O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1, de Joseph Delaney

Tendo assistido ao filme baseado nessa obra, decidi que já era hora de conhecer a história por trás, afinal o filme é bem razoável. Conseguimos firmar um acordo de divulgação com a Bertrand Brasil, editora pertencente ao Grupo Record, para divulgação da obra no Brasil.

Teremos então resenhas dos 3 primeiros livros da série As Aventuras do Caça-Feitiço, o primeiro livro da nova série Arena 13 e, para finalizar, uma entrevista com o autor. Vamos então começar com O Aprendiz.

Cuidado: Não deve ser lido à noite.

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1Thomas Ward, ou simplesmente Tom, tem 12 anos e vive numa pequena vila do Condado. Sendo o sétimo filho de um sétimo filho, Tom não vê mais saída para crescer profissionalmente a não ser se tornando aprendiz do Caça-Feitiço, profissional que lida com tudo que seja sobrenatural e bastante malvisto no Condado.

A mãe de Tom deseja muito que o filho se torne um Aprendiz de Caça-Feitiço, mas o pai tem certo receio justamente pela má fama da função, porém negocia com o Caça-Feitiço do Condado e Tom é aceito comoseu aprendiz. Logo, ambos partem para o Morro do Carrasco, residência do Caça-Feitiço, onde Tom iniciará seu aprendizado.

Antes, porém, Tom passa por uma prova de fogo numa casa assombrada. Essa parte foi realmente tensa, nada que se espera para um livro com público infanto-juvenil. Chegando ao Morro, Tom começa a aprender o árduo serviço do Caça-Feitiço, descobrindo que seu mestre mantem um jardim um tanto diferente: em um dos lados do Jardim, sepulturas prendem Feiticeiras.

Não necessariamente mortas, mas uma em particular ainda está viva: Mãe Malkin, que há muito aterrorizou todo o Condado com inúmeras mortes e terror absoluto. Após muita luta, o Caça-Feitiço conseguiu prendê-la na sepultura, único método possível para prender uma Feiticeira sem matá-la, e, mesmo que a matasse, ainda seria um perigo para todos.

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1Em determinado momento, Tom vai à vila perto do morro para buscar os mantimentos semanais, sendo abordadoporum grupo de crianças famintas, que são afugentadas por uma residente, Alice. Ao avistar Alice, Tom se lembra de uma das lições do Caça-Feitiço: nunca confie em uma garota que use sapatos de bico fino. Alice é essa garota.

Ela consegue afugentar os famintos avisando a todos que Lizzie Ossuda havia retornado, o que causa pânico em todos. Tom não reconhece o nome, mas promete devolver o favor à Alice, e decide não mencionar Alice ou Lizzie Ossuda para o Caça-Feitiço, o que se mostra um erro terrível.

Lizzie Ossuda é filha de Mãe Malkin e, através do favor que Tom deve à Alice, fará com que Mãe Malkin seja solta e traga o Caos novamente ao Condado. Usando a ingenuidade de Tom, as coisas logo ficam muito feias e todos passam a correr riscos enormes, inclusive a própria Alice.

“Muito bem, rapaz. Você está aprendendo. Somos os sétimos filhos de sétimos filhos, e temos o dom de ver coisas que os outros não podem ver. Mas esse dom, de vez em quando, pode se tornar uma maldição. Se tivermos medo, às vezes poderão aparecer coisas que se alimentam desse medo. O medo piora tudo para nós. O truque é nos concentrarmos no que vemos e pararmos de pensar em nós mesmos. Sempre resolve.”

Mas eu li à noite…

Como fã confesso do gênero Infanto-juvenil e jovem-adulto, vez ou outra me deparo com obras razoáveis ou até terríveis, mas Delaney foi uma grata surpresa. Sua trama é consistente, seus personagens são críveis e bem construídos, além do mistério escondido em cada página, arte que Delaney dominou muito bem no primeiro livro da série.

Lerei as continuações com gosto, pois essa saga já se tornou uma obra para se prestar atenção, o que faz com que ela venha a ser uma das minhas favoritas, dependendo de suas continuações.

Claro que há fraquezas nessa obra. Todas as obras tem, mas nada que seja relevante a ponto de ser mencionado na resenha. Talvez o maior exemplo, e que mesmo assim é compreensível, seja o fato de, enquanto temos um personagem forte e dominante como o Caça-Feitiço, temos um personagem fraco, no caso seu Aprendiz.

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1Sim, ele consegue se virar com os problemas, mas demonstra muitas e muitas fraquezas, como seria de se esperar em qualquer jovem de 12 anos, é claro. A mãe de Tom é um mistério a ser desvendado. Ela é extremamente misteriosa e tem um poder de persuasão muito forte, chegando a conseguir o respeito do Caça-Feitiço, além de demonstrar ter muito conhecimento sobre a função.

Acredito que a obra tenha peculiaridades muito interessantes. O Caça-Feitiço já teve muitos aprendizes, sendo que o ultimo morreu em um acidente. Uma força estranha conduz a cozinha da casa do Caça-Feitiço, o teste inicial na casa mal-assombrada retrata um pesadelo constante na vida do autor, além de muitos aspectos interessantes.

Posso dizer, sem sombras de dúvida, que essa obra merece ser lida. Qualidade como sempre impecável, a Bertrand Brasil fez as capas da série em uma textura que lembra couro e com alto-relevo, além de ilustrações em todos os capítulos, que vieram da edição Inglesa da obra.

Em breve a série estará concluída no Brasil, assim como Arena 13 ganhará logo sua sequencia. Ainda temos mais algumas resenhas a caminho, e finalizaremos esse especial com uma entrevista bem bacana. Acompanhem o site e logo teremos a continuação.

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1 | Links

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1 | Sinopse

Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros.

Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, tem início o horror… e uma grande aventura!

O aprendiz, primeiro livro da série de fantasia As aventuras do Caça-Feitiço, escrito por Jospeh Delaney (e traduzido pela prestigiada Lia Wyler, responsável pelo texto em português da saga de Harry Potter), que já vendeu centenas de milhares de exemplares em todo o mundo, é uma história repleta de emoção e muitos, muitos sustos. Por isso, cuidado: não deve ser lido à noite!

Sobre o Autor | Joseph Delaney

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1

Joseph Delaney mora em Lancashire, Inglaterra, com sua mulher. Tem três filhos e quatro netos. Sua casa fica no coração do território dos ogros, e em sua aldeia há um deles conhecido como Bate-Portas, enterrado sob a entrada de uma casa próxima à igreja. Acredite se quiser: a casa mal-assombrada em O aprendiz realmente existiu!

Quando criança, Joseph morou numa casa assim, em Preston, onde tinha um pesadelo recorrente. No sonho ele se via sentado em um tapete na sala enquanto a mãe tricotava. Então, começava a sentir um frio sinistro e, do depósito de carvão no porão, subia uma sombra que o levava à força para o escuro.

E o que era mais assustador… seus irmãos tinham o mesmo pesadelo! A casa foi demolida por causa disso; portanto, ele jamais poderá voltar lá.

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1 | Ficha Técnica

  • Título Original: The Spook’sApprentice
  • Tradutor: Lia Wyler
  • ISBN: 9788528613155
  • Páginas: 224
  • Formato: 14 x 21 cm
  • Editora: Bertrand Brasil

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1

O Aprendiz, As Aventuras do Caça-Feitiço, Volume 1
  • 100%
    PREMISSA - 100%
  • 95%
    DESENVOLVIMENTO - 95%
  • 90%
    PERSONAGENS - 90%
  • 100%
    CONTEXTUALIZAÇÃO - 100%
  • 100%
    PROCESSO NARRATIVO/ NARRATIVIDADE - 100%
  • 100%
    CONCLUSÃO/ DESFECHO - 100%
98%

Sobre o Autor

Um leitor assíduo da fantasia e do terror, vem descobrindo aos poucos as maravilhas da Ficção Científica e dos Romances Históricos. Crítico e perfeccionista, procura falhas até nos livros mais perfeitos. Nas horas vagas escuta Heavy Metal e lê ainda mais.

2102 views