Poker com o Diabo, Ítalo Guimarães

Conheci Poker com o Diabo numa divulgação feita pelo autor em um grupo literário. A sinopse me chamou atenção na hora e conversei com o autor que, gentilmente, cedeu um exemplar para avaliação aqui no Ponto Zero.

Hoje a resenha será diferente, pois se trata de um livro bem curto e corro o risco de soltar um ou outro spoiler, então falarei rapidamente da trama e irei avaliar, mas também aproveitarei para bater um papo com o autor. Vamos lá.

Poker com o Diabo | Um enredo curioso.

Poker com o DiaboCerta vez, no Inferno, o Diabo decidiu acabar com o tédio. Para isso, selecionou a dedo pessoas condenadas que já estavam sofrendo a danação eterna, para uma partida de Poker. Nessa partida, um único prêmio estaria em jogo: a alma da pessoa.

Caso perdesse, aquela alma estaria condenada a um tormento ainda pior durante toda a eternidade. Caso ganhasse, sua alma estaria livre, e iria para o paraíso. O livro começa com o Diabo em um bar, servido por um Homem de Branco.

O Diabo vai selecionando suas almas, mas ainda falta algo. É quando aparece um recém-chegado, uma criança misteriosa, usando uma máscara antiga comum aos médicos da era da peste bubônica, do século XVII, e enrolada em panos. É nesse momento que o Diabo acha a pessoa que ainda faltava, faz sua escolha e leva todos ao bar para o Poker.

Somos apresentados então aos escolhidos. Giuseppe Andollini, um Italiano condenado por ter sido um agiota, Lilian Brokeheart, uma modelo interesseira, que fez de tudo para se casar com homens ricos, Joseph Shatner, um pastor evangélico que valorizou mais o dinheiro do que a salvação de seu rebanho, Verônica Slain, uma parteira que auxiliou no aborto de centenas de crianças, Jack Osbourne, um policial misterioso, e a criança com a antiga máscara médica. Com o Homem de Branco servindo ao Diabo e às pessoas, e auxiliado por um Diabrete, o Diabo começa seu jogo.

Poker com o Diabo |  A Escrita de um autor iniciante.

A sacada genial aqui foi o jogo em si. Cada carta vai revelando o passado da pessoa, todos os seus crimes e todas as consequências. Através de suas atitudes, as combinações são feitas e o jogo termina, sendo favorável ou não ao condenado. Cada jogo tem sua surpresa, e em cada jogo o Diabo explica o que trouxe cada um ao inferno, colocando imagens dos eventos em vida na mente de cada alma, causando ainda mais tormento.

Poker com o Diabo

Um livro bem escrito, com uma sacada genial, e um final bem interessante e inesperado. Não se trata de um livro de terror, como parece ser pelo titulo, mas é carregado de suspense em cada capítulo, mas com suas pegadas de terror e, em se tratando do diabo em sua figura malandra, por vezes cômico.

Afinal, alguém vai conseguir ganhar o jogo? O livro também conta com uma explicação sobre o Poker, para que as pessoas que não conhecem as combinações do jogo possam acompanhar cada jogada, também ilustradas. Um livro ótimo para passar um tempo e descontrair, valendo a compra com certeza.

Poker com o Diabo | Entrevistando o autor.

Agora vamos bater um papo com o autor:

  1. Olá Italo. Seja bem-vindo ao Ponto Zero.Fale-nos um pouco de você. Quais seus autores e livros favoritos? Quem é Italo Guimarães?

Ítalo –  Olá Alexander, obrigado pelo convite a esse bate-papo.

Bem, tenho 24 anos, morador da terra da garoa e levo uma vida dupla como trabalhador e como escritor.

Meus autores favoritos variam de gênero, para o terror, Poe e Stephen King, para o gênero de investigação, Sir Arthur Conan Doyle e por ai vai… Mas em absoluto Sherlock é a maior obra já escrita, em minha humilde opinião.

Bem… Posso dizer que Ítalo Guimarães se divide em dois, o autor e pesquisador, e o leitor compulsivo quase.Quando estou na persona de autor, procuro saber sobre histórias que já foram quase esquecidas para me inspirar, além de, em alguns textos, possuírem fatos reais que foram apenas moldados para a “ficção”. Já o leitor lê de tudo um pouco, do terror ao drama, da tragédia a comédia.

  1. Gostei muito do seu livro, porém achei que ele poderia ter algumas páginas a mais, talvez a inclusão de mais personagens fosse uma boa idéia. Qual sua opinião?

Ítalo – Inicialmente, “Poker com o Diabo” seria uma mesa cheia, nove jogadores na mesa, mas devido à dinâmica do livro, achei que ficaria um tanto repetitivo e maçante deixar tantos jogadores.

Quando passei pelo processo de “Beta”, muitos falaram a mesma coisa, e por causa disso, escolhi os melhores capítulos e os mantive, por isso acabou ficando um tanto pequeno, não que isso seja um defeito afinal.

Poe escrevia contos e um clássico “O médico e o Monstro” está no mesmo patamar de críticas por ser um livro curto.

Poker com o Diabo

  1. Achei curiosa a escolha dos pecadores. Como você chegou a esses indivíduos e seus pecados?

Ítalo – Alguns são releituras e inspirações da obra “o Auto da Barca do Inferno”, e outros foram por questões um tanto de senso comum.Ver pessoas da sociedade reclamando desses estereótipos e desejando o inferno a eles, pensei comigo: “Oras, então vamos colocar esses contra o senhor das trevas”.

Ainda haveria um médico, um “macumbeiro” e o louco, mas como disse, foram os mais fracos e, por isso, foram retirados.

  1. Uma sacada que achei genial foram as revelações que as cartas fazem no jogo. Foi trabalhoso achar a combinação certa para cada personagem de maneira a conduzir o jogo conforme você planejou? Conte-nos um pouco dos detalhes.

Poker com o DiaboÍtalo – Foram quase dois anos, pensando em como seria a jogada, o porquê de cada carta, para aí sim desenvolver todos os detalhes do enredo. Precisei de algumas noções básicas de tarologia e algumas boas conversas com uma das pessoas que coloquei na dedicatória.

Era como uma pequena peça de teatro que fazia com este meu amigo, revezando de papéis: ora era o Diabo, ora a vítima, até achar as cartas certas, com o enredo certo para desenrolar a narrativa.

  1. Quando você teve a ideia para Poker com o Diabo? Quais foram suas inspirações para escrever sua obra? Houve inspirações de HQs, Cinema, entre outros gêneros além da literatura?

Ítalo – Minha maior inspiração, que inclusive é nítida no livro é a peça de teatro “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, peça essa que interpretei quando mais jovem na escola.

Acho que a inspiração fora a literatura, foi mesmo o teatro, vendo as peças mais contemporâneas, a ponto de colocarem personagens que não existiam na obra original.

  1. Pretende escrever mais livros? Quais seus novos projetos?

Ítalo – Estou com dois projetos a rodar. Um será outra obra, envolvendo a icônica figura do Diabo e o outro uma releitura mais pesada e um terror mais denso de contos infantis.

  1. Muito obrigado pela sua atenção, Italo. E obrigado por ceder um exemplar ao Ponto Zero. Fico feliz pela confiança. Gostaria de deixar uma mensagem final?

Ítalo – Pensem bem no que fazem em vida, pois uma atitude pode te valer um Ás (carta mais forte no Poker) ou um dois (carta mais fraca), pois na mesa do Diabo, as cartas é que dirão as regras.

Poker com o Diabo | Sinopse

O diabo esteve entediado em seu mundo, então decidiu fazer um jogo memorável: uma partida de poker! Selecionou a dedo seus adversários entre os residentes do inferno para que o jogo fosse perfeito. O prêmio? A liberdade do sofrimento eterno! mas quem conseguirá vencer o Senhor do Abismo? Sem trapaças… apenas a sorte.

Nesta história de suspense e horror pessoal, descubra como a alma humana pode esconder segredos mais obscuros do que se possa imaginar. Na mesa do Diabo, as cartas dão as regras.

Poker com o Diabo | Ítalo Guimarães

ÍTALO GUIMARÃES, 24 anos, escritor, cronista e narrador, sempre teve um gosto forte por literatura e um gosto mais aprofundado pela literatura do ramo do terror. Depois de interpretar o próprio Diabo em uma peça da escola “O Auto da barca do Inferno” de Gil Vicente e ser apaixonado por Poker, teve a ideia de fazer essa releitura. Passou anos sem escrever uma palavra sequer, apenas imaginava as cenas e as guardava em sua mente. Até que um dia cansou de imaginar e passou para o papel tudo aquilo.

Hoje, Ítalo escreve e narra contos de terror em um podcast na internet chamado Historiarum, no programa Terrorhertz, que tem suas edições mensais, trazendo o terror e o medo aos ouvidos daqueles que assistem o canal.

Poker com o Diabo | Links

Sobre o Autor

Um leitor assíduo da fantasia e do terror, vem descobrindo aos poucos as maravilhas da Ficção Científica e dos Romances Históricos. Crítico e perfeccionista, procura falhas até nos livros mais perfeitos. Nas horas vagas escuta Heavy Metal e lê ainda mais.

1897 views