de comprar.

O livro está disponível, em formato físico, somente na loja da própria editora por enquanto. Já o ebook está disponível na Amazon. Os links estão aqui embaixo. Comentem a resenha, caso tenham alguma duvida, sugestão ou crítica não exitem em falar. Até a próxima resenha.

o amuleto derek adams

 O Amuleto, Derek Adams, Detetive Particular – Links:

 O Amuleto, Derek Adams, Detetive Particular –  Sinopse:

Derek Adams é um Detetive Particular de Glasgow com muito tempo livre em suas mãos até que um curioso caso chega até ele.

Uma herança de família de valor inestimável foi roubada e todos na cidade estão procurando por ela. As estrelas estão alinhadas mais uma vez e um antigo mal foi despertado de seu sono sonhador.

Era para ser um caso fácil e dinheiro rápido, mas Derek rapidamente fica atolado até o pescoço em corpos, femme fatales e tentáculos. O lado sombrio da cidade o pegou e não deseja deixá-lo partir!

 

Sobre o Autor

Um leitor assíduo da fantasia e do terror, vem descobrindo aos poucos as maravilhas da Ficção Científica e dos Romances Históricos. Crítico e perfeccionista, procura falhas até nos livros mais perfeitos. Nas horas vagas escuta Heavy Metal e lê ainda mais.

882 views