Catarse | The Few and Cursed

Unindo forças pelas HQs

Salve intrépidos leitores!

Estamos aqui mais uma vez para apoiar  um conhecido nosso que vem sem dúvidas mostrando que é possível trabalhar com seriedade e profissionalismo com Histórias em Quadrinhos no Brasil, sem ter necessariamente uma editora assessorando os artistas e publicando suas obras.

Até porque no Brasil não existem muitas editoras investindo amplamente em produção autoral de forma continua, isso piora quando se pensa no lance de reunir equipes e começar o processo do zero, como o roteirista Felipe Cagno faz em seus projetos, lançar obras prontas é outra história. O lance é empreender do zero!

Dia destes, no anuncio de lançamento de Divinity da Valiant pela Jambô (Aqui) toquei no assunto de divulgação e busca de parcerias entre editoras e autores nacionais junto a sites, blogs e canais especializados em cultura pop que povoam a internet, e que a tarefa de se fazer um mercado de quadrinhos forte e coeso deve ser um esforço de todos e principalmente ser uma via de mão dupla.

E eis que o mundo dá voltas e a resposta vem na forma da atitude do empreendedor Cagno, o cara lança um pedido de ajuda para mapear sites relacionados ao tema e mostra que o que estamos discutindo constantemente aqui no PZ ecoa e coaduna com o anseio de outros que buscam fortalecer o meio.

The Few and CursedComo nos aqui do PZ acompanhamos de perto o trabalho do Felipe me inscrevi imediatamente na listagem que ele propunha, num curto espaço de tempo recebi um contato do mesmo e juntamente um material completo de divulgação, algo  importantíssimo: imagens de qualidade para divulgação, incluindo dois PDFs que correspondem as duas primeiras edições de The Few and Cursed.

The Few and CursedSabe o que é legal nisso tudo? Não foi preciso pedir para o Felipe o envio das edições, pois o interesse primordial deveria ser o do autor em divulgar sua obra e não só do site que tem que aborda-los e sugerir gentilmente que se possível enviem uma cópia da obra para que possa ser resenhada.

O mais legal da atitude dele foi ter solucionado o problema de forma bem prática, sabemos que muitas vezes as tiragens são baixas, e que se todo autor fosse enviar edições físicas para vários sites e blogs acabaria com suas edições rapidamente, mais isto pode ser resolvido facilmente como o Felipe fez, basta enviar um PDF da obra, pois o que queremos é acesso a leitura da mesma.

Muitos pensam que por termos um site e contarmos com colaboradores temos grana sobrando para comprar os mais variados lançamentos tanto de autores nacionais como as publicações vindas de fora, trazidas pelas inúmeras editoras que trabalham com estas publicações.

Aqui também existe um esforço coletivo de se produzir conteúdo de qualidade onde tudo é bancado de nossos bolsos, abrimos mão do expediente de procurar programas de patrocínios como Apoiase, Padrim e outros tantos, pois acreditamos que se existem inúmeros sites, blogs e canais trazendo conteúdo de extrema qualidade gratuitamente, para que usar deste meios então? Existem outras formas de monetização que não oneram os já sobrecarregados leitores de quadrinhos e amantes da cultura pop.

The Few and CursedÉ isso aí pessoal, o Felipe Cagno está mostrando que com um pouco de boa vontade, muito trabalho e acima de tudo profissionalismo e respeito aos leitores podemos sim chegar em produtos de qualidade e fomentar de forma sólida o tão almejado mercado de quadrinhos nacional.

E sabe quem é a peça fundamental desta engrenagem? Você mesmo leitor, apoie o projeto em uma de suas categorias e se não tiver grana, pode apoiar divulgando o mesmo, pois assim ele pode atingir um público maior e chegar em novos apoiadores e leitores!

“Série em quadrinhos que mistura velho oeste com sobrenatural ganha expansão com grandes nomes dos quadrinhos.”

The Few and Cursed

“The Few and Cursed” investe em coletânea de curtas histórias para expandir seu universo pós-apocalíptico.

29 de Junho de 2017

The Few and Cursed aposta mais uma vez no financiamento coletivo do Catarse para expandir seu universo e introduzir novos personagens. Série que começou no final de 2015 com o arco em seis partes Os Corvos de Mana’Olana apresenta uma coletânea de curtas histórias sob o título “As Crônicas de The Few and Cursed”.

Com nomes de peso na produção da HQ como Luke Ross, José Luis, Pedro Mauro, Andrew Dalhouse, Adriano Di Benedetto, Sam Hart, Felipe Watanabe, Geraldo Borges e outros, o roteirista e editor do projeto Felipe Cagno planeja contar sete histórias de sete páginas cada que se passam no mundo sem água de The Few and Cursed:

Quando terminei o roteiro da terceira edição da série principal, Os Corvos de Mana’Olana, percebi que tinha criado alguns personagens interessantes que eu mesmo queria conhecer melhor. Além disso, tem todo um mundo além da Ruiva que também sofreu com o sumiço de 90% da água no planeta da noite pro dia. Eu não queria esperar a conclusão dos Corvos para só então explorar mais desse mundo e como já tive duas experiências bem positivas com antologias antes, surgiu a ideia das Crônicas.” – compartilha Cagno

No final de 2015 The Few and Cursed introduziu a misteriosa personagem conhecida apenas como Ruiva na caça pelos Corvos de Mana’olana e já teve duas edições financiadas no Brasil e outras três financiadas internacionalmente no Kickstarter.

O plano sempre foi produzir seis edições através do financiamento coletivo, tanto no Brasil quanto nos EUA, e com o apoio direto dos fãs temos algumas possibilidades editoriais que não teríamos de outra maneira como a Galeria de Artistas Convidados presente em cada revista. É gratificante demais para nós e para os leitores ver alguns nomes importantes das HQs como Jack Herbert, Eduardo Pansica, Ryan Ottley, Mirka Andolfo, Adriano Batista, e Yanick Paquette reinterpretando a Ruiva” – diz Neves

Felipe Cagno já teve mais de 15 campanhas de financiamento coletivo no Catarse e Kickstarter e quem apoiou qualquer trabalho dele sabe que pode esperar grandes surpresas como sobrecapa/pôster em gloss brilhante, imãs exclusivos e até cards colecionáveis. Tudo isso a custo zero para o apoiador através das Metas Estendidas:

É só através do sucesso de um projeto no Catarse e indo além da meta inicial que podemos investir o excedente em produtos exclusivos e colecionáveis. Essa é a vantagem de se apostar numa pré-venda assim.” – revela Cagno

Antologia continua o cenário pós-apocalíptico onde mais de 90% da água no planeta simplesmente desapareceu da noite para o dia há mais de setenta anos no ano de 1840. A humanidade já se acostumou com a escassez, mas a falta de água estagnou qualquer progresso e a civilização continuou presa no século XIX.

Apelando para o sobrenatural e o impossível para sobreviver, homens e mulheres começam a desenterrar antigas maldições e os portões do inferno se abrem. As histórias das Crônicas irão explorar outras regiões do mundo como a Pérsia, Austrália e Egito além de introduzirem novos personagens que irão integrar a série principal Os Corvos de Mana’Olana.

As Crônicas de The Few and Cursed terá no mínimo 64 páginas no tamanho padrão americano e a campanha fica no ar até dia 07/08 apenas com pacotes de recompensas começando em R$30.

As Crônicas de Os Poucos & Amaldiçoados

Catarse

  • Link para a campanha do Catarse Aqui.

Veja mais

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePin on Pinterest

É Bacharel em Psicologia, porém optou por sua grande paixão trabalhando como ilustrador e quadrinhista. É sócio do Pencil Blue Studio e Ponto Zero, podendo assim viver e falar do que gosta: quadrinhos, cinema, séries de TV e literatura.

267 views
Scroll Up