Série | The Terror no canal AMC

The Terror, série produzida por Ridley Scott estreou dia 26 de março no canal AMC e, segundo informações já divulgadas, a estreia fez ótimos números. Também pudera, a atração é de alto nível e com excelente elenco.

The Terror é uma adaptação do elogiado livro homônimo O Terror do escritor americano Dan Simmons, lançado aqui no país pela Editora Rocco em 2017e disponível nas principais livrarias do país.

Parte baseado em fatos históricos e parte liberdade criativa de Simmons, The Terror narra os acontecimentos de uma expedição da Marinha Real Inglesa para encontrar a chamada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico.

The TerrorNa história, a chamada Expedição Franklin se aventurou por mares e territórios desconhecidos em 1845 com o que havia de mais moderno na época e ainda assim acabou ficando presa na vastidão gelada enquanto a paranoia, o desespero e um predador desconhecido começam a ameaçar a tripulação.

Composta pelos navios HMS Erebus e HMS Terror, a Expedição Franklin é acometida por uma densa atmosfera de opressão natural, com paisagens brancas se estendendo por todos os lados enquanto doenças, medo e dúvidas pairam sobre as decisões e situações que implicam no futuro de mais de 100 tripulantes divididos entre os dois navios.

Com tons que ecoam o estilo da narrativa de H.P Lovecraft, The Terror se mostrou uma excelente pedida para os fãs do Horror/Terror de tons pautados no desconhecido, no assombro do que só se pressente, mas não se vê e na ameaça de um ambiente que renega a existência humana de todas as formas.

O visual soberbo da produção garante a sensação incômoda da vastidão do mar congelado, dos insistentes sons ao fundo, da limitação de recursos que ameaça expor o pior da tripulação quando a fome aflorar, da instabilidade emocional e da tensão crescente entre os membros da tripulação dos dois navios. Tudo na atmosfera do seriado transmite essas sensações de algo prestes a arrebentar sobre os protagonistas.

A luta pela sobrevivência é também pela sanidade contra algo fora de nossa compreensão e controle é outro eco que me remeteu muito a narrativa lovecraftiana, sobretudo o aclamado Nas Montanhas da Loucura que se vale da vastidão gelada para nos conduzir em uma narrativa cheia de mistérios e medo.

Ao que pude notar a série vai recorrer bem a essa percepção de um terror inexplicável em decorrência da ambientação desolada e com uma criatura que pode ou não ser sobrenatural, mantendo o mistério entre esse sobrenatural e o psicológico em frangalhos da tripulação; e ao nosso como espectadores.

Claro, o excelente elenco de veteranos garante todo o impacto da situação com interpretações no mínimo ótimas, sobretudo diante do que o texto exige.

Saltam aos olhos as atuações dos personagens Francis Crozier (Jarred Harris), capitão do HMS Terror e segundo em comando da expedição, Sir John Franklin (Ciaran Hinds), capitão do HMS Erebus e líder da expedição e comandante James Fritzjames (Tobias Menzies), terceiro em comando da expedição que nutri uma estranha implicância com Crozier e sua proposta de recuar com a expedição antes do gelo bloquear todo o mar navegável.

Ao redor dos três há, claro, outros excelentes personagens e situações que se espalharão ao longo dos 10 episódios da série cujo season finale vai ao ar no dia 21 de maio.

Acredito que The Terror seja uma tração excelente para quem gosta de ficção histórica, terror psicológico, boas atuações e produção excelente. Até onde pude perceber o “susto fácil”, daqueles que são atirados na cara do espectador gratuitamente, não são a proposta da obra e a coisa toda me parece muito bem elaborada para nos manter presos na narrativa.

The Terror | Destaques da série nos primeiros episódios

Sir. John Franklin (Ciaran Hinds)

Líder da expedição e capitão do HMS Erebus. As suas anteriores expedições resultaram em notórios fracassos públicos. Ainda assim, Franklin é um homem pretensioso e que insiste naquela que é a sua paixão devido ao seu idealismo arrogante. Insistindo naquela que é a sua última oportunidade para atingir o seu objetivo, e conseguir assim a fama e glória que tanto procura.

The Terror

Capitão Francis Crozier (Jarred Harris)

Capitão do barco HMS Terror e o segundo homem ao comando da expedição. Assume uma posição de liderança e dá ordens realistas à expedição. Crozier tem de lidar com o alcoolismo e a desconfiança nele próprio, mas nega render-se face às adversidades e abandonar os seus homens. Como irlandês na Marinha Real Britânica, o Almirante ignorou-o sistematicamente apesar da sua competência mais do que evidente.

The Terror

Comandante James Fitzjames (Tobias Menzies)

O terceiro homem ao comando da expedição. Um oficial de alto nível, belo e encantador. Durante o inferno em que se transforma a sua viagem, demonstra ser bastante competente e uma inestimável ajuda para Crozier.

The Terror

Dr. Harry Goodsir (Paul Ready)

Ao início aparenta ser débil, mas acaba por revelar-se um homem compreensivo, tenaz e incansável, que acaba por ganhar o respeito de toda a tripulação. Era o menos qualificado de todos os cirurgiões que faziam parte da expedição.

The Terror

Lady Silence (Nive Nielsen)

A nativa inuíte muda que viaja a bordo do navio dentro de um armário. Viaja de forma livre e por sua própria vontade. Temida pelo resto da tripulação que acha que ela é uma bruxa. Faz a ligação entre a mitologia esquimó e o xamanismo. Defende a ideia de que a filosofia espiritual do Norte representa o equilíbrio que o mundo tanto precisa.

The Terror

Composta por 10 episódios, a série é protagonizada por Jared Harris (‘The Crown’, ‘Mad Men’), no papel de capitão Francis Crozier; Tobias Menzies (‘Outlander’), como capitão James Fitzjames; Ciarán Hinds (‘Game of Thrones’), como Sir John Franklin; Paul Ready (‘Cuffs’) como Henry Goodsir; Adam Nagaitis (‘Sufragistas’) como Cornelius Hickey; Nive Nielsen (‘El nuevo mundo’) como Lady Silence; Ian Hart (‘Neverland’) como Thomas Blanky; e Tristan Gravelle (‘Mr. Selfridge’) como Henry Collins.

The Terror | Trailer

The Terror | Ficha Técnica e Sinopse do livro O Terror

Primeiro livro do premiado escritor Dan Simmons no Brasil, O terror, que foi adaptado para a TV por Ridley Scott, com estreia nos EUA em novembro, é, ao mesmo tempo, uma aventura histórica e uma fantasia sombria.

capa do livro O Terror, de Dan SmmonsA partir de uma meticulosa pesquisa, o autor recria de maneira original uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima no século XIX, a Expedição Franklin, como ficou conhecida a trágica investida da Marinha Britânica, em 1845, à cobiçada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico.

Sob a liderança do renomado sir John Franklin e mesmo contando com os equipamentos mais avançados da época, a tripulação de mais de cem homens acabou presa nas geleiras ao norte do Canadá.

A luta pela sobrevivência naquele ambiente hostil é o tema da narrativa de Simmons, que adiciona uma misteriosa ameaça aos bravos marinheiros: um predador desconhecido que tenta abrir caminho através dos cascos dos navios.

  • Autor: Dan Simmons
  • Editora: Rocco
  • I.S.B.N.: 9788532529381
  • Número de Páginas: 752
  • Idioma: Português
  • Acabamento: Brochura
  • Número da edição: 1
  • Ano da edição: 2017

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

2675 views