XBox 360 | Primeiro console da sétima geração completa 10 anos de vida

O Xbox 360 foi lançado em 22 de novembro de 2005, o segundo console da Microsot abriu os trabalhos da sétima geração de consoles de jogos eletrônicos. Sucessor do XBox Original, o XBox 360 saiu na frente para compensar o terreno que seu antecessor havia perdido para o quase imortal Playstation 2 na geração anterior, onde também disputou espaço com o Nintendo Gamecube.

Xbox 360 10 anos

Entre exclusivos e multiplataformas, o console se apoiou num começo de carreira bem controverso devido ao fantasma das ‘Três Luzes da Morte’, defeito que aterrorizou usuários e a própria Microsoft durante os anos iniciais do aparelho que ganhou inúmeras versões para suprimir o quase enigmático defeito que surgia do nada e simplesmente inutilizava o parelho.

Xbox 360 10 anos
XBox Original, o primeiro console da Microsoft e antecessor do 360

Entre seu catálogo de jogos, brilharam seus grandes exclusivos como as sequências da aclamada franquia Halo que, além de games inéditos e expansões cronológicas como Halo Reach, ganhou versões remasterizadas com gráficos em alta definição (veja nosso especial de 10 anos da franquia Halo AQUI).

Entre os exclusivos estreantes o console emplacou a excelente franquia Gears of Wars e seus tiroteios frenéticos em uma guerra entre os humanos e os Locusts no Sera. Outros games exclusivos que ganharam muito destaque na plataforma foram Alan Wake, Forza Motorsport, Blue Dragon que tinha no time criativo ninguém mais ninguém menos que Akira Toryama de Dragon BallHironobu Sakaguchi, roteirista de games Final Fantasy.

Xbox 360 10 anos

Como um de seus grandes atrativos, o console era atrelado aos poderosos servidores da Xbox Live, um dos melhores serviços on line em um console. Disputas multiplayer, downloads exclusivos de conteúdos, compra de jogos e partidas Co-Op entre jogadores de todos os lugares eram alguns dos mais importantes atrativos da rede da Microsoft. Oferecido em diversos planos, a Live se tornou popular entre os fãs de games com boas modalidades online, dando maior sobrevida aos produtos.

Em dezembro de 2006 o console passou a ser vencido oficialmente em território brasileiro pela Microsoft. Apesar de não ter um preço inicial tão atrativo ao mercado nacional, a medida acabou por ganhar grande importância devido ao fato de que já havia se passado uma boa quantidade de anos em que nenhuma outra empresa lançava mais aparelhos oficialmente em nosso país.

O tempo se encarregou de tornar os modelos nacionais competitivos e acessíveis ao grande público por conta da possibilidade de comprar os aparelhos em parcelas a perder de vista nos cartões de crédito.

Xbox 360 10 anos
Kinect, o sensor de movimentos do XBox 360

Em novembro de 2010 o aparelho recebeu o aditivo do Kinect, um poderoso sensor de movimentos que permitia aos jogadores controlar personagens, icones e situações apenas através da captação de movimentos.

Diferentemente dos rivais, sobretudo o Nintendo Wii, nenhum periférico manual era usado para a interação nos ambientes virtuais dos games. Segundo a Microsoft o periférico vendeu cerca de 8 milhões de unidades em seus primeiros 60 dias no mercado.

Entre erros e acertos, uma disputa acirradíssima com o Playstantion 3 da rival Sony, o console ganhou seu cantinho no hall da fama, sobretudo pela questão de suas franquias exclusivas. Atualmente o console já está indo para seus últimos dias de gloria, haja vista que seu sucessor, o XBox One já tem holofotes sobre si desde  22 de novembro de 2013.

Destes 10 anos de vida, o auge do aparelho durou tranquilamente por uns 7 anos recebendo ainda continuações de grandes sucessos e claro, alguns portes que até então jamais tinha tido versões para consoles além dos aparelhos da Sony como a franquia Final Fantasy cuja décima terceira versão foi a primeira a sair da exclusividade dos aparelhos Playstation.

Foi um grande guerreiro, cumpriu bem sua missão e com absoluta certeza está no imaginário de muitos gamers em todo o mundo. 10 anos para um aparelho de jogos eletrônicos é mais que a maturidade, é a hora de se aposentar mesmo. Partiu, mas partiu de cabeça erguida deixando um legado de ótimos jogos para aqueles que acabem entrando tardiamente no mundo dos games.

Xbox 360 10 anos

 

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

2053 views