Wild Cards 2 – Ases nas Alturas, organização de George R.R. Martin

Dando prosseguimento a minha tentativa de resenhar todos os livros publicados no Brasil da série Wild Cards, co-escrita e editada por George R.R. Martin, trago a sequencia Ases nas Alturas, que representa um grande salto ao enorme prólogo que o primeiro livro se tornou, fazendo jus ao título O Começo de Tudo (AQUI).

Dando lugar aqueles contos desconexos, que tinham como objetivo nos apresentar ao mundo alternativo de WC, caímos de paraquedas em pleno quebra-pau alienígena, que desta vez não é causado pelo vírus Carta Selvagem.

Porém, o livro se divide em dois, tendo essa invasão na primeira e o drama dos Takisianos retornando à Terra para ver os resultados do experimento com o Carta Selvagem, trazendo também o drama na vida de Tachyon, o doutor Takisiano que tentou ajudar a humanidade lá no início. Vamos entender.

leya brasilWild Cards 2 – Ases nas Alturas | Porrada comendo solta

Já sentimos a mudança do primeiro para o segundo livro no prólogo, pois temos o andamento de um conto misterioso que nos foi apresentado no volume 1.

Fortunato, o Ás com poderes, digamos, sexuais, investiga uma ordem Maçônica que remonta ao Antigo Egito, que tem por objetivo a dominação do mundo e a vinda de um horror cósmico tão destruidor que, no universo Wild Cards, serviu de inspiração para Lovecraft criar Cthulhu.

Wild Cards 2 – Ases nas AlturasSim, em Wild Cards Lovecraft era maçônico, em mais uma amostra que o universo criado por essa gama de autores segue em paralelo ao nosso.

Logo em seguida conhecemos Jube, o Morsa. Residente do Bairro dos Curingas, Jube encontra ali o local perfeito para esconder sua identidade e sua deformação, pois na verdade Jube é um alienígena, enviado a terra para estudo e possível comércio com uma raça extremamente avançada, mas Jube se desvia de seus estudos ao perceber o que está para vir à Terra.

Também conhecemos Modular. Modular foi criado usando Frankenstein como inspiração. Criado por um cientista maluco, Modular possui aparência humana, com carne artificial e tudo mais feito para se assemelhar a um humano, mas com poderes robóticos absurdos, como a capacidade de se tornar insubstancial, ou seja, ele é capaz de atravessar objetos sólidos, além de voar e diversos outros poderes.

Porém, ao tentar criar um super-humano, seu criador coloca em Modular uma consciência, que lhe dá o drama de ser um ser inanimado, sem vida, como o próprio monstro de Frankenstein.

Sendo chamado por seu criador de “Torradeira”, é Modular que irá ajudar a humanidade quando algo terrível chegar, o que acontece logo.

Esse algo terrível que mencionei logo chega a Terra: uma nave, com a típica aparência de um asteroide sem vida, mas que, em seu interior, esconde o Enxame. O Enxame é uma colônia de seres conquistadores, controlados por uma Rainha, a Mãe do Enxame.

Se assemelhando a insetos, a Mãe do Enxame constrói verdadeiros exércitos de alienígenas poderosíssimos, que durante incontáveis anos vem vagando pelo universo a procura de um planeta para conquistar.

Tendo dizimado inúmeras raças durante sua existência, a Mãe do Enxame resolve fazer da Terra seu novo alvo, o que pode significar a destruição total da raça humana, tanto Ases quanto Curingas.

É nessa hora que os poderosos infectados pelo xenovírus Carta Selvagem devem mostrar suas habilidades, enfrentado hordas de aliens, enquanto a organização maçônica trama nos bastidores.

Wild Cards 2 – Ases nas Alturas | Sem mais colcha de retalhos

Dando lugar aquela lentidão do livro 1, Ases nas Alturas traz um ritmo muito acelerado, com foco único e exclusivo em alguns personagens, mostrando tudo que se passa, seja no front das batalhas contra o Enxame, seja nos bastidores da Ordem.

Já na segunda parte temos um certo melodrama e conflito familiar de Tachyon, que vê no retorno de sua família uma ameaça, já que seu primo e sua avó o odeiam e planejam matá-lo.

Mesmo mantendo a característica única, de diversos autores escrevendo sobre um mesmo tema, o livro possui sua evolução, sua narratividade e consegue muito bem detalhar as batalhas, os horrores da guerra, os dramas de Modular, Jube e de todos os outros.

Fiquei espantado com isso, pois nunca imaginei que uma união de diversos autores pudesse trazer à luz uma obra objetiva e desenvolvida. Imagino que muito disso se deva ao organizador, George R.R. Martin, que também assina contos nos livros. Sem essa mão, essa série poderia fracassar já no volume 2.

Wild Cards, mais uma vez eu digo, se assemelha demais com tramas de HQs, mas que consegue se aprofundar demais no formato literário. Temos heróis, temos vilões, temos aliens e metamorfose, temos tudo que um bom Sci-Fi poderia pedir, como também uma excelente obra de HQ poderia reunir.

WC é um 2 por 1, pois mesmo não tendo as ilustrações dos quadrinhos, temos narrativas impecáveis que destacam os personagens em nossas mentes, tornando-os vívidos na imaginação.

Arrisco dizer que Wild Cards é uma obra de referência para o Sci-Fi, haja visto que foi escrito nos anos 70-80. Muito dessa obra pode ser absorvida através de novos autores.

A qualidade física da Leya é realmente muito boa, competindo de igual para igual com qualquer editora nacional, mas trazendo as excelentes obras de Simonetti nas capas.

A tradução e revisão deixam um pouco a desejar, sendo possível encontrar vários erros de português e até trechos traduzidos de forma confusa, que dão uma destoada na animação da leitura, mas nada prejudicial.

O volume 2 da série tinha um defeito na lombada, em que o logotipo de Wild Cards aparecia mais centralizado, o que deixava muito fã com TOC aborrecido.

Finalmente, esse erro foi corrigido e agora o logotipo se encontra no topo da lombada, seguindo o padrão de todos os livros. Melhor momento para comprar essa obra não há, manda bala e leva essa série, tem a minha garantia de que não irá se arrepender.

Wild Cards 2 – Ases nas Alturas | Sinopse

Estamos no início dos anos 1980, há mais de 30 anos a humanidade convive com os atingidos pelo xenovírus Takis-A, mas a integração ainda caminha a passos lentos. Os abençoados pelo vírus combatem os perigos da Nova York que nunca dorme. Os amaldiçoados, com suas deformidades e mutações bizarras, lutam pela sobrevivência no Bairro dos Curingas.

E, no céu, uma ameaça espreita a humanidade, aguardando a oportunidade certa para lançar seu ataque. Um ser extraterreno chamado o Enxame ruma para a Terra, ao mesmo tempo em que alguns ases planejam uma conspiração para controlar o mundo…

Este é o segundo volume da série Wild Cards, que foi construída por diversas mentes inteligentes, e organizada pelo gênio George R.R. Martin, que criou pessoalmente este cenário para jogar RPG com os amigos, também escritores de fantasia. Tente a sorte e tire sua carta!

Wild Cards 2 – Ases nas Alturas | Sobre o Editor

George R.R. Martin Wild Cards 2 – Ases nas Alturas
George R.R. Martin

George R.R. Martin trabalhou dez anos em Hollywood como escritor e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso.

Autor de diversos best-sellers nos EUA e na Europa, foi em meados dos anos 1990 que Martin deu início a sua mais importante obra: As crônicas de gelo e fogo, a saga de fantasia mais vendida dos últimos anos, vencedora de diversos prêmios, que ganhou a premiada adaptação Game of Thrones pela HBO e também chegou aos quadrinhos.

Wild Cards 2 – Ases nas Alturas | Links

Wild Cards 2 – Ases nas Alturas | Dados Técnicos

  • Páginas: 400
  • ISBN: 9788580448764
  • 1.ª edição: 2013-11-01
  • Formato: 16 x 23 cm
  • Gênero: Fantasia/ Super-heróis

Compre na AMAZON AQUI

Wild Cards 2 – Ases nas Alturas

  • 100%
    Premissa - 100%
  • 100%
    Desenvolvimento - 100%
  • 95%
    Personagens - 95%
  • 100%
    Contextualização - 100%
  • 95%
    Processo Narrativo/ Narratividade - 95%
  • 95%
    Conclusão/ Desfecho - 95%
98%

Sobre o Autor

Um leitor assíduo da fantasia e do terror, vem descobrindo aos poucos as maravilhas da Ficção Científica e dos Romances Históricos. Crítico e perfeccionista, procura falhas até nos livros mais perfeitos. Nas horas vagas escuta Heavy Metal e lê ainda mais.

880 views