Capitão América 2: Soldado Invernal tem trailer promissor…

movies-marvel-phase-two-preview-stills-7

Começa a segunda fase do Marvel Studios na tela

Com o detestável Homem de Ferro 3, o Marvel Studios deu a largada para a sua segunda fase de longas baseados no rico e vasto universo Marvel nos cinemas. Situado após os acontecimentos de Vingadores, o grande momento de culminância do trabalho do MS, HdF3 é um desastre atrás do outro que enganou meio mundo vendendo um outro filme em seus trailers de divulgação: atmosfera densa, ação frenética, armaduras por todo lado, Stark enfrentando finalmente seu maior nêmesis, o Madarim… tudo uma bela bosta.

Sem mostrar a que veio, HdF3 não empolgou, não emplacou e não mostrou um bom ponta-pé pós Vingadores, deixando a bola quicar em frente ao gol, mas sem ninguém para chutar e marcar um pontinho… era melhor ter ido ver o filme do Pelé.

Então a bola para dar um bom começo fica a cargo de Thor 2: O mundo das Sombras que chega aos cinemas em 01/11, sendo que as ligações de Thor 2, muito provavelmente dialogam diretamente com o ocorrido em Vingadores 2, já que Loki volta prisioneiro de Thor que também leva consigo o Cubo Cósmico que estava em poder da Shield desde Capitão América: O primeiro vingador. Ok, vários elos estabelecidos e devidamente ligados…

Quando se fala em Marvel Studios e seus filmes, não há como não fazer um gancho a partir de HdF3 e, sobretudo, a partir de Vingadores para dar um vislumbre bem geral do status quo do universo Marvel nas telonas. Como HdF3 é o primeiro filme da segunda rodada e o novo ponto de partida tal qual HdF1 foi anos atrás, é de bom tom pensar no filme com um certo cuidado, já que o mesmo é um divisor de águas… se você levar em conta que ele pode ter criado uma categoria de filmes abaixo da classificação “péssimo” ou da classificação “sofrível”, então temos alguma vantagem aí. E você se pergunta: o que diabos tu queres falar afinal de contas? Simples, oras… Capitão América 2 tem seu primeiro trailer… e está muito bom; assim como era muito bom o primeiro trailer de HdF3 (pausa dramática…).

O Sentinela da Liberdade literalmente de roupa nova

Steve Rogers com o uniforme de Super Soldado
Steve Rogers com o uniforme de Super Soldado

Em um contexto também situado após os acontecimentos de Vingadores, com este intervalo ainda a ser definido dentro do próprio filme com mais precisão, o Sentinela da Liberdade se vê mais uma vez deslocado em uma tempo que não é o seu, mas que dá sinais evidentes de que precisa ter alguém à frente das situações de risco, de perigo e de modo a bater de frente com tudo isso, ou seja, o mundo, ou melhor, o EUA, precisam mais uma vez de seu soldado para vencer guerras antes mesmo que elas ocorram.

Aí entra o trailer, o maldito trailer. E não é que o desgraçado empolga a gente? O danado te mostra tudo que você quer ver (ou não) em um filme baseado em Hqs: ação frenética, lutas bem coreografadas, explosões absurdas, personagens bad asses, porta-aviões aéreos despencando vertiginosamente, um ar dramático de problemas iminentes, uma trama a ser definida quadro a quadro do filme e, o mais legal de tudo, Sam Wilson (o Falcão) e o Soldado Invernal em pessoa…

Não é segredo para ninguém que a maior parte da base de inspiração para o universo Marvel nas telonas provém do universo alternativo conhecido como Ultimate, tanto que a versão do Falcão do filme é identica a versão desta realidade, tal qual é Nick Fury também. Saem as asas vermelhas e o uniforme de acrobata de circo, entra em cena indumentária e aparato militar com a melhor tecnologia Shield para combater as ameaças de um mundo em guerra. A própria nova base da Shield lembra bastante o Triskelion, a base dos Supremos, a versão dos Vingadores na realidade Ultimate.

Além de Nick Fury, a Viúva Negra faz mais links com o universo Marvel construído até agora, matendo uma certa coesão entre a equipe dos Vingadores e a própria Shield e, apesar de toda a semelhança com a realidade Ultimate, o uniforme que Steve Rogers usa em seu segundo longa é baseada em sua fase como secretário de segurança americano após a fase Reinado Sombrio nas hqs Marvel.

Nesta fase em questão, Rogers deixa de ser o Capitão América e passa a usar o codinome Super Soldado, eliminando com isso o ridículo uniforme colorido utilizado em Vingadores, o que dava ao personagem um ar de imbecil, não de soldado… o que rende até aquela piada com os policiais. Outro ponto no universo tradicional é que o segundo parece ser bem inspirado na saga Soldado Invernal, na qual o personagem que dá nome ao subtítulo do filme é um velho conhecido do Capitão América que retorna do passado para atormentar a vida do escudeiro americano.

Mais inspirações para o filme nas Hqs

Obviamente uma boa parte do filme deve beber justamente na fase das Hqs que foi elogiadíssima enquanto o escritor Ed Brubaker esteve no comando dos roteiros, local de origem do tom aparentemente mais sério e denso que aflora no trailer (que medo). A presença do próprio Soldado Invernal já dá um ar mais dramático ao novo filme justamente por ser quem é (calma, sem spoilers, né? Tem gente que não leu a Hq ainda :D), e fica todo aquele ar de conspiração, ataques terroristas e tudo mais que os americanos adoram por em pauta para combater sempre.

O que me preocupa é a capacidade do Marvel Studios em realmente aproveitar este material das Hqs para nos entregar um filme mais forte e denso que os anteriores, mas claro, mantendo uma boa dose de diversão e lembrando que alívio cômico é um momento ali no caos e na ação que deve ser pontual e não 80% do filme.

O Soldado Invernal
O Soldado Invernal

Resta também ver como os filmes HdF3 e Thor 2 vão impactar e influenciar Capitão América 2, já que se trata de um universo bem coeso e que veio sendo costurado filme a filme da primeira fase, então seria de bom tom que impactos reverberem entre um e outro, claro, guardando-se as questões de espaço cronológico entre eles (qual o lapso de tempo, por exemplo, entre HdF3 e Thor 2? E destes para Vingadores?).

Bom, trailer do Marvel Stuidos não inspira confiança, mas são bem feitos e isso não podemos negar, então dou o benefício da dúvida para Capitão América 2: Soldado Invernal que tem data de estreia prevista para 4 de abril de 2014… agora é torcer para que o método Marvel Studios de propaganda enganosa não entre em cena, mas já prevejo um vilão por trás das cortinas manipulando o Soldado Invernal (Zemo? Caveira Vermelha? Barão Von Strucker?)… veremos o que vem por aí.

Trailer de Capitão América 2: Soldado Invernal

 

 

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

751 views