Rom, o Cavaleiro do Espaço está voltando

Dia 10 de dezembro a IDW Publising divulgou um press-release fantástico: Rom the Space Knight #0 está com data de estreia marcada para maio de 2016 no Free Comic Book Day. Após décadas no limbo editorial o personagem finalmente ganhou carta branca para ser publicado em nova série.

Rom the Space Knight Lançado originalmente como uma figura de ação na década de 1970, Rom virou HQ naquela clássica jogada de alavancar a fama do brinquedo através de gibis Marvel com sua edição #1 lançada em dezembro de 1979.

Algo similar ao que ocorreu com Transformers, Esquadrão Atari (no segmento dos games, no caso e tendo a DC Comics como editora), coleção de bonecos da Gulliver que deu base para Guerras Secretas também da Marvel e por aí vai… O cavaleiro do espaço já era um desbravador do cenário multimídia.

Para fortalecer ainda mais a presença do personagem nas HQs Marvel, não foram poucas as ocasiões que o personagem cruzou caminho com outros heróis da casa das ideias: Hulk, X-men, Homem Aranha, Vingadores, Capitão América. As histórias de Rom na cronologia Marvel tiveram 75 edições regulares, alguns Anuais e claro, suas aparições em títulos de outros personagens e, todo seu background fora definido por Bill Mantlo e Sal Buscema, dando contexto e histórico para o brinquedo até então desconhecido e sem apelo.

Ironicamente Rom, o personagem da HQ, fez muito mais sucesso que o original em brinquedo que vendeu em torno de 200 a 300 mil unidades apenas.

O fracasso do brinquedo acabou engavetando Rom por diversas questões referentes aos direitos de uso da imagem do personagem, já que o visual do boneco era de propriedade da Parker Brothers, posteriormente adquirida pela Hasbro, o que soterrou ainda mais as possibilidades de republicações ou novas utilizações do personagem e seu contexto.

O tempo, esse danado, passou e as coisas foram se arrumando aos poucos e a IDW consegui se alinhar com a Hasbro e tirar Rom do limbo para uma nova série com nova equipe, novo contexto, mas, segundo Chris Ryall, editor-chefe e editor-criativo da IDW, a essência original do personagem estará presente no novo título.

Rom the Space Knight #0 será uma edição especial introdutória da chegada de Rom à Terra, a edição gratuita terá 10 páginas de história mais extras como esboços e entrevistas, tudo preparando terreno para a série regular que está prevista para julho de 2016.

A reestreia de Rom tem roteiro co-escrito entre Chris RyallChristos Gage, na arte do especial #0 temos ainda David Messina, a arte da capa para Rom # 0 é de Zach Howard e Nelson Daniel.

Com a chegada do novo material, vamos ver como se desenrolam as negociações para um possível republicação do material da Marvel com o personagem. Aqui, ao menos, é grande a torcida.

Fonte: IDW Publishing

Bill Mantlo, uma vida em quadrinhos

Rom the Space Knight Bill MantloEm 17 de julho de 1992 o artista Bill Mantlo sofreu um grave acidente. Atropelado e sem socorro imediato, Mantlo sofreu traumas severos no crânio e no cérebro. Após uma cirurgia de emergência e duas semanas em coma, Mantlo despertou, reconheceu familiares e amigos, passou anos em longas sessões de terapia até que os médicos determinaram que o artista jamais voltaria a se recuperar totalmente do trauma sofrido.

Desde então Mantlo regrediu ainda mais e vive sob cuidados quase que 24 horas por dia. Inúmeras vezes artistas se juntaram e somaram forças para auxiliar financeiramente o tratamento do artistas. Em 2007 David Yurkovich publicou uma biografia intitulada, Mantlo: A Life in Comics para ajudar a levantar fundos para o cuidado de Mantlo.

Além disso, o Floating World Comics patrocinou dois eventos chamados Spacenight: A Tribute to Bill Mantlo, uma mostra de arte feita quase que totalmente de interpretações diferentes de artes do personagem Rom para ajudar a levantar fundos.

Também vale lembrar da sessão de exibição especial do filme Guardiões da Galáxia para Mantlo, co-criador do personagem Rocket Raccoon. Atualmente aqueles que desejarem fazer doações diretas podem enviá-las para o irmão de Bill, Mike Mantlo.

Você passa a vida criando heróis indestrutíveis que sobrevivem ao passar dos anos através de histórias incríveis, infelizmente, você, artista, não é invencível, menos ainda inesquecível para a indústria…

Rom the Space Knight Bill Mantlo

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

1026 views