Série | 13 Reasons Why

13 Reasons Why (13 Reasons Why, 2017) | Gênero: Drama; Suspense | Direção: Kyle Patrick Alvarez; Gregg Araki; Carl Franklin; Tom McCarthy | Elenco: Dylan Minnette; Katherine Langford; Christian Lee Navarro; Brandon Flynn; Ross Butler; Kate Walsh.

Em comparação à Iron Fist, eu nem esperava essa série com ansiedade ou mesmo com algum tipo de expectativa. Na verdade, só fui me interessar por ela quando vi o conteúdo principal retratado: Bullying. E, previamente, devo dizer que não me arrependi nenhum pouco de ter feito a maratona.

Se você tiver problema com spoilers, eu sugiro que não continue a leitura. De qualquer forma, não pretendo revelar muita coisa e estragar a experiência de vocês.  

Certamente, a maioria já deve ter se deparado com uma grande porção de textos pela internet falando sobre a série que tem dividido opiniões pois, além de retratar um tema já delicado que é o bullying, ainda passeia por outros como: estupro, machismo e acima desses, o suicídio.

Esses temas estão sendo muito comentados atualmente, digamos que o mundo atravessa uma fase em que as pessoas “abriram os olhos”, e quanto ao mais delicado deles, o suicídio, ganhou ainda mais fervor na web devido à essa polêmica série.

Quando a trama começa, a protagonista Hannah Baker (Katherine Langford) já não está mais entre nós pois, cometeu suicídio após sofrer bullying, e põe bullying nisso.

13 reasons why série netflixO desenrolar da história se passa quando Clay (Dylan Minnette) recebe algumas fitas cassetes em que Hannah registrou as 13 razões dela ter feito o que fez. Clay era amigo de Hannah e pelos seus olhos, ou melhor, ouvidos, vamos descobrindo o que de fato aconteceu com Hannah.

Todos nós sabemos que o ensino médio é uma fase difícil de lidar. Começando pela grande pressão de atravessar um período que nos prepara para sermos adultos e outras coisas como: vestibular, crushs, espinhas, peso, opção sexual etc etc etc. 

Hannah é a pessoa que mais sofre bullying no seu colégio pois, fora caluniada muitas vezes e mais do que sofrer bullying, ela pode até ser vista como um mártir pra “salvar a pele” de muita gente em muitos momentos também (quem já viu a série sabe do que eu tô falando com mais clareza). 

13 reasons why série netflix

Uma das coisas que mais tem sido falada a respeito de 13 Reasons Why é que ela não foca em uma solução preventiva contra o suicídio, mas antes, romantiza-o. O que eu não concordo.

Creio que, existe sim um Q de “sétima arte” ali, obviamente, mas, se pararmos pra pensar, já não havia mais nada a ser feito por Hannah pois, a série já começa com a protagonista morta, motivo que me leva a crer que, a principal mensagem passada é, antes de tudo, para os PRATICANTES do bullying e sobre quem poderia ter AJUDADO Hannah e NÃO ajudou.

Em outras palavras, a série foca nas raízes dos problemas, nas motivações de Hannah e não propriamente em uma saída para ela (tornando a dizer, ela já não estava mais viva no começo da série) e essa saída muito dependia de um comportamento diferente dos envolvidos em relação à protagonista e, infelizmente, ela não teve a sorte de conseguir a ajuda e o apoio que precisava. 

A mensagem é bem clara: o extremo que o bullying pode chegar se nada for feito e do quanto é bom se abrir com alguém que pode REALMENTE ajudar. Muitos telespectadores da série, inclusive eu, acredita que se Hannah tivesse desabafado com Clay ou até mesmo com seus pais, ela não teria ido tão longe.

Um outro caso visto que pode reforçar a teoria é o caso do estupro de outra personagem e o medo, a angústia e a vergonha que ela sentia só de pensar em contar isso pra alguém. É muito difícil. Requer muita coragem e confiança pra desabafar com alguém quando algo assim acontece, mas ainda é a melhor saída: possibilitar se ajudar o quanto for possível e obter a ajuda de alguém também.  

13 Reasons Why tem produção executiva da atriz e cantora Selena Gomez e é baseada na obra de Jay Asher de mesmo título publicada em 2007. 

13 reasons why série netflix

A nova aposta da Netflix retrata um assunto tão macabro de forma delicada, isso fica mais fácil de ver com alguns personagens, com a trilha sonora e com a fotografia escolhida. É completamente um retrato da vida adolescente da América (e pode-se dizer do mundo): cheia de conflitos entre pais e filhos, e, claro, com um ótimo e diverso elenco que desempenha muito bem a pressão que a adolescência representa.

13 Reasons Why | Dados no IMDB

13 Reasons Why (2017–)
13 Reasons Why poster Rating: 8.4/10 (46 votes)
Director: N/A
Writer: Brian Yorkey
Stars: Katherine Langford, Christian Navarro, Michael Sadler, Justin Prentice
Runtime: N/A
Rated: N/A
Genre: Drama, Mystery
Released: 31 Mar 2017
Plot: Follows teenager Clay Jensen, in his quest to uncover the story behind his classmate and crush, Hannah, and her decision to end her life.

13 Reasons Why
  • 90%
    ROTEIRO - 90%
  • 90%
    TRILHA SONORA - 90%
  • 90%
    PERSONAGENS - 90%
  • 100%
    CONTEXTUALIZAÇÃO - 100%
  • 100%
    FIGURINO - 100%
  • 89%
    DESFECHO - 89%
93.2%

Sobre o Autor

Publicitário, estudante de jornalismo e aspirante a artista. Ama passar o dia com o fone de ouvido, ir ao cinema e andar pela Doca de Souza Franco como se não houvesse amanhã. É Marvete e DCnauta pois, aproveita de tudo.

1571 views