Post

Histeria Coletiva | A semana que valeu a pena ser nerd

É, tem horas que a comunidade nerd só pode erguer suas mãozinhas aos céus e agradecer suas divindades, seja elas quais forem. Há períodos de extrema calmaria no segmento ou então apenas a pura e simples rotina de um trailer aqui, uma foto de set de filmagem ali, uma confirmação de elenco acolá, uma temporada de série iniciando ou encerrando, mas tudo dentro da normalidade… daí todo mundo resolve chutar o balde…

[dropcap size=small]P[/dropcap]ois é, mas aí de uma hora para outra começam a aparecer novidades atrás de novidades, expectativas começam a ser elevadas por anúncios aguardados durante meses e tudo quase que simultaneamente, daí começa a crescer aquela sensação de que tem algo fantástico em curso dentro da comunidade pop-nerd e os nervos ficam a todo vapor… pois é, e toma-lhe notícia boa e novidade e trailer e teaser… então vamos lá:

Demolidor pelo canal de streaming Netflix

Ok, ok, o lance teve estreia marcada para a madrugada da virada do dia 10 de abril para o dia 11, mas como o negócio é lindo demais, entra na cota como a grande abertura de uma semana empolgante para qualquer fã de cultura pop-nerd em geral.

Produzida com esmero e qualidade acima da média dos seriados de heróis adaptados das HQs, a série do vigilante Demolidor, o homem sem medo, é um co-produção do Marvel Studios com o canal de streaming Netflix. Com interligação direta com o universo cinematográfico da Marvel, a série DD mostra as consequências da existência desse mundo de heróis afetando uma grande área periférica de Nova York conhecido como “A cozinha do Inferno”.

Cercado por todo tipo de corrupção que existe nas margens da sociedade, a “cozinha” é alvo de tudo que não presta: tráfico de drogas, prostituição, tráfico humano e de órgãos, roubo de todo tipo, corrupção nos altos escalões sociais e na infraestrutura policial, especulação imobiliária e diversas máfias agindo simultaneamente para garantir o funcionamento da máquina de corrupção local.

Nesse cenário o jovem advogado Matt Murdock, cego, porém dotado de outros sentidos ampliados, fruto do acidente que tirou sua visão, usa suas habilidades de combate e esses sentidos ampliados para combater a nefasta influência exercida por Wilson Fisk, o homem por trás da atual organização na qual os vários grupos mafiosos agem conjuntamente.

Com um belíssimo visual, texto coeso, trama bem encadeada e conectada, DD trouxe um novo nível de qualidade para o segmento de seriados baseados em HQs, sobretudo por ser um produto fora do circuito das Tvs, o que permitiu, por exemplo, uma crueza visual e uma violência gráfica extremamente condizentes com o contexto retratado no seriado.

Ao todo o seriado teve sua primeira temporada com 13 episódios disponibilizados simultaneamente para os assinantes dos serviços do Netflix.

 

Teaser trailer de Homem-Formiga

Primeira das novidades da semana, o teaser-trailer do filme fez um relativo barulho entre os fãs do material do Marvel Studios, longe de ser a grande espera entre o catálogo deles, o material parece redondinho, adiciona mais personagens conhecidos dos fãs e amplia consideravelmente as fileiras de opções do estúdio em termos de interação de seu universo conectado iniciado lá em 2008 com Homem de Ferro.

O longa-metragem faz suas concessões e adaptações para a telona, o Homem-Formiga (Ant-man no original) deixa de ser o cientista Hank Pym para dar lugar ao ladrão Scott Lang que precisa usar suas habilidades furtivas aliadas a um traje extremamente avançado que permite que o personagem mude sua estatura até tamanhos mínimos para superar uma trama de espionagem industrial e enfrentar o vilão da vez, o Jaqueta Amarela. Obviamente, ao final, Lang também deve superar a si mesmo e provar que pode passar definitivamente para o lado dos mocinhos e se tornar um verdadeiro herói.

Estão em destaque no elenco Hayley Atwell (Peggy Carter), Evangeline Lilly (Hope Van Dyne), Paul Rudd (Scott Lang / Ant-Man), Michael Douglas (Hank Pym), John Slattery (Howard Stark), Corey Stol (Darren Cross / Yellowjacket). Homem-Formiga tem estreia marcada para 15 de julho nos EUA e dia 16 para o Brasil.

 

Lançamento de Mortal Kombat X e a a polêmica dublagem

A décima versão de um dos games mais violento de todos os tempos foi lançada na quinta, 16/04, e desde a ocasião é considerado o maior lançamento da franquia após seu grande retorno aos consoles após inúmeras versões cuja qualidade nunca chegou a rivalizar com as primeiras versões que consagraram MK ao posto que tem entre o apreço dos fãs.

MKX trouxe o aditivo de ser todo dublado em Portugês-Br em sua versão nacional, tanto em consoles quanto na versão PC… e o que seria motivo de alegria para os gamers brasileiros se tornou motivo de piada e críticas pesadas a todo o trabalho de direção de arte da dublagem, mas sobretudo com críticas pesadíssimas ao material dublado pela cantora Pitty, cuja voz é emprestada à personagem Cassie Cage.

Em tom mecanizado e com traduções duvidosas, o trabalho da cantora ficou muito aquém do que todo fã brasileiro de MK esperava. Até porque o game Injustice: God Among Us, do mesmo estúdio de MK, já havia sindo lançado aqui todo localizado em nosso idioma e tendo em seu leque de dubladores vários veteranos das animações da Warner Bros. Bem ou mal, a polêmica toda acabou chamando holofotes até da mídia não-especializada no segmento que deu grande destaque ao fato da cantora Pitty estar no elenco de dubladores.

 

Teaser de Batman v Superman: A origem da Justiça

Um dos filmes mais aguardados pela comunidade nerd e um dos que mais tem economizado em disseminar informação liberou um micro-mini-teaser revelando closes dos uniformes dos dois heróis do título… e só. Ao menos de forma oficial, claro. E pouco tempo depois o teaser trailer que a Warner/DC vinha guardando sobre todas as camadas possíveis de sigilo simplesmente vazou…

Isso mesmo, filmado de uma tela e disponibilizado de forma viral nas redes sociais, sites especializados, canais no Youtube… em uma fração de segundos o negócio viralizou e simplesmente ninguém mais lembrou que ouve um teaser sem importância alguma para ninguém.

Em tons de pessimismo obscuro o material vazado já mostrava toda a tensão que vai existir entre os dois personagens mais emblemáticos das HQs do gênero super-herói. Mas para não perder o embalo da empolgação dos fãs e perde o hype por conta de um vazamento, a fanpage oficial do filme no Facebook tratou de liberar o mesmo trailer em HD…

Trailer de Exterminador do Futuro: Genesis

Após um conturbado trajeto nas telonas, a franquia Exterminador do Futuro havia chegado em um hiato complicado… com seus direitos perdidos num limbo judicial envolvendo compras, vendas trocas e falências de proprietários diversos e de um quarto filme que pretendia arrumar a casa cronológica que se tornaram as idas e vindas no fluxo do tempo e que não fez o sucesso pretendido, o mesmo futuro caótico da Skynet havia se jogado com todas as forças sobre John Connor e adjacências…

E aí eis que surge Genesis que ignora completamente o quarto filme da franquia e traz novamente para a ação o aclamado brutamontes Arnold “The Terminator” Schwarzenegger para reprisar o que talvez seja o seu maior e mais emblemático personagem: o robô exterminador enviado do futuro para eliminar Sarah Connor, mãe do futuro comandante da resistência humana contra o domínio da inteligência artificial Skynet que reduziu, literalmente a pó, quase toda a humanidade.

O novo filme, ao menos pelo trailer, dá aquela sensação de marmita requentada e colcha de retalhos de tudo que já foi feito com a franquia até então… de vilões como o T1000, passando por cenas de ação e até mesmo jargões conhecidos dos fãs estão ali no material cujo corte revela pouco da trama e vai justamente tentar fisgar a memória emocional dos fãs da franquia…

 

Star Wars – O Despertar da Força

Satar Wars e tem sido ao longo dos anos, mesmo com todas as broncas, uma das franquias mais importantes e influentes dentro da cultura pop-nerd em geral. Com uma legião de fãs espalhados pelo mundo, o material que George Lucas criou lá nos fins da década de 1970 está retornando para finalmente mostrar o que houve depois da queda do temível Império que derrubou a república e praticamente varreu do mapa a ordem dos Jedi.

Indo para sua terceira trilogia, SW ganhou seu segundo teaser-trailer esta semana, com uma montagem frenética e picotada, sem nenhum indício cronológico do que espera pelo espectador em termos de trama, o material se apoia, sem pudores, no saudosismo da memória afetiva dos fãs… está lá a trilha sonora clássica, os sons de disparos de laser, dos motores das naves, dos sabres de luz e o momento que emocionou os fãs com uns segundinhos de vislumbre dos veteraníssimos Han Solo e Chewbbaca

O resto, o resto e o que já disse: falar no saudosismo da galera aproximando mais o novo filma da segunda trilogia, até porque, cronologicamente a história é assim, então estão respeitando a lógica visual da coisa toda, só que claro, com o que há de melhor em efeitos especiais e computacionais disponíveis na atualidade… O novo capítulo da saga dos Skywalker está sob direção de J.J Abrams, também diretor de outro rivival: Star Trek.

O Despertar da Força é o primeiro filme da franquia depois da aquisição da Disney sobre as propriedades da Lucas Film de George Lucas.

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

663 views