Post

Nameless | Divulgadas as primeiras imagens da nova minissérie de Grant Morrison

Em janeiro deste ano o escritor escocês Grant Morrison, uma das maiores e mais malucas mentes criativas da indústria das HQs, falou sobre Nameless, sua mais recente obra durante a Image Expo, evento da editora Image Comics para falar de seus autores e futuros projetos. Na ocasião, Morrison divulgou que Nameless é uma minissérie em seis edições de terror/horror/sci-fi ao melhor estilo lovecraftiano. Ao lado de Morrison está o desenhista Chris Burnham, parceiro do escritor em Batman Inc. (Corporação Batman aqui no Brasil).

Nameless_612x929Desde esse primeiro anúncio Nameless vem sendo alvo de atenções diversas da mídia especializada em entretenimento e na última segunda-feira, 17 de novembro, mais umas pitadas de ansiedade foram adicionadas a receita: liberaram 3 páginas da obra no seu primeiro preview oficial. Claro, além das imagens, cada vez que Morrison se pronuncia sobre a mini, ele trata de adicionar algumas frases malucas e cheias de palavras e conceitos igualmente malucos, ambos parte de sua marca registrada.

Segundo Morrison e Burnham, ambos estão tendo um árduo trabalho para encontrar e criar algumas ideias bem aterrorizantes e depravadas. Segundo o escritor “Nameless é uma viagem extremamente perturbadora pelo anti-humano até o limite sem esperanças do niilismo cósmico e da crueldade”. Morrison também brinca dizendo que sua abordagem dos super-heróis é algo mais ampliador do espírito humano, elevando-o a partir do gênero, já em Nameless o que temos é uma rara oportunidade de articular um grande desprezo com nossos espécimes miseráveis, sua ganância e ignorância deliberadas… Nameless é sobre o grande teste da experiência humana contra um pesadelo, afirmou o escritor.

Em Nameless, que brinca com as múltiplas frentes narrativas, seis astronautas estão em missão para salvar a Terra da aproximação do misterioso asteróide Xibalba… e o protagonista “sem nome” vai narrando a história em primeira pessoa num fluxo de consciência que, pelo que se tem de declarações de Morrison até agora, é completamente baseado no estilo do escritor de terror/horror H.P. Lovecraft, que usou exaustivamente o recurso do “eu-narrador” para contar suas histórias fantásticas. Segundo Morrison, Nameless é um herói no sentido pós-moderno e não tem as qualidades dos personagens típicos do gênero de super-herói, é inteligentíssimo (como o Batman), mas tem um parafuso solto e é hiperativo.

Morrison e Burnham estão prometendo uma obra perturbadora em vários sentidos e ambos querem entregar uma experiência realmente diferente ao leitor em todos os sentidos e ainda assim manter o aspecto divertido da coisa toda:

“Estamos levando todo tipo de material sombrio que a cultura ocidental é obcecada – os zumbis e tudo mais – para além do limite e espero fazer fazer agora o que H.P. Lovecraft fez para a geração no período de guerra.”

Além de toda influência pop das últimas décadas do século XX e as primeiras do século XXI, Morrison tem buscado muita inspiração na perspectiva da filosfia niilista que, segundo ele, é uma das coisas mais deprimentes que existe, além claro, de toda a parafernália sobre ocultismo, magia negra e afins que o autor adora trazer para suas obras. A sinopse oficial e as poucas informações até agora ao menos já deixaram claro que vale a pena ficar de olho nos poucos meses que ainda faltam para a grande estreia:

Um astrônomo mata sua família, então a si mesmo, deixando um aviso secreto.
Uma senhora vendada caça suas vítimas através de pesadelos humanos.
Um traficante oculto conhecido apenas como “Nameless” é recrutado por um consórcio de bilionários futuristas para uma missão desesperada.
E o asteróide malévolo Xibalba gira cada vez mais perto em rota de colisão com a Terra.
Mas nada é o que parece – um experimento desumano e terrível está prestes a começar.
Abandone toda a esperança e experimentar horror máximo em Nameless.

Nameless tem previsão de estreia para 04 de fevereiro de 2015 pela Image Comics.

NAMELESS # 1

  • HISTÓRIA: Grant Morrison
  • ARTE / CAPA: CChris Burnham & Nathan Fairbairn
  • Data: 04 de fevereiro /
  • 32 páginas
  • Preço de capa: $ 2,99
  • Image Comics

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

1574 views