Conheça o coletivo Red Door HQs

Não sou muito afeito a frase “este é o melhor momento do mercado de quadrinhos no Brasil”, há um sem número de fatores que me fazem sentir estranho quando isso é dito, mas olha, confesso, há sim coisas que fazem toda a diferença no panorama geral do mercado autoral de produção de HQs, coloque aí entre essas coisas, sem medo, a iniciativa do coletivo Red Door HQs que mostra o potencial de nosso mercado nacional… ok, um mercado longe do ideal sem dúvidas, mas cheio de competência e ótimos artistas (roteiro e desenhos) saindo em busca de seu lugar ao sol.

reddoor_logo_face

[dropcap size=small]S[/dropcap]ó para citar um exemplo, temos as belíssimas publicações da Editora Mino (AQUI), Justiça Sideral (conheça um pouco mais AQUI), A Tribo, Perseu e Aline – Carrapato (conheça um pouco mais AQUI), Pátria Armada (conheça um pouco mais AQUI), Apagão, Solar – O Caminho do HeróiSteampunk Ladies: Vingança a Vapor, Maxine (veja AQUI), Necronauta e outras tantas obras sendo produzidas de forma independentes e que se somam as obras em processo de financiamento ou financiadas pela plataforma Catarse (AQUI)

Foi então com grande satisfação que topei com a divulgação do material da Red Doors HQs em uma das muitas incursões diárias pelos grupos sobre o tema no Facebook. O artista Rafael Oliveira estava divulgando sua participação na 21ª Fest Comix a ser realizado entre os dias 17 a 19 deste mês de julho. Prestativo e atencioso, Rafael me atendeu quase que de imediato através da fanpage do coletivo na rede social e o texto a seguir é o release do grupo para divulgação do trabalho deles e dos materiais produzidos até então.

Os grifos no texto são por nossa conta…

11752433_10206008107135930_6367762340810289337_n
Rafael Oliveira já fez as malas para a Fest Comix deste ano…

Como surgiu a Red Door HQs?

Para mim (Rafael Oliveira), quadrinhos é uma das minhas paixões e sempre tive vontade de fazer minhas próprias HQs, porém sempre criava boas desculpas para me manter em uma zona de conforto e nunca dar o primeiro passo. Pensando em um jeito de me forçar a produzir quadrinhos tive a ideia do projeto. Convidei dois amigos: Bruno Mutt e Daniel Porto para juntos, encararmos esse desafio. Tocando esse projeto com os amigos fica mais fácil, pois um ajuda o outro, um cobra o outro e acaba tendo um compromisso maior com o projeto.

Conversarmos e definirmos alguns detalhes e depois de uma semana, no dia 05 de fevereiro de 2013, a primeira página estava no ar. Pronto, assim nasce a Red Door HQs. Começamos publicando na plataforma blogspot e atualmente estamos com um domínio próprio com uma plataforma mais adequada e funcional para a leitura de quadrinhos on line.

Como funciona o projeto 

Depois da primeira página o próximo autor teve o prazo de uma semana para publicar a continuação da história, podendo levar para onde desejar, entretanto sempre tentando manter uma coerência nos acontecimentos e resolver os conflitos apresentados, mesmo sem um roteiro definido. Cada página é produzida em segredo e os outros dois autores verão apenas quando estiver no site, ou seja, além de autores também somos leitores. Assim está formada a regra da brincadeira e toda terça-feira tem que ter página nova no site, independente da qualidade.

RDQHS_CCXP_post
O trio da Red Doors HQs na CCXP 2014

Red Door HQs no ano de 2014 

Nossa primeira história teve 45 páginas que produzimos ao longo do ano de 2013. Tivemos dificuldade em concluir todos os conflitos apresentados e algumas pontas ainda ficaram soltas. Mas foi uma experiência muito boa e conseguimos experimentar bastante coisa que tínhamos vontade e o mais importante, cumprimos com o compromisso de toda terça-feira publicarmos página nova no site.

Em 2014, resolvermos mudar um pouco a estrutura do projeto, ao invés de ser uma história anual, agora produzimos histórias curtas, com dez páginas cada e definimos o gênero. Essa mudança nos proporciona focarmos melhor na estrutura da história tentando fazer um começo, meio e fim bem mais coerente, mesmo sem roteiro.

TresFios_StorylineCover1

De quadrinhos digitais para impresso. Essa foi mais uma novidade da Red Door HQs o ano de 2014. Demos esse primeiro passo em outubro de 2013, no FIQ, quando lancei Esperança e O Pagamento, (prelúdio de uma das histórias contadas em Inspiração, hq de Camilo Solano) pelo selo Red Door HQs. Em junho (2014), fizemos o lançamento triplo em Bauru, além das hqs Esperança e O Pagamento, também lançamos Feira Livre, uma história de aventura desenhada por nós três. O evento foi muito bom e ficamos surpreso pela quantidade de pessoas que foram prestigiar nosso trabalho.

Fechamos o ano de 2014 com chave de ouro. Marcamos presença na maior convenção de cinema, quadrinhos, colecionáveis exclusivos, música e cultura pop da América Latina, a Comic Con Experience, que ocorreu nos dias 04 a 07 de dezembro em São Paulo.

Participamos do Artists’ Alley vendendo as hqs Esperança, Feira Livre e O Pagamento, além de dois lançamentos exclusivos para evento, A Busca, com roteiro e arte do Rafael Oliveira e Red Door HQs – vol. 1, compilação das 4 histórias publicadas no site durante o ano de 2014. Participar de um evento como esse foi um divisor de águas para a Red Door HQs, pois conseguimos ter um contato direto com os leitores e recebemos feedbacks do nosso trabalho. Também conhecemos pessoas de outras cidades, como Uberlândia, Curitiba e Salvador que já acompanhavam nossas histórias pelo site e foram conhecer nossas hqs impressas.

Red Door HQs no ano de 2015 

Depois de alguns dias de férias, começamos o ano de 2015 com mais uma mudança no projeto. Decidimos que em cada ano vamos trabalhar com um tema. Esse ano será a temática velho oeste.  Badass é o nome da nossa primeira webcomic desse ano, seguida de Fantasmagória e O Assalto. Além disso, já estamos preparando outras novidades para esse ano. Vamos aproveitar a nossa participação no FIQ (Belo Horizonte) para lançar novos quadrinhos.

 

Autores

Red_Door_HQs_foto_autores

Daniel Porto: 

Nasceu em 1988 e se formou em Design Gráfico em 2011. Gosta de ler quadrinhos, desenhar, e jogar! Sonha em um dia se aposentar com o dinheiro que ganhar fazendo quadrinhos, ilustrações e jogos, e ficar o dia inteiro lendo quadrinhos, desenhando e jogando livremente! Seu trabalho com quadrinhos pode ser visto nas webcomic em seu portfólio.

Bruno Mutt:

Nasceu em 1989 sem uma mão e decidiu utilizar a outra para desenhar, faz quadrinhos pela diversão de contar histórias e desenhar. Formado em design na Unesp, atualmente trabalha como ilustrador e sabe como fazer um misto quente como ninguém.

Rafael Oliveira: 

Nasceu em dezembro de 1983, mora em Bauru (SP). É formado em Design e apaixonado por quadrinhos. Seu trabalho pode ser visto em Esperança (2013), O Pagamento (2013 – prelúdio de uma das histórias apresentadas em Inspiração, hq de Camilo Solano), Feira Livre (2014), A Busca (2014) e Red Door HQs – Vol. 1 (2014). Em parceria com o roteirista Alex Mir, também participou da edição Clássicos Revisitados – Monstros Noir (2014),com a hq Capelobo, publicada pela editora Quadrinhópole.

 

PUBLICAÇÕES 

Red Door HQs – Volume 1 (2014) 

RedDoorHQs_Vol1_capa

Autores: Bruno Mutt, Daniel Queiroz Porto, Rafael Oliveira 

Siga-me: A única sobrevivente a um massacre se depara com um ser saído das lendas de seu povo. E cabe a ela decidir se vai seguir os passos dessa lenda, ou não.Três Fios: Após centenas de anos preso, um prisioneiro vê uma única oportunidade para escapar, para que seu futuro aconteça, seu passado nunca estará tão presente.Dívida: Tem gente que nunca esquece uma dívida e espera apenas o momento certo para cobrá-la. Ganância e egoísmo faz com que as coisas saiam do controle nessa simples cobrança.Devora Ouro: Quatro guerreiros, um dragão devorador de ouro, e uma enorme recompensa. Lancem os dados e divirtam-se nessa aventura animal.

Feira Livre (2014) 

Autores: Bruno Mutt, Daniel Queiroz Porto, Rafael Oliveira 

Sinopse: Para algumas pessoas, ir a uma feira comprar alguns produtos é uma tarefa muito fácil e sem graça, mas para um garoto não. Ainda mais quando se trata da maior feira livre do universo. A simples tarefa de comprar os produtos de uma lista se torna uma grande aventura ao pequeno protagonista da Feira Livre, onde ele se depara com um mundo repleto de surpresas.

A Busca (2014) 

A_Busca_capa

Autor: Rafael Oliveira

Sinopse: Um mercenário fora da ativa se vê obrigado a aceitar um último trabalho por causa de um problema pessoal.  Danotti, o mercenário mais requisitado do quadrante D-56 está de volta. Porém ele não sabe que além do pagamento, esse trabalho trará outras consequências para sua vida.

Esperança (2013) 

Esperança_Capa

Autor: Rafael Oliveira

Sinopse: Em consequência de uma atitude, o protagonista se depara com alguns paradigmas na sua frente. Mesmo assim, ele prefere arriscar e fazer a escolha que acha certa.

O Pagamento (2013) 

O_Pagamento_capa

Autor: Rafael Oliveira

Sinopse: Dois amigos se encontram pra mais um dia de trabalho. Tudo estava indo muito bem quando acontece uma reviravolta que colocam eles em uma grande enrascada.

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

881 views