O Fim da Infância | Cultuado livro de Arthur C. Clarke ganha adaptação em minissérie

O nome de Arthur C. Clarke é sinônimo de Sci-fi da mais alta qualidade. Em seu extenso portifólio há algumas das obras mais influentes do século XX como Encontro com Rama, 2001: Uma odisséia no Espaço, As fontes do Paraíso, A cidade e as Estrelas e muitos outros entre lançados e não lançados aqui no Brasil.

O Fim da Infância começa sua bela narrativa quando o mundo ainda vivia sob o julgo da “guerra fria” e das tensões existentes entre EUA e a URSS que polarizaram o mundo tanto política quanto culturalmente. Nesse contexto estranhas naves espaciais de dimensões descomunais pairam sobre os céus de várias cidades de todo o planeta.

capa 1
Capa da edição nacional pela Editora Aleph

Tais naves pertencem aos autodenominados Senhores Supremos, uma raça extremamente evoluída e que pacificamente toma controle do planeta impondo aos seres humanos e sua corrida armamentista e aeroespacial um duro “toque de recolher”.

Durante décadas os Senhores Supremos ditaram regras e seu contato se dava com apenas uns poucos líderes das nações humanas e apesar das imposições da aparente evolução e paz reinante na Terra, havia grupos que não querem aceitar a imposição pacífica dos Senhores Supremos.

Com intenções ocultas da humanidade, nem mesmo os mais próximos dos colaboradores humanos estão dispostos a aguardar os 50 anos de prazo que os alienígenas nos deram para finalmente se revelar em forma e aparência para todas as nações do planeta em um período onde estaríamos preparados para lidar com sua verdadeira forma.

Com uma narrativa densa e repleta de revelações chocantes sobre os Senhores Supremos, suas origens e consequências de sua presença, Clarke entrega mais uma vez aos seus leitores uma obra instigante, com belíssimos conceitos, personagens cheios de dúvidas e questionamentos e um segredo que deixa o título da obra uma sacada espetacular.

Com um senso de grandeza em quase todas as suas obras, O Fim da Infância é uma obra de leitura fácil e de uma fluidez extremamente natural.

Aparentemente o material adaptado vai ter uma grande liberdade, mas os vislumbres do trailer já deixam antever que muito do espírito da obra de Clarke está lá, com todo esse senso de grandeza, complexidade e medo diante do absurdamente desconhecido que se oculta na voz do personagem Karellen (Charles Dance), o único dos Senhores Supremos que se dirige aos seres humanos.

Charles Dance

Publicado em 1953, O Fim da Infância a princípio era apenas um conto de algumas páginas, porém o potencial do contexto criado acabou agradando o próprio autor que acabou reescrevendo partes desse conto e utilizando-o como o primeiro capítulo do livro. Atualmente o leitor brasileiro pode encontrar obras de Arthur C. Clarke no catálogo da Editora Alpeh.

O programa do canal Syfy tem data prevista para estrear em dezembro deste ano. Akiva Goldsman (Lone Survivor, Uma Mente Brilhante, Eu Sou a Lenda) e Mike De Luca (Capitão Philips, Moneyball, A Rede Social) são os produtores executivos. A adaptação ficou por conta de Matthew Graham (criador de Life on Mars e Ashes to Ashes para a BBC). Charles Dance (Game of Thrones) empresta sua voz para Karellen, o embaixador dos Senhores Supremos. Mike Vogel (Under the Dome) interpreta Ricky Stormgren, um fazendeiro do meio-oeste, cuja vida é virada de cabeça para baixo quando ele é chamado como único embaixador humano para ter contado com os Senhores Supremos. Julian McMahon (Nip / Tuck) é Rupert Boyce, um empresário americano enigmático.

TRAILER | O FIM DA INFÂNCIA

O LIVRO

Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo.
Seus ocupantes, chamados de Senhores Supremos, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram substancialmente as condições de vida.

A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir, dando início a uma era de ouro. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos? Até quando suas políticas iriam coincidir com o bem-estar dos homens? As respostas para essas questões podem revelar uma verdade aterradora.

  • AUTOR: Arthur C. Clarke
  • ISBN: 978-85-7657-081-3
  • Tradução: Carlos Angelo
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2010
  • Número de páginas: 320
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: 14x21cm

 

 

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

1667 views