Warcraft, o filme | Uma das melhores notícias dos últimos tempos

As notícias sobre as novidades da San Diego Comic-Con 2015 tomaram conta de quase todos os veículos de comunicação voltados para a cultura pop/nerd nos dias… Mas claro, a gente não tem como cobrir isso nem sequer acompanhar tudo que sai de lá, então garimpamos aqui e ali algumas das coisas que fizeram a redação do PZ respirar fundo… e um filme de Warcraft faz qualquer um respirar fundo…

wow logo

O diretor Duncan Jones tem vindo a Comic-Con há três anos falar sobre o vindouro filme da franquia de games RTS (real time strategy) Warcraft. Mas foi só agora que o negócio tomou forma de anúncio de verdade. O filme finalmente foi definida para chegar nos cinemas pouco há menos de um ano a partir de agora: Warcraft – O filme chega aos cinemas 10 de junho de 2016.

“Nós queríamos fazer um filme que todo mundo estaria interessado em Warcraft além da audiência [do game], um desafio semelhante ao Senhor dos Anéis de Peter Jackson, que teve de apelar aos não-fãs de Tolkien. Estamos esperando que nós possamos fazer o mesmo.” (Duncan Jones)

Um das franquias de games mais conceituadas desde muito tempo, o Warcraft tem uma legião de fãs espalhados pelo mundo. Tido como um dos carros-chefe da competentíssima Blizzard, o game em RTS está no imaginário dos gamers desde 1994, ano que o primeiro game da franquia foi lançado. Desde então cada novo game era aguardado com grande ansiedade e por um bom intervalo, acha vista que a Blizzard é extremamente metódica e lenta na produção de seus épicos.

Para os não conectados ao mundo dos Games, Warcraft tem suas histórias contadas no reino fantástico de Azeroth, um mundo cheio de seres mágicos, mitos, cavaleiros, dragões, mortos-vivos, elfos e tudo mais… isso falando de forma bem rápida, sutil e ultra-resumida.

Para fazer um paralelo mais comum, seria um mundo muito similar ao criado por Tolkien com sua Terra Média, por exemplo. Mas apesar de toda a vastidão de seres e localidades, o começo de Warcraft se dá no confronto sangrento entre os humanos de Azeroth e os ferozes e bestiais Orcs, cuja chegada e objetivo nesse mundo foi por muito tempo um grande mistério tanto para os personagens controlados pelo jogador quanto pelo próprio jogador.

Oito anos separam Warcraft 2 de Warcraft 3, talvez a continuação mais aguardada de um game no estilo RTS. O terceiro game colocou em combate direto as principais raças de Azeroth, o reino mítico no qual se passam as crônicas das muitas batalhas entre humanos, orcs, elfos, anões e outras tantas facções e raças fantasiosas.

Seguido da expansão The Frozen Thorne, continuação direta dos acontecimentos de W3, FT é também a porta de entrada para o lançamento do poderoso World of Warcraft, um dos, senão o maior Massive Multiplayer Online (MMO) já lançado até hoje.

WOW

Com uma base de mais de 10 milhões de jogadores espalhados pelo mundo todo percorrendo Azeroth nos servidores da Blizzard, era uma questão de pouco tempo até que o estúdio se voltasse para transpor seu riquíssimo universo fantasioso para outras mídias além dos games e livros, estes últimos já bem conhecidos do público consumidor da franquia.

No entanto a chegada de um filme demorou tanto quanto o intervalo em W2 e W3, mas por sorte muito menos do que o intervalo entre W3 e o tão sonhado W4, trazendo Warcraft de volta ao bom e velho estilo RST. Pois é, e na SDCC 2015 já temos os primeiros vislumbres do que nos aguarda na Azeroth dos cinemas.

Warcraft_Orgrim_2

A primeira imagem do personagem Orgrim, um imenso Orc, já havia circulado pela web antes dos anúncios da SDCC. Ogrim foi todo construído em Computação gráfica pela Industrial Light and Magic a partir de escaneamento do ator Robert Kazinsky (Pacific Rim).

O resultado é no mínimo espetacular e tudo mais do que tudo para preencher os requisitos de exigência dos fãs mais xiitas da Warcrafta dado o apuro e fidelidade visual para com o que se vê nos games.

Agora dois posters e o logotipo do filme foram liberados mostrando o mesmo apuro, cuidado e fidelidade entre o que se tem de estética nos games e que foi adaptado para o material de divulgação do vindouro longa. Mas mais uma vez o pessoal da Industrial Light and Magic mostrou que a que veio e fez jus mais uma vez ao seu renome no segmento de efeitos visuais e especiais.

Os posters divulgados revelam Toby Kebbell como o orc Durotan e Travis Fimmel (Ragnar da série Vikings) como Anduin Lothar. Com estreia prevista para 10 de junho de 2016, Warcraft – O filme tem em seu ainda no elenco Paula Patton como Garona (meio-elfo, meio-humano), Ben Foster como Medivh, Toby Kebbell como Durotan, Dominic Cooper como Rei Llane Wrynn, Rob Kazinsky como Orgrim, Ben Schnetzer como Khadgar, Clancy Brown como Blackhand, Ruth Negga como Lady Taria e Daniel Wu como Gul’dan.

 

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

899 views