O Livro É | Diário de um Exorcista, de Renato Siqueira e Luciano Milici

Diferentemente do que sugere o título, não acompanhamos o dia-a-dia do exorcista, forma de escrita utilizada em Diário de uma Escrava, de Rô Mierling (veja nossa resenha AQUI), por exemplo.

Em Diário de um Exorcista acompanhamos em terceira pessoa o progresso e as lutas do padre exorcista Lucas Vidal, narradas por ele mesmo a dois jovens estudantes de cinema que buscam, com a narrativa de Lucas, alcançar uma boa nota no trabalho final.

Originalmente um filme escrito por Renato Siqueira e Luciano Milici cumpre bem a promessa de trazer a trama às páginas de um livro. Vamos conferir essa excelente obra de terror nacional.

Diário de um Exorcista | O chamado para a missão divina

Antes de mais nada, vale frisar uma coisa: toda a obra se diz inspirada em fatos reais, sendo os personagens todos verdadeiros, porém com nomes alterados.

Diário de um ExorcistaNo prefácio escrito pelo autor fica complicado levar isso em consideração, pois o mesmo admite que há uma adição de ficção para dramatizar mais a obra, porém não alerta para qual parte seria.

Com isso em mente, encarei a trama desse livro quase toda como ficcional. Não duvidei da existência e destino dos personagens, mas algumas passagens são realmente forçadas.

Acompanhamos Lucas Vidal desde sua infância, no fatídico dia em que seu pai, misteriosamente, resolve ir até uma estranha casa de subúrbio, onde residia um padre local.

O terror da narrativa já começa nessa simples passagem, pois logo se vê que forças malignas estão agindo, perseguindo Lucas no caminho de volta.

Logo em seguida, com Lucas acompanhado de sua irmã e sua mãe, já na residência da família, acompanhamos uma tragédia inexplicável: o pai de Lucas se mata, na frente de todos, sem dar motivo ou razão alguma.

Esse fato, aliado a aparição frequente de um pequeno anjo em forma de menina, fazem com que Lucas decida por seguir o caminho do sacerdócio, justamente para lutar contra demônios, ao se especializar no exorcismo.

Diário de um Exorcista | Do treinamento até a perfeição

Já no sacerdócio, acompanhamos Lucas se tornando discípulo dos irmãos Baggio, notórios exorcistas que agem por fora das ordens do Vaticano.

Através dos Baggio, acompanhamos as manifestações de demônios cada vez mais frequentes, até chegar ao General, um demônio terrível que tem por missão destruir os Baggio, e vê em Lucas um elo fraco para conseguir vencer os irmãos exorcistas.

Tudo, desde o chamado para o sacerdócio, a morte do pai e até o pequeno anjo que Lucas vê frequentemente tem esse demônio perigoso como destino, e a luta final e suas consequências serão terríveis.

Diário de um Exorcista | Conclusão

Não narrei muito da história do livro pois o cunho religioso dele, além das cenas de terror, permeiam o livro inteiro, e qualquer palavra a mais sobre a trama poderia configurar um spoiler.

Céticos podem ler essa obra considerando como ficção, mesmo com o alerta, que foi o que eu fiz, mas religiosos vão encarar esse livro com outros olhos, e eu até desaconselho a leitura para pessoas mais sensíveis, pois as cenas demoníacas são realmente pesadas.

O horror permeia o livro, e a luta de crenças, a dúvida de Lucas, que me remonta à dúvida do Padre Carras lá no antigo O Exorcista, fazem o livro questionar muito da fé humana.

Não só temos uma batalha contra o bem contra o mal, mas temos batalhas e dilemas morais nesta obra, num trabalho que realmente me impressionou. A trama em si foi trazida ao público em forma de filme por Renato Siqueira, mas Luciano Milici adapta a obra para o meio literário muito bem.

O que realmente tirou muito do encanto que a obra pode proporcionar foi o aviso do autor que certa dose de ficção foi adicionada. Isso me fez duvidar de várias partes, mas não deixa de fascinar o leitor, com certeza.

O trabalho gráfico da editora, a Generale, é muito bem feito, trazendo um excelente acabamento material, com o acréscimo de imagens de cenas do filme no meio do livro. Vale a pena correr atrás da obra em ambos os meios, pois ela fascina, aterroriza e encanta.

Diário de um Exorcista | Sinopse

Desde muito jovem, Lucas é atormentado por inimigos sobrenaturais cruéis e impiedosos. Quando uma tragédia familiar inexplicável abala sua família, o menino desperta para a mais importante e desafiadora missão que um ser humano pode enfrentar, uma luta sem fim contra o inimigo maior do homem e de Deus: o próprio Diabo.

Passada nas décadas de 1950 e 1960, a história (baseada em fatos reais) do padre Lucas Vidal – um dos maiores exorcistas da América Latina – é contada em seus mais aterrorizantes e inacreditáveis detalhes.

Do rigoroso e pouco ortodoxo treinamento às mais difíceis batalhas contra demônios, possessos e outras entidades sobrenaturais, a trajetória de Lucas e dos irmãos Biaggio contra seres profanos aterroriza o mais cético dos leitores que vai perceber, aos poucos, que além de as criaturas das trevas ganharem mais força a cada ataque, as mais perigosas têm um objetivo único: destruir os padres exorcistas.

 

Diário de um Exorcista | Sobre os autores

Renato Siqueira é cineasta, escritor e também ator, roteirizou e produziu a sua primeira obra cinematográfica com apenas 14 anos, um curta experimental que acabou recebendo o nome de O retorno.

Também nesta mesma época, escreveu seu primeiro livro de suspense que ficou intitulado como Desejo de morte. Aos 17 anos, começou a estudar teatro e teve um contato mais profundo com a arte.

Hoje, aos 33 anos, , o cineasta também se especializou em direção para atores, pós-produção, efeitos especiais e edição de VT. Até agora, produziu 14 filmes, sendo eles 11 curtas-metragens, 2 médias-metragens e 1 longa-metragem.

Algumas das suas obras cinematográficas já podem ser encontrados no YouTube, como Laços violados, Estrada sem fim, A cura, e os books trailers A Página perdida de Camões, Apocalipse zumbi 2 – inferno na Terra. Atualmente ele ministra o curso de interpretação para cinema e TV na instituição Senac.

Diário de um ExorcistaLuciano Milici é Autor de “Diário de um Exorcista” (Generale, 2013), “A Página Perdida de Camões” (Generale, 2012) e “Acaso, Natal e Dados no Retrovisor” (Atlas, 2006), onde fala de caos, filosofia, enigmas, acaso e coincidências.

Mistura humor, thriller policial e sarcasmo com ficção fantástica e horror. Quando possível, permite que o número 22 apareça em algum detalhe no texto. Nascido no bairro do Ipiranga, em São Paulo, surpreendia os primos com contos de fantasia e terror antes mesmo de saber escrever.

Aos seis, aproveitou a ausência dos pais e escreveu seu primeiro conto. A estranha história do “Cavaleiro do Espírito de Prata” foi rabiscada em um português quase indecifrável, na madrugada.

Diário de um Exorcista | Links

Compre na AMAZON AQUIDiário de um Exorcista

  • 100%
    Premissa - 100%
  • 100%
    Desenvolvimento - 100%
  • 85%
    Personagens - 85%
  • 95%
    Contextualização - 95%
  • 95%
    Processo Narrativo/ Narratividade - 95%
  • 95%
    Conclusão/ Desfecho - 95%
95%

Sobre o Autor

Um leitor assíduo da fantasia e do terror, vem descobrindo aos poucos as maravilhas da Ficção Científica e dos Romances Históricos. Crítico e perfeccionista, procura falhas até nos livros mais perfeitos. Nas horas vagas escuta Heavy Metal e lê ainda mais.

1597 views