A Família Ultraman – Parte 1

O Cinetvnews Virtual tem a honra de iniciar uma série de matérias falando sobre um dos grandes ícones da ficção-cientifica no mundo: Ultraman. Ultraman é um série tokusatsu, ou seja, série de suer-heroi com atores reais, onde somos apresentados a um guerreiro espacial que luta contra alieniginas que pretendem destruir a Terra.

Vamos falar de seu criador: Eiji Tsuburaia, das origens do programa, as séries exibidas no Brasil, os diversos períodos que a série abrange. Lembrando, para quem não sabe, que a série Ultraman começou em 1966 e seus derivados são produzidos até hoje. Esperamos que vocês gostem.

Ultraman

Eiji Tsuburaia – O Criador do Ultraman

UltramanEiji nasceu em 1901 na cidade Fukagawa, distrito de Fukushima. Aos 14 anos compra com dinheiro da família uma câmera filmadora. Entre anos de 1921 e 1923 ele vai servir as forças armadas e lá aprende técnicas de filmagem e edição.

Em 1939 é convidado a trabalhar para os estúdios Toho, no setor de efeitos especiais em cerca de 40 filmes, inclusive, em filmes de propaganda militar que impressionaram as forças aliadas, durante a segunda guerra e alcançaram fama em seu pais.

Com o fim da guerra ele tem sua carreira interrompida por conta da administração americana no Japão e falta de habilidade administrativa da Toho. Nos anos 1950 Eiji volta a trabalhar para Toho e em 1953 passa a trabalhar com o cineasta Inoshiro Hondo e em 1954 lançam o filme Godzilla, grande sucesso no Japão e na Ásia.

Em 1956 o filme é lançado com algumas modificações nos Estados Unidos, sendo estrelado pelo ator Raymond Burr (Perry Mason). No ano de 1957, faz uma colaboração com o cineasta Akira Kurosawa. Eiji funda no ano de 1966 a Tsuburaia Productions, visando produzir material para a TV, tendo sua primeira produção a série Ultra Q.

A série fez certo sucesso, sendo que Eiji percebeu que a série precisava de um herói. Cria na sequencia a série Ultraman, com a presença de um guerreiro espacial que enfrenta monstros. Foi um grande sucesso.

No ano de 1967 cria a série Ultraseven, novamente um gigante enfrentando monstros, mas com uma abordagem voltada para a ficção cientifica. É uma das grandes série dos anos 60.

No final de 1969, Eiji inicia a produção da próxima série Ultra, chamada de O Regresso do Ultraman, mas em 25 de janeiro de 1970, passando férias com a família ele sofre um infarto fulminante, vindo a falecer.

O Regresso estreia em 1971, sendo outro sucesso. Eiji Tsuburaia é considerado o Rei das séries tokusatsus.

Ultraman

Sobre o Autor

Carlos Amorim é trekker, fã de séries de TV, cinema, pesquisador de dublagem, com mais de trinta anos de experiência em cultura pop. Além disso tudo ele ainda gosta de seriados cinematográficos e filmes antigos.

2240 views