O Livro É | O Homem de Lata, de Sarah Winman

O Homem de Lata (Tin Man no original), da autora Sarah Winman está disponível no catálogo da Faro Editorial desde janeiro de 2018 (veja AQUI o anúncio do lançamento) e é um daqueles livros cuja história simples e sem grandes pretensões acaba por nos mergulhar completamente na mistura de boa escrita, narrativa imersiva e personagens tão humanos que poderiam ser qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.Faro EditorialPoderia ser a história de qualquer pessoa no mundo, por isso mesmo simples, por isso mesmo um eco de todo ser humano que ama e sofre com a perda de seus amores. O livro de Winman contém aspectos de escrita e narrativa que me remeteram duas grandes autoras: Clarice Lispector e Virginia Woolf.

Winman sabe extrair do cotidiano humano e de suas pequenas tragédias aquela fatia de realidade particular e ao mesmo tão universal, misto de Literatura e Filosofia comum ao que escreveram Lispector e Woolf que citei acima.

O Homem de LataJustamente por essa similaridade com as duas gigantes da Literatura Universal que Winman consegue cativar seu leitor. Um texto objetivo, praticamente seco e desprovido de excessos, O Homem de Lata ainda assim carrega em si uma fortíssima carga emocional e subjetiva contida na sequência dos fatos e na percepção sensível do que acontece com os personagens da autora que, economicamente, trabalha com basicamente dois deles durante as aproximadamente 150 páginas de narrativa.

É interessante notar que uma obra tão pequena em número de páginas seja tão forte em lirismo, narrativa e sensações; outro ponto que mais uma vez me remete ao trabalho de Lispector cuja grande parte das obras é composta por livros relativamente curtos (em torno das cento e poucas até trezentas e poucas páginas).

Mais que uma bela construção narrativa, O Homem de Lata é uma obra sinestésica e estética. Cores, formas, sabores, cheiros, o clima.

Tudo na obra de Winman ecoa algum prazer sensível ao leitor, seja físico ou mental, sempre somos arremessados de encontro a alguma sensação vivida pelos personagens da obra diante de alguma situação: um bom vinho, uma boa música, uma dança, a apreciação de uma obra de arte…

Na história singela criada pela autora, acompanhamos Ellis e seu amigo Michael pelo longo trajeto da infância, adolescência e idade adulta num misto de reflexão, memória e descobertas que vão gradativamente construindo uma história que, como disse no começo do texto, é simples e poderia ser a de qualquer pessoa.

A descoberta da amizade, do primeiro amor, a desilusão dos sonhos criados e desfeitos, a chegada de um novo amor, a lembrança do que foi e a angustia do que poderia ter sido. Esses são alguns dos anseios e momentos na vida do personagens de Winman.

Ellis e Michael ainda jovens descobrem um no outro um amor quase infantil erguido na transição da infância para o começo da adolescência na pequena cidade de Oxford ao lado de familiares e amigos, mas com a total e completa ausência da figura materna de ambos.

Uma ausência pesada e sentida pelos jovens, uma ausência que marcará a história dos dois garotos e fundamental para o elo que se formará ainda tão cedo.

Num livro onde o amor entre dois jovens garotos que se descobrem acaba sendo de total e fundamental importância a figura feminina, ora na figura de Dora, mãe de Ellis, ora na figura de Anne, futura – ou atual esposa de Ellis, dependendo do ponto narrativo da obra –, ora na figura de Mabel, avó de Michael que o recebeu após a morte do pai; as três principais mulheres da vida desses dois homens estão ali mesmo quando não estão…

O Homem de Lata: Narrativa, Escrita, Emoção e Viagens pelo Tempo

Ao longo do livro somos conduzidos por uma narrativa limpa, bonita, delicada e que vai se alternando entre vários momentos no tempo através das lembranças de Ellis sobre os fatos do passado enquanto conduz uma vida presente pesada, melancolia e solitária enquanto a autora vai gradativamente nos revelando o que houve com a amizade entre Ellis e Michael, como foi a chegada de Anne na vida de Ellis e como tudo deu errado de tantas maneiras diferentes.

O segundo foco narrativo da obra migra para o ponto de vista de Michael também rememorando o passando e refletindo sobre o presente. Mais uma vez Winman mostra versatilidade e maestria não só como escritora, mas também como narradora ao mudar o foco da terceira pessoa de Ellis para a primeira pessoa na carta de Michael.

Tanto na terceira quanto na primeira pessoa narrativa a autora mostra total domínio de sua técnica e mantém o leitor fisgado no texto limpo, elegante, focado e ao mesmo tempo cheio de sensações de toda ordem; e ainda mais cheio de uma emotividade mista de alegria, melancolia e nostalgia.

O Homem de LataO Homem de Lata integra a seleta categoria de obras excessivamente intimistas que ao mesmo tempo são capazes de falar a qualquer pessoa em qualquer canto; o tipo de obra que só mesmo a visão ampla e detalhada de uma mulher é capaz de produzir de maneira tão bonita, simbólica e honesta.

Somo a isso o fato de que a história emotiva e melancolia que permeia o livro é algo diferente do padrão de livros melosos feitos na “linha de produção” dos Best-sellers que há por aí cheios de clichês, pieguice e apelando constantemente para excessivamente artificial.

Não que Winman não recorra a algum clichê ou situação artificial, a autora faz isso, porém quando o faz, faz com o já citado bom texto e a boa condução narrativa através da aliança entre forma e conteúdo de seu texto econômico em quantidade, mas rico em subjetividade e sentido.

Se é necessário algum motivo além desses todos para se aventurar no universo humano e singelo de O Homem de Lata, eu arriscaria acrescentar então o prazer de descobrir uma nova escritora que abre um imenso leque de possibilidades de novas obras.

Aguardo curioso o que vier a autora, merece mais que atenção, merece um lugar reservado na estante…

O Homem de Lata | Sobre a autora

O Homem de Lata

SARAH WINMAN nasceu em 1964 na Inglaterra e é atriz e escritora. Em 2011, seu romance de estreia tornou-se um bestseller internacional e ganhou vários prêmios, incluindo New Writer of the Year no Galaxy National Book Awards.

O Homem de Lata também está concorrendo a diversos prêmios, e segue como finalista do Costa Novel of the Year do ano de 2017.

O Homem de Lata | Ficha técnica

  • Título: O Homem de Lata
  • Autora: Sarah Winman
  • Gênero: Ficção
  • Seção: Romance
  • Formato: 15,7 x 23 cm
  • Páginas: 160
  • ISBN: 9788595810112
  • Editora: Faro Editorial

Compre O HOMEM DE LATA na Amazon AQUI

o homem de lata amazon

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

1624 views