Vingadores: Guerra Infinita – As Joias do Infinito

Vingadores: Guerra Infinita, o grande encontro de todos os super-heróis do Universo Cinematográfico da Marvel que promete iniciar o fim de uma saga de 10 anos e quase 20 filmes, está com a sua estreia iminente.

O filme irá mostrar Os Vingadores e os Guardiões da Galáxia se juntando para impedir que Thanos (Josh Brolin) reúna as seis Joias do Infinito e se torne, de uma vez por todas, o ser mais poderoso do universo – capaz de dizimar, especificamente, toda a população de todos os mundos.

As Joias do Infinito

Mas tem uma coisa que ainda é confusa para muitas pessoas: o que são essas Joias do Infinito?

Pra que todo mundo entenda e chegue nos cinemas manjando muito do assunto, esse texto irá explicar a origem dos objetos mais poderosos do Universo Marvel, o porquê de eles serem tão poderosos, e onde eles estão no MCU.

A ORIGEM DAS JOIAS DO INFINITO

As Joias do InfinitoAs Joias do Infinito (originalmente chamadas de Joias da Alma – que veio a ser o nome de uma das Joias, no futuro – e posteriormente de Pedras do Infinito) surgiram nos quadrinhos da Marvel na década de 1970, participando de vários arcos das HQs.

As Joias são famosas, desejadas e temidas, e faz muito sentido serem, pois são os objetos mais poderosos de todo o Universo Marvel.

Cada uma é capaz de controlar um pedaço do universo e dá ao portador a capacidade de manipular esse pedaço como bem entender.

Como é de se deduzir, quem portar todas as Joias ao mesmo tempo é, basicamente, o senhor do universo.

Sua relação com Thanos é fundamentada: elas ficaram famosas depois de participarem de várias histórias e arcos com o Titã Louco, incluindo os arcos Thanos War e The Thanos Quest – nesse último, por sinal, foi onde surgiu a luva dourada capaz de comportar as seis Joias, chamada de Manopla do Infinito.

Apesar de já terem aparecido outras Joias do Infinito ao longo dos anos da Marvel, seja nos quadrinhos ou em outras mídias, as mais populares são as seis Joias originais: Espaço, Realidade, Poder, Mente, Tempo e Alma.

Nos quadrinhos, elas originaram com as cores roxa, amarela, vermelha, azul, laranja e verde, respectivamente – essas cores vieram a ser alteradas no MCU, que influenciou a alteração delas nos quadrinhos, também.

O PODER DAS JOIAS DO INFINITO

Caso os nomes não sejam bem autoexplicativos, o que cada uma das Joias do Infinito consegue controlar e manipular?

A Joia do Espaço concede ao seu portador a habilidade de estar presente em vários lugares ao mesmo tempo, além de dar a habilidade de mover objetos pelo espaço e de poder se teletransportar como bem entender – basicamente, uma onipresença.

A Joia da Realidade dá o controle da realidade ao seu portador, no sentido de garantir que ele crie realidades alternativas, altere a realidade como bem entender, e realize todos os seus desejos da forma que quiser – mesmo que as leis da física diga “não”.

A Joia do Poder, além de aumentar a força física do seu portador, e de lhe dar a habilidade de drenar poder de diversas fontes de energia simultâneas, ainda melhora os poderes de todas as outras cinco Joias, servindo como uma impulsionadora das suas “irmãs”.

A Joia da Mente amplia as habilidades mentais e psíquicas (se houverem) do seu portador, lhe dando a habilidade de se conectar a todas as mentes vivas – e sendo, também, uma manifestação da consciência do universo.

A Joia do Tempo faz com que o seu portador tenha o cobiçado controle do tempo, não só garantindo que ele acelere ou desacelere o tempo, mas dando a habilidade de poder viajar no tempo, voltar ou acelerar o tempo, envelhecer ou rejuvenescer seres vivos e prender qualquer pessoa num loop temporal.

A Joia da Alma controla, basicamente, todas as almas do universo, fazendo com que o seu portador possa manipular, roubar, controlar e alterar qualquer alma que esteja pairando pelo universo – seja ela viva ou morta.

AS JOIAS DO INFINITO NO MCU

Depois de alguns filmes no MCU, Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios, e suas produções finalmente revelaram que as Joias do Infinito e o arco delas eram a adaptação base de todo o Universo Cinematográfico até então. Mas isso só aconteceu durante a Fase 2 dos cinemas – e as Joias já tinham começado a dar as caras no cinema bem antes.

A primeira Joia apareceu em 2011, em Thor. Era a Joia do Espaço, com a cor azul, disfarçada como o poderoso Tesseract. É revelado na cena pós-créditos que essa singularidade acabou parando na Terra mesmo, e foi encontrado por ninguém menos que Nick Fury (Samuel L. Jackson), que convoca Erik Selvig (Stellan Skarsgärd) para estudar o objeto – sem saber que ele já estava sendo manipulado por Loki (Tom Hiddleston).

No mesmo ano, em Capitão América: O Primeiro Vingador, é revelado o primeiro contato dos humanos com a Joia. No filme, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving) recolhe o Tesseract para estudos e criação de armas para a HYDRA. Após uma batalha com o Sentinela da Liberdade (Chris Evans), o vilão acaba ativando a Joia e desaparecendo no espaço – junto com a singularidade, que reaparece depois e é encontrado pela SHIELD.

Em 2012, durante Os Vingadores, Loki ganha um cetro – mais tarde, esse cetro é revelado como presente de Thanos – para vir à Terra e roubar o Tesseract da SHIELD. Após atingir o seu objetivo, o Deus da Trapaça usa a Joia do Espaço abre um portal em Nova York e traz o exército dos Chitauri para dominar o planeta. Porém, seu plano falha, e ele é derrotado e levado por Thor (Chris Hemsworth) de volta à Asgard, utilizando o próprio Tesseract para voltar pra casa.

As Joias do InfinitoE lá o Tesseract permaneceu, até os eventos de Thor: Ragnarok no ano passado, quando Loki, em visita à Sala de Tesouros de Asgard, avista a Joia e rouba para si, antes que o reino seja destruído por Hela (Cate Blanchett).

Depois dela, a Joia da Realidade surgiu nos cinemas, na forma de uma singularidade líquida chamada de Éter, e com a cor vermelha. Sua aparição foi em 2013, durante Thor: O Mundo Sombrio, quando Malekith (Christopher Eccleston), ao despertar da sua prisão, acorda a Joia também. Acidentalmente, Jane Foster (Natalie Portman) encontra a Joia e vira hospedeira dela, o que consome suas energias vitais pouco a pouco.

Malekith consegue extrair o Éter de Foster e obter o controle sobre a Joia, apenas para ser derrotado posteriormente por Thor. O Deus do Trovão leva o Éter para Asgard após a batalha. Na cena pós-créditos do filme, é revelado que Volstagg (Ray Stevenson) e Sif (Jaimie Alexander) visitam Lugar Nenhum para entregar o Éter ao Colecionador (Benício del Toro), com medo de manter duas Joias juntas no mesmo lugar.

A terceira Joia a aparecer foi a Joia do Poder, estreando em 2014 no Guardiões da Galáxia Vol. 1. A Joia recebeu o nome do casulo que a abriga – o Orbe – e possui a cor roxa. No filme, Peter Quill (Chris Pratt) a encontra em um planeta abandonado, somente para descobrir que outras entidades – como Ronan (Lee Pace) e o próprio Thanos, através de suas filhas Gamora (Zoe Saldana) e Nebulosa (Karen Gillian) – estavam atrás do poderoso objeto.

Ao se juntar aos demais Guardiões, Quill descobre, através do Colecionador, que aquilo era uma Joia do Infinito, e decide impedir que o Orbe caia em mãos erradas. Após várias batalhas travadas, Quill, com a ajuda dos Guardiões, derrota Ronan, trapaceia Yondu Udonta (Michael Rooker) e entrega o Orbe à Tropa Nova, onde ele é guardado e mantido sob total segurança.

A quarta Joia é a Joia da Mente. Com a cor amarela, a Joia apareceu no primeiro filme dos Vingadores, mas se manteve escondida por muito tempo: ela esteve escondida no cetro do Loki, presente de Thanos. Após ser derrotado pelos Vingadores no primeiro filme, a HYDRA obtém o controle do cetro.

Em Capitão América: O Soldado Invernal, de 2014, é revelado que o cetro chegou às mãos do Barão Strucker (Thomas Krestchmann), que utilizou o mesmo para realizar experimentos em humanos – originando, assim, os poderes dos gêmeos Pietro (Aaron Taylor-Johnson) e Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen).

Durante o Vingadores: Era de Ultron, de 2015, a equipe de super-heróis invade a base de Strucker e rouba o cetro. Supostamente utilizado para pesquisas, é secretamente destinado por Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Bruce Banner (Mark Ruffalo) para criar a inteligência artificial Ultron (James Spader).

Após voltar-se contra seus criadores, Ultron foge da Torre dos Vingadores e leva o cetro consigo, revelando, mais tarde, que o cetro abrigava a Joia da Mente.

Na preparação de um novo corpo para si, Ultron coloca a Joia na testa desse corpo, sem prever que este seria roubado pelos Vingadores e utilizado para criar um androide totalmente novo, chamado de Visão (Paul Bettany), que se une aos Vingadores e derrota Ultron. Após a batalha, Visão continua com a Joia sob o seu domínio.

E a quinta e última Joia a aparecer até então é a Joia do Tempo, de cor verde, e posicionada dentro do Olho de Agamotto. Durante os eventos de Doutor Estranho, de 2016, o doutor Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), durante seus estudos, encontra o Olho, descobrindo os poderes que a singularidade possui.

Advertido por Mordo (Chiwetel Ejiofor) e Wong (Benedict Wong) sobre os perigos da utilização inadvertida do objeto, Strange acaba ficando em posse do Olho após o ataque de Kaecilius (Mads Mikkelsen) ao Sanctum Sanctorum. Utilizando sua inteligência e seus estudos, Strange consegue aprender a controlar o Olho e utiliza-o para derrotar e banir a entidade Dormammu (Benedict Cumberbatch, também) da Terra, provando ser digno de usar o Olho.

Falta apenas uma Joia ser apresentada nos cinemas: a Joia da Alma, que aqui possui a cor laranja, provavelmente será apresentada em Vingadores: Guerra Infinita. Apesar de ainda não ter sido apresentada, existem várias teorias de onde ela pode aparecer – ou já apareceu – no MCU.

A mais famosa e antiga delas é que Heimdall (Idris Elba), a entidade de Asgard, seja o detentor desta Joia – justamente por ele ter a habilidade de ver qualquer pessoa no universo de forma simultânea, do jeito que a Joia da Alma pode fazer, também.

A outra teoria, mais recente, é que a Joia da Alma, na verdade, seja a Chama Eterna, elemento apresentado em Thor: Ragnarok, e que tem o poder de adormecer ou reviver qualquer alma – viva ou morta – do universo, o que é outra característica da Joia remanescente.

Existe uma teoria, inclusive, que é mais absurda que essas: a de que Tony Stark seja a própria Joia da Alma, resultado de uma experiência de Howard Stark (John Slattery) – o que explicaria Stark ter sido imune aos efeitos da Joia da Mente no primeiro filme dos Vingadores, mas que não deixa de ser absurdo.

De qualquer forma, é certo que a Joia da Alma aparecerá em Vingadores: Guerra Infinita – e que até o final do filme, não só ela, mas todas as Joias do Infinito estarão em posse de Thanos, concentradas na sua Manopla do Infinito. E se Thanos, de mão livre, já consegue fazer muito estrago, imagina em posse de todas essas singularidades mais do que poderosas. O desastre está montado.

Vingadores: Guerra Infinita, o terceiro filme da franquia Vingadores, e o maior filme da história do Universo Cinematográfico da Marvel, estreia nos cinemas em 26 de abril.

Compre Desafio Infinito na Amazon AQUI

Sobre o Autor

+ posts

Um ajudante de super-herói perdido em Tatooine, com várias pedras de metanfetamina.

3488 views