O Livro É | O Reciclador, de David D. Levine

Dando prosseguimento a série Wild Cards no PZ, que já conta com os 2 primeiros volumes lidos e resenhados aqui (livro 1 e livro 2), trago o Spin-Off da série, lançado lá fora em 2016 e que a Leya não tardou em trazer para o Brasil.

Não é para menos: a pedido do próprio Martin, co-autor e editor da série, David D. Levine ambientou seu pequeno romance na favela carioca, numa pesquisa grandiosa e composição de cenários perfeitos, em homenagem ao grande trabalho que a Leya vem fazendo com a série em terras brasileiras.

leya brasilO Reciclador | O herói catador de lixo

Vivendo em um quarto dividido com mais 3 jovens, Tiago Gonçalvez não possui grandes ambições em sua vida. Sabe que não há meios de melhorá-la, pois há muito não tem quaisquer notícias de sua mãe, além de ser abandonado por seu pai.

Sua vida consiste em revirar o lixão do Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, de onde tira seu alimento diário e matéria-prima para pequenos artesanatos que vende depois. Até que, após dias de febre intensa, se descobre diferente.

Com o corpo repleto de manchas, chega a conclusão que havia sido atingido por aquele vírus taquisiano que acometeu o mundo há tantos anos atrás: havia tirado um Curinga no Carta Selvagem. Impedido por seus amigos de permanecer no local, só lhe resta tentar a vida no Bairro dos Curingas carioca.

O Reciclador
David D. Levine

Mas, como estamos falando do Rio de Janeiro, logo fica claro que o Bairro dos Curingas não é um local seguro, mas sim um local dominado por uma facção criminosa, onde impera o tráfico de drogas.

Enquanto descobre o grande poder que recebeu do Carta Selvagem – atrair resíduos sólidos para seu corpo, criando uma verdadeira armadura de lixo, Tiago tentará achar seu lugar de maneira honesta, combatendo o tráfico e as facções.

O Reciclador | Livro nacional?

A pesquisa e escrita de David D. Levine tornaram esse pequeno romance tão crível no que tange à realidade brasileira que fica difícil de crer que o mesmo foi escrito por alguém de fora. Não fosse a introdução que o autor faz à história, com certeza muitos poderiam confundi-lo com uma obra nacional.

O conto de O Reciclador pode ser pequeno, mas possui uma vibração muito grande, linguagem forte e cenas ágeis, algo que somente grandes autores conseguem fazer.

Vejo-os aos montes nos romances de Wild Cards, mas Levine me surpreendeu positivamente. A sua entrega em escrever esse livro, até como um meio de ser aceito no hall dos autores de Wild Cards, é fenomenal.

No início do livro, o próprio autor nos narra um pouco da história dos bastidores de Wild Cards, desde o seu surgimento nas mesas de RPG até os dias atuais, onde a série ainda é escrita, em arcos curtos – trilogias, iniciando pequenos ciclos e logo os concluindo.

Em breve estarei fechando o primeiro ciclo com a leitura do volume 3, mas assim se inicia um novo ciclo no volume 4, terminando no volume 6 e assim por diante. Qualquer comparação com HQs não é mera coincidência.

O livro ainda conta com uma excelente entrevista feita pelo portal Omelete com o autor, além de uma nota do próprio Marc Simonetti, grande ilustrador da obra, responsável por todas as capas brasileiras da série.

Devo fazer uma pequena nota sobre a qualidade física do produto. O livro vem dentro de um pequeno box de papelão impresso, de muito boa qualidade, e em seu interior, além do livro em si, temos cartas com as capas e características dos personagens nelas representados, num adendo muito legal que a Leya trouxe.

Ainda contamos com um lindo pôster com a arte de Marc Simonetti para O Reciclador, sem nenhum logo, apenas a ilustração.

A qualidade do livro físico me decepcionou em um ponto: foi impresso em folhas brancas, enquanto todos os livros da série são fabricados nas características folhas amareladas.

Não sei qual a razão de tal mudança, e infelizmente devo trazer esse pequeno ponto fraco. No mais, tudo muito bem feito e em excelente qualidade. Parabéns, Leya.

O Reciclador | Sobre os autores

David D. Levine é o multipremiado autor dos romances de aventura da nave interplanetária Regency (Arabella of Mars e Arabella and the Battle of Venus) e de mais de cinquenta contos de ficção científica.

Seus livros receberam vários prêmios, incluindo o prestigiado Hugo Awards, e suas histórias apareceram em diversas revistas, antologias e sites, e também na coleção Space Magic, que ganhou o Endeavour Award como melhor livro de ficção científica ou fantasia.

David é colaborador da série Wild Card, editada por George R.R. Martin e Melinda M. Snodgrass.

George R.R. Martin nasceu em 1948 em Nova Jersey e é formado em jornalismo pela NorthWestern University, em Chicago. Publicou sua primeira história de ficção científica, The Hero, em 1971, e logo se firmou como escritor de rara qualidade, ganhando três Hugos, dois Nebulas e o Prêmio Bram Stoker.

Passou dez anos em Hollywood como roteirista e editor de histórias nos seriados de TV The Twilight Zone (no Brasil, Além da Imaginação) e Beauty and the Beast – neste último como roteirista e produtor. Depois, iniciou sua fantástica série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que deu origem ao sucesso da HBO – Game of Thrones.

A série conta até agora com os títulos A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões, todos publicados pela LeYa. Outros livros do autor lançados pela LeYa são: A Morte da Luz, A Filosofia de Tyrion Lannister, O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Dragão de Gelo, Sonho Febril, Mulheres Perigosas, Caçador em Fuga, a série Wild Cards e as graphic novels O Cavaleiro Andante, A Espada Juramentada e A Guerra dos Tronos (vol. I, II, III e IV).

O Reciclador | Sinopse

Em O Reciclador, David D. Levine fez um trabalho de pesquisa excepcional e criou um cenário tipicamente carioca. O catador de lixo Tiago Gonçalves, morador da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, é a nova vítima do vírus carta selvagem.

À medida que se adapta à vida como curinga, ele descobre que ganhou o poder de atrair material orgânico, formando uma enorme armadura de lixo ao redor de seu corpo. E, enquanto tenta se manter vivo em meio à difícil realidade das favelas cariocas, Tiago viverá uma grande aventura.

O livro conta também com um texto inédito escrito por David D. Levine sobre como a série surgiu e a dinâmica de escrita dos romances-mosaico; com uma entrevista exclusiva com o autor feita pelo Omelete; e com um texto especial de Marc Simonetti, o ilustrador de todas as capas da série, falando de sua experiência em trabalhar diretamente com George R.R. Martin.

Além de apresentar o primeiro personagem brasileiro, esta caixa é uma excelente oportunidade para qualquer leitor conhecer “Wild Cards”. Nela, você vai encontrar ainda postcards de alguns dos ases e curingas mais importantes desse universo e um pôster exclusivo.

O Reciclador – Uma história de Wild Cards

  • ISBN: 978-85-441-0589-4
  • FORMATO: 16×23
  • PÁGINAS: 64
  • PESO: 110g
  • GÊNERO: Fantasia Urbana
  • PREÇO: R$ 44,90
  • Ano de lançamento: 2017
  • Tradução: Camila Fernandes

Compre na AMAZON AQUI

O Reciclador

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePin on Pinterest

Um leitor assíduo da fantasia e do terror, vem descobrindo aos poucos as maravilhas da Ficção Científica e dos Romances Históricos. Crítico e perfeccionista, procura falhas até nos livros mais perfeitos. Nas horas vagas escuta Heavy Metal e lê ainda mais.

266 views
Scroll Up