O Livro É | Meio Rei, de Joe Abercrombie

Depois de lançar a trilogia A Primeira Lei no Brasil, Joe Abercrombie retorna às livrarias com uma série para o público jovem adulto. O que muda na escrita de Abercrombie de uma pra outra? Muito pouca coisa. A escrita do autor continua bem pesada, o que me deixou muito satisfeito ao ler essa obra.

Meio homem, meio deformado

Meio ReiYarvi, segundo na linha de sucessão ao trono de Gettland, reino do Mar Despedaçado, nasceu com uma peculiaridade: uma deformação em sua mão esquerda, fazendo com que tenha somente dois dedos. Essa deformação é malvista pela sua família, que o despreza.

Sabendo que não teria nenhuma capacidade de batalha, Yarvi parte para os estudos, onde tenta aprender o máximo possível para se tornar um ministro, uma espécie de médico e auxiliar do rei.

Quando já estava pronto para a prova final, que lhe diria se poderia exercer essa função, seu tio chega com uma notícia: seu pai e seu irmão haviam sido emboscados e assassinados. Yarvi agora é o novo rei.

Contra sua vontade, o rapaz assume o trono e jura vingança contra aqueles que mataram seu pai e seu irmão. Com seu exército, parte em busca do assassino, mas, chegando ao seu destino, sofre uma traição de uma pessoa que nunca esperaria.

Por sorte, Yarvi consegue fugir, mas é considerado morto pelos que apoiaram a traição, que seguem de volta à Gettland para coroar o novo rei.

Em sua fuga, Yarvi é encontrado justamente por aquele que teria matado seu pai, que revela que a traição era só o começo de tudo. Vendido como escravo para uma pirata, ele é levado para outro reino, onde deverá remar pelo Mar Despedaçado juntamente com outros escravos. Será nesse barco que Yarvi utilizará aquilo que tem de melhor: sua inteligência.

“Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro.”

Conquistando novos aliados, fazendo seu próprio jogo para sobreviver e passando por muitas, mas muitas situações terríveis, Yarvi mostra que, embora seja deformado, jovem e inapto para a batalha, sua astúcia pode salvá-lo de qualquer situação.

 Meio Rei | Para jovens adultos? Sério?

De YA esse livro tem muito pouca coisa. As situações vividas por Yarvi e seus aliados, as descrições sangrentas, a atmosfera carregada de suspense e, principalmente, as traições, mostrando que não podemos confiar em ninguém, fazem desse livro uma leitura não tão leve quanto a que esperaríamos de um livro voltado para jovens adultos.

Apesar disso, há uma critica a ser feita aqui. Em alguns pontos a narração se torna demasiadamente excessiva, e a alternância de ação com cenas calmas quebram o ritmo. As lamúrias de Yarvi também são muito irritantes. Inúmeras vezes ele se queixa pela sua condição de deformado, o que seria compreensível se fosse mencionado esporadicamente. Afinal ele cresceu ouvindo que não seria nada graças à deformidade, sendo muito rejeitado pelo pai.

Mas essa lamentação é insistente, e cansa. Enquanto lia uma dessas partes, eu só pensava “lá vem ele de novo”. A trama em si é ótima e muito rica, a reviravolta da traição me deixou extasiado, e sua luta por sobrevivência, além da sua tentativa de se superar – algo que admirei muito – fazem o livro valer a pena.

“– Quando se está no inferno – murmurou Yarvi –, só um demônio pode apontar a saída.”

Em vários momentos, Abercrombie nos brinda com reviravoltas, sejam elas contra ou a favor de Yarvi, o que garante a emoção do leitor e faz com que o livro seja difícil de largar. Uma leitura densa e rica, que perde um pouco o ritmo nas descrições mais longas e momentos calmos, mas que logo retoma seu eixo e faz o leitor se animar novamente, culminando num final excelente.

Mais uma vez devo dizer: a qualidade física do livro é perfeita. Não escondo de ninguém que a Arqueiro é a melhor editora quando se trata de livros brochura, e como sempre a qualidade está presente. Excelente revisão, não encontrei erros em nenhuma página, diagramação perfeita e trabalho primoroso. Fica a dica para quem quer uma boa fantasia, que não seja tão Dark nem tão High Fantasy, mas sim uma ótima fantasia bem escrita. Vale a pena com certeza

Editora Arquiero

Meio Rei | Links

Meio Rei | Sinopse

Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem. 

Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. 

Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. 

Meio Rei | Sobre o Autor

Meio Rei
Joe Abercrombie

Joe Abercrombie nasceu em Lancaster, na Inglaterra, no último dia de 1974, e atualmente mora em Bath com a esposa, as duas filhas e o filho.

Foi editor freelancer de filmes, trabalhando em diversos documentários e eventos musicais, mas hoje se dedica a escrever.

A trilogia A Primeira Lei se tornou sucesso entre os leitores de George R. R. Martin. O poder da espada, seu primeiro romance, teve os direitos vendidos para 24 países.

Em 2008, Joe foi finalista do prêmio John W. Campbell na categoria autor revelação.

Meio Rei | Ficha Técnica

  • Lançamento: 2016
  • Título original: Half a King
  • Tradução: Alves Calado
  • Formato: 16 x 23 cm
  • Número de Páginas: 288
  • ISBN: 9788580415612

Sobre o Autor

Um leitor assíduo da fantasia e do terror, vem descobrindo aos poucos as maravilhas da Ficção Científica e dos Romances Históricos. Crítico e perfeccionista, procura falhas até nos livros mais perfeitos. Nas horas vagas escuta Heavy Metal e lê ainda mais.

1185 views