Article

VHQ | UMA BREVE HISTÓRIA DOS QUADRINHOS PARAENSES

[divider]ATUALIZAÇÃO[/divider]
Segue abaixo a Programação da “Sessão DAQUI” de março, no Sesc Boulevard. A “Sessão Daqui” é um projeto do Sesc Boulevard em parceria com a APJCC (Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema) que tem o intuito de dar visibilidade aos realizadores do cenário Audiovisual Paraense.
VHQ – Uma breve história do quadrinho paraense” de Vince Souza
Data: 18 de março, quarta-feira 
Horário: Às 18h, no Sesc Boulevard
(Avenida Boulevard Castilho França, 522/523-Campina)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e SESC Boulevard
Curadoria: Tiago Freitas(APJCC)

Mais informações
sescboulevard.blogspot.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1000010087788
98374-9497
3224-5654
[divider]FIM DA ATUALIZAÇÃO[/divider]

Quadrinhistas! Quem são? O que fazem? Onde habitam? Parecem perguntas fáceis de responder quando se pensa na cena nacional, mas não é disso que vamos falar aqui. Vamos falar de quadrinhos? Sim, mas quadrinhos em Belém.

VHQ - Online - Facebook - Profile

O documentário “VHQ – Uma breve história dos quadrinhos paraenses” de Vince Souza, transporta para o vídeo a saga da 9ª arte no Pará, desde os anos 70 até a atualidade. O projeto, contemplado com a bolsa de “Criação, experimentação, pesquisa e divulgação artística” do Instituto de Artes do Pará – IAP em 2014, será lançado dia 28 de fevereiro, às 16h, no Cinema Olympia.

VHQ - CartazA proposta do documentário é resgatar e unir uma memória fragmentada e pouco documentada, tornando-a acessível para todos, em especial os curiosos ou amantes de HQ’s. Começando pela criação da primeira Gibiteca de Belém, passando por grupos importantes como o Ponto de Fuga, Boca do Mundo e Casa Velha, o boom dos fanzines, os editais que incentivaram as primeiras publicações em grande número, os atritos e os sucessos, sem esquecer, é claro, do que se pode esperar do futuro dos quadrinhos.

Foram mais de 10 horas de material bruto reunidas, resultado de entrevistas e também de pesquisas em acervos pessoais e arquivos públicos. Estão presentes no longa personalidades como Bichara Gaby, Branco Medeiros, Gian Danton, Joe Bennett, Andrei Miralha, Marcelo Marat, Luiz Claudio Negrão e Paulo Emmanuel, entre outros desenhistas, professores e fãs que durante mais de 40 anos movimentaram, inspiraram, criaram e divulgaram a 9ª arte no estado.

O diretor do documentário, Vince Souza, é paraense, formado em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Começou na área do audiovisual ainda na universidade, na área de animação. Desenhista, faz ilustrações, quadrinhos e storyboards. É também diretor e roteirista de 3 curtas experimentais: “O Dia Seguinte” (2011), “Espelho e Silêncio” (2013) e “Eu Do Ato” (2014). Atualmente é freelancer na revista Mundo Estranho.

Mais informações:

Bianca d’Aquino

[divider] Serviço[/divider]

“VHQ – Uma breve história dos quadrinhos Paraenses”

  • Dia: 28/02, quarta-feira
  • Hora: às 16h
  • Local: Cinema Olympia.
  • Entrada Franca

Blog Café, Cinema e Quadrinhos: http://www.cafecinemahq.blogspot.com.br/

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePin on Pinterest

É Bacharel em Psicologia, porém optou por sua grande paixão trabalhando como ilustrador e quadrinhista. É sócio do Pencil Blue Studio e Ponto Zero, podendo assim viver e falar do que gosta: quadrinhos, cinema, séries de TV e literatura.

233 views
Scroll Up