O livro é: “Como eu era antes de você” de Jojo Moyes

Jojo Moyes é uma jornalista e escritora britânica muito conhecida por escrever dramas dos quais você pode levar o termo a ferro e fogo. Autora de livros como: “A última carta de amor (2010)” e A garota que você deixou para trás (2012)”, Jojo alcançou o ápice do reconhecimento de seu trabalho com o livro “Como eu era antes de você (2012)”.

O sucesso foi tão grande e real, que em 2016 o livro ganhou uma adaptação cinematográfica do qual a própria Jojo é a roteirista. O filme é estrelado por Sam Claflin (de Simplesmente Acontece) como Will Traynor e Emilia Clarke (de Game of Thrones) que vive Louisa Clark, os protagonistas da história.

Jojo Moyes, autora do livro Como eu era antes de você

Como eu era antes de você | O Livro

Como eu era antes de você é um livro completo: aborda questões que ainda são consideradas tabu ao nosso questionamento; traz um romance que consegue ser muito belo sem ser meloso e cansativo; mostra diferentes pontos de vista, pois, a história é narrada por Louisa Clark (a personagem principal), porém, há um capítulo com a visão de cada membro importante na história, nos dando, assim, a oportunidade de analisar uma mesma situação sobre diversos pontos de vista, o que é totalmente coerente com o desenlace e o desfecho da história, sem contar que há um prólogo e um epílogo.

Como eu era antes de você, edição digital do KindleA história começa com a narrativa de Will Traynor, um empresário bem sucedido que gosta de aproveitar a vida pulando de penhascos, esquiando, viajando e degustando o cheiro e o sabor de diferentes culturas mundo afora.

No entanto, sua vida muda de direção quando ele sofre um acidente e acaba ficando tetraplégico, assim, voltando a morar na casa dos pais, Camilla e Steven Traynor. Logo em seguida, já somos inseridos no mundo de Louisa Clark.

Uma mulher de 26 anos que mora com os pais, Bernard e Josie, com o avô doente, sua irmã mais nova Katrina e seu sobrinho Thomas.

Louisa não tem muitos planos para a sua vida, ela parece estar bem conformada com a forma da qual vive, trabalhando em uma cafeteria (o The Buttered Bun), namorando Patrick (já havia 7 anos), um personagem chato que só pensa em correr, em perda de peso, etc.

Assim como Will, Louisa também tem uma reviravolta em sua vida, não tão forte como a de Will, mas certamente algo que a tirou de sua zona de conforto da qual vivia há 6 anos trabalhando como garçonete no café: ela foi demitida, pois, o proprietário iria fechar o local por questões pessoais, deixando a nossa querida Lou “sem chão”.

Neste ínterim, a família de Will solicita o trabalho de uma cuidadora (não necessariamente experiente) que o ajude em suas necessidades durante 6 meses. Lou, totalmente necessitada e desesperada para conseguir um emprego, se candidata à vaga e a consegue.

E é aí que a vida dos dois começa a mudar. E a palavra “mudar” me deixa feliz ao lembrar da minha experiência com o livro. Fica nítido o quanto os dois personagens constroem algo lindo que não se resume ao romance diretamente, mas às consequências de escolhas, demonstrações de carinho e afeto com coisas simples, diálogos carregados de significados que vão desde o especiais até os mais sombrios.

Louisa Clark é uma personagem bem incomum e interessante, ou seja, fora dos padrões de romance do quais estamos acostumados, é fácil se identificar com ela pela forma em que ela descreve os seus sentimentos e pensamentos. Ela ama roupas, faz algumas combinações bem loucas (no filme isso fica mais evidente), sempre busca ajudar a sua família no que for possível, tem uma relação normal de irmãos com a irmã mais nova Katrina ou “Treena”, talvez o que falte à ela seja apenas um objetivo de vida do qual ainda não tem ideia do que seja.

“Meu pai me chama de “figura” porque costumo falar a primeira coisa que me vem a cabeça (…) Minha mãe me chama de ‘singular’, que é uma maneira educada de não entender muito bem como me visto.” 

Enquanto a Will, meio carrancudo por conta do acidente que o tirou do posto de homem independente e o resumiu a um homem totalmente dependente de cuidado dos demais.

Porém, o mau humor de Will não é exagerado a ponto de você odiá-lo por isso. Muito pelo contrário, a personalidade sarcástica de Will funciona muito bem como antagonismo e equilíbrio à personalidade de Louisa. E isso nos faz ter mais interesse em ver a construção da proximidade deles até que se torne um romance, um romance que chega a ser quase implícito.

“Assim que entramos no quarto, o homem na cadeira olhou por baixo de uma cabeleira despenteada. Seus olhos encontraram os meus e, após uma pausa, ele soltou um gemido horripilante. Então, sua boca se retorceu e ele deixou sair outro grito fantasmagórico. Senti sua mãe se empertigar. — Will, pare com isso!”

Como eu era antes de você | O Filme

A adaptação cinematográfica que foi lançada recentemente e que ainda está no cinema não decepciona. O roteiro foi escrito por Jojo Moyes, e como é sabido, não tem como contar tudo em detalhes como é feito no livro. Houveram poucas modificações, como o corte da irmã de Will, Georgina Traynor; um determinado diálogo aproveitado em uma outra cena e local, e, falando em diálogos, há muitos idênticos aos do livro, tudo bem que é meio óbvio esperar isso de uma adaptação, mas em alguns momentos parece que eles estão lendo o livro em voz alta (risos).

É muito mais divertido ver os looks loucos de Louisa Clark, inclusive, algumas pessoas repararam (eu também reparei) que a Lou do filme é um pouco mais extrovertida do que a Lou do livro, mas é só uma questão de ponto de vista, devo dizer que gosto das duas.

os protagonistas do filme Como eu era antes de você

O Trailer

Conclusão

Afinal, “Como eu era antes de você” faz jus ao título, e, além de não deixar de ser um drama a nível dos que já conhecemos, ele surpreende por ir fundo no quesito “como eu era e nos mostra uma ótica de amar que é muito agradável aos olhos de quem lê/de quem vê.

Um amor simples, um amor que muda, um amor que inspira. Quando você ler (ou ver o filme, ou as duas coisas), vai entender o que eu digo. E espero que você lembre das minhas palavras.

MOYES, Jojo. Como eu era antes de você. (Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016), edição Kindle.

Sobre o Autor

Website | + posts

Publicitário, estudante de jornalismo e aspirante a artista. Ama passar o dia com o fone de ouvido, ir ao cinema e andar pela Doca de Souza Franco como se não houvesse amanhã. É Marvete e DCnauta pois, aproveita de tudo.

1134 views