O Livro É | Para Amar Clarice, de Emilia Amaral

Clarice Lispector é um nome que dispensa qualquer tipo de apresentação, mas vale sempre reafirmar que a autora é uma das mais importantes e conhecidas escritoras brasileiras.

Dona de uma obra ímpar, Lispector escreveu sobre si e sobre todos. Com um texto primoroso, lírico, onírico, filosófico e cheio de reflexões, Lispector desmanchou a alma humana a partir da perspectiva do indivíduo que busco dentro de si a compreensão de sua identidade e do mundo.

Faro EditorialIronicamente, na obra clariciana, o que encanta seus fãs pelo Brasil e pelo mundo, também é um fator que afasta tantos outros.

Para Amar ClariceA escrita trabalhada, o fluxo de pensamentos que se entrelaçam, se misturam, a sensação de realidade e sonho tendo suas fronteiras diluídas, a narrativa pessoa regida por longos monólogos interiores, a perspectiva da identidade, da sensação e do mundo pelo olhar do eu…

O texto clariciano dotado de uma centena de aspectos acaba por confundir muitos leitores e de dar-lhes um certo receio de obras densas, introspectivas, labirínticas e perturbadoras como A Paixão Segundo GH, considerado uma de suas grandes obras primas.

Pensando nisso, em clarear Clarice para aqueles que recuaram diante do nevoeiro denso de sua escrita é que a Faro Editorial mergulhou num dos melhores e mais bonitos projetos sobre Literatura Brasileira dos últimos anos: a Coleção Para Amar.

Para Amar Clarice… e Ler

Os dois volumes iniciais da coleção Para Amar não poderiam ser mais emblemáticos, trazendo à tona aspectos e detalhes tanto da vida quanto da obra de Clarice Lispector e Graciliano Ramos, melhor impossível (veja release de lançamento AQUI).

No volume Para Amar Clarice, de Emilia Amaral, a autora nos convida para desvendar os mistérios, temas, perspectivas e anseios da escrita de Lispector em algumas de suas obras mais importantes.

Para Amar Clarice
Emilia Amaral

O recorte escolhido por Emilia Amaral é claro, há uma definição cronológica, temática e estilística para se traçar o que há de mais emblemático no texto clariciano partindo-se das obras macro chegando-se em textos menores, contos, trechos de outras obras que corroboram os aspectos apontados por Amaral.

Amaral inicia sua jornada pelo universo de Lispector traçando da autora um breve, porém preciso e conciso perfil.

Da chegada ainda bebê em nosso país, passando pelos estudos, casamento, as muitas viagens pelo mundo acompanhando o marido diplomata, os filhos, as publicações de suas obra, o trabalho como jornalista até o triste falecimento, dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos.

Tudo bem esclarecedor, enriquecedor e didático. Amaral por vezes mergulha tanto e tão fundo no mar clariciano que emula em vários de seus longos parágrafos a escrita labiríntica de Lispector, refletindo no texto explicativo o texto explicado.

Engraçado tal aspecto no texto de Emilia Amaral. O que pode assustar o novo leitor de Clarice Lispector, também pode assustar o leitor de Emilia Amaral. Nada muito drástico, mas vale ressaltar que a paixão da estudiosa e sua capacidade de simular Lispector só reforça sua excelência na tarefa.

Obras como O Lustre, Perto do Coração Selvagem, A Paixão Segundo GH, A Hora da Estrela ilustram os pontos que Amaral deseja elucidar aos novos leitores de Lispector de um lado, e aprofundar nos leitores que já se aventuraram no mergulho e dele jamais retornaram, fazendo das obras de Lispector um verdadeiro “lugar de eterno retorno” em releituras constantes.

Amaral sabe disso e já deixa claro a que veio seu Para Amar Clarice ainda em sua apresentação e se mostra tão absorvida por Clarice quanto qualquer fã:

[…] a obra clariciana é particularmente avassaladora: ela não costuma deixar indiferentes aqueles que a tocam/ são tocados por ela. Ao contrário, seduz, alicia, absorve o leitor, de modo a provocar sentimentos intensos, cujos limites são, de um lado, a repulsa, e, de outro, a identificação incondicional, quase adoração.

Não poderia ser mais verdade que isso. Estranhamento, repulsa, afastamento, reaproximação, encantamento, identificação, apaixonar-se, adorar e repetir tudo novamente a cada obra lida e relida.

Para Amar ClariceComo fã da obra de Clarice Lispector me debrucei sobre o livro de Emilia Amaral e descobri novas facetas da obra clariciana, redescobri outras tantas e relembrei momentos de anos atrás quando li muitas desses livros de Lispector mais jovem e bateu forte a vontade de reler todos novamente, agora com uma perspectiva mais madura e mais clareada pelos muitos pontos iluminados por Amaral e sua pesquisa erudita sobre Lispector.

Realmente é uma obra a se parabenizar pela abrangência, inteligência e qualidade geral. Tudo digno de Clarice Lispector e de seus milhares de leitores.

Ponto positivo extra, como sempre, para o acabamento físico excelente da obra, um aspecto sempre de destaque em qualquer livro da Faro Editorial.

Capa belamente ilustrada, título em alto relevo com verniz localizado, papel do miolo amarelado em ótima gramatura. Tudo num padrão de excelência que está no patamar que o texto de Amaral exige e que Clarice Lispector merece sempre.

Claro, a obra está longe de esgotar o tema sobre quem era Clarice Lispector e como é densa sua obra. Mas o percurso traçado por Amaral nesse belo livro é com absoluta certeza uma soma de valor aos que se interessam por aspectos de estudo e pesquisa sobre seus autores favoritos.

Também vale lembrar que Clarice Lispector, bem como suas obras, acabaram se tornando algo como a esfinge egípcia e seu enigma…

Fica aqui o convite para os fãs abraçarem mais essa jornada pelo mundo clariciano, algo que naturalmente fazemos ao longo dos anos; para aqueles que querem mergulhar nesse denso universo, eis aqui uma oportunidade de compreender inicialmente alguns pontos de foco nos textos de Lispector que os auxiliarão a vencer as barreiras do labirinto de uma das mais inteligentes, criativas e talentosas escritoras não só do Brasil, mas do mundo.

Claro, acredito que o leitor e fã de longa data tem mais amplitude para apreciar a obra de Amaral já tendo lido as obras que a autora escolhe para analisar em seu percurso, mas reitero: aos iniciantes é um convite maravilhoso.

Para Amar Clarice foi lançado em agosto de 2017, oportunamente ano que se completa 40 anos do falecimento da escritora e muitas de suas obras ganharam novas edições, sobretudo A Hora da Estrela, última obra lançada em vida pela escritora meses antes de sua morte, que foi republicado em edição especialíssima pela editora Rocco.

Fique de olho aqui no Ponto Zero para conferir a resenha de Para Amar Graciliano. Fico na torcida para que outros grandes nomes se somem a coleção Para Amar da Faro Editorial e que a mesma se torne uma grande fonte de referências e informação sobre nomes de peso da literatura nacional.

Para Amar Clarice | A Autora

EMILIA AMARAL graduou-se em Letras na Unesp (1978), tendo estudado o realismo fantástico de Murilo Rubião. O Mestrado foi em Teoria Literária, na UNICAMP (1986), com a dissertação “Texto literário e contexto didático: os (des) caminhos na formação do leitor”.

O Doutorado, também na UNICAMP, juntou os campos de Educação e Literatura, com a tese “O leitor segundo G.H.”. Realizou um Pós-Doutorado, FAPESP, no Departamento de Estudos Judaicos da USP (2011).

Tem atuado principalmente nos seguintes temas: iniciação à produção e à leitura de textos, livros didáticos e paradidáticos, leitura de textos literários, iniciação à literatura brasileira, processos de formação do leitor, “A Paixão Segundo G.H”, outras obras de Clarice Lispector e formação continuada de professores.

É autora de diversos livros, dentre eles, Novas Palavras, pela FTD; obra distribuída por todo o Brasil, pelo PNLD, há mais de vinte anos.

Para Amar Clarice | Sinopse e Ficha Técnica

A obra de Clarice Lispector é elogiada, com distinção, por muitos aspectos: a densidade na busca dos mais profundos mistérios humanos, seu incrível tom ao mesmo tempo de conversa ligeira e de refinamento metafísico, o pacto que constrói com o leitor colocando a Literatura a serviço da nossa existência. Questões amplamente encontradas em seus livros e que lhe conferem destaque dentre os autores mais importantes de nossa Literatura.

Emilia Amaral desdobra e analisa as principais marcas literárias de Clarice, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita. E, a partir desses “momentos” apresentados no livro, ampliar a dimensão da sua leitura, tornando-a mais intensa e profunda, para você amar, ainda mais, Clarice Lispector.

Por que alguns autores se tornam clássicos? Por que continuam a ser lidos e admirados depois de tantas décadas? Esta série apresenta um caminho para você apreciar a obra de grandes autores, artesãos da Literatura, que desenvolveram marcas de estilo próprio e de extraordinário alcance, que elevaram sua Literatura ao status da grande arte.

Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre o autor, os traços fundamentais de sua escrita, as escolhas temáticas e os demais aspectos que tornaram sua obra tão importante e admirada, conquistando sempre novos leitores.

  • Título: Para Amar Clarice
  • Subtítulo: Como descobrir e apreciar os aspectos mais inovadores de sua obra
  • Autora: Emilia Amaral
  • Número de páginas: 160
  • Formato: 16×23 cm
  • ISBN: 978-85-9581-000-6
  • Link no Skoob AQUI
  • Link na Editora AQUI

 

Compre na AMAZON AQUI

Para Amar Clarice

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

1497 views