Article

Guia de Leitura | Guerra Civil

Um vilão explode uma escola matando centenas de crianças e forçando o governa a tomar medidas drásticas quanto a legalidade dos heróis. O Homem de Ferro negocia com o senado dos EUA e decidem implementar uma lei de registro de heróis que regulamentaria os os mesmos como agentes do governo, forçando-os a revelar suas identidades secretas e responder a uma hierarquia burocrática. O Capitão América é contra esta iniciativa, pois acredita que os heróis são altruístas e tem o direito de seguirem seus próprios julgamentos para fazer o bem. Os heróis se dividem e está feita a guerra civil…

1-L7Kz0nYsGnnzVa9Zu-8m0w

Guerra Civil foi evento foi muito instigante, pois colocou no papel uma questão fundamental a ser explorada: “Qual é a diferença de um herói e um vilão se AMBOS não obedecem as leis?”. Se você parar para pensar, qual é o sentido de alguém poder sair por ai voando com um capuz (existem leis que regulamentam o espaço aéreo), invadindo áreas de risco determinadas por agentes de segurança, reagindo a crimes na presença de pessoas inocentes e muitos outras situações? Você pode argumentar: “eles estão fazendo o BEM”, entretanto, eles estão legalmente errados…

Guia de Leitura

Embora exista um guia de leitura, existe tanta porcaria feita pra vender no meio deste mega-evento que acho que algumas edições merecem uma atenção especial, principalmente para aqueles que perderam o evento na época de sua publicação e querem saber o que aconteceu de melhor.

Guerra Civil #1-#5

Versão do encadernado pela editora Panini
Versão do encadernado pela editora Panini

Este é o encadernado principal e obrigatório para entender o evento, entretanto, ele NÃO É O MELHOR material publicado do evento! Ele apenas resume o mesmo, por isso que muitas pessoas leem apenas estas 5 histórias e acham que SABEM DE TUDO sobre a Guerra Civil e ficam indo aos fóruns e falando que Guerra Civil foi “overrated” e que os “marvetes” são tudo puxa saco. Hoje em dia você pode encontrá-las na coleção da Salvat.

Guerra Civil: Linha de Frente #1 — #12

1-wVOLAEwVfutepjTwN09Tzg

Este sim é O MELHOR material do evento! Este material mostra o desenvolvimento da Guerra Civil sob a perspectiva do jornalista Ben Urich, jornalista amigo do Peter Parker. Aqui estão os bastidores da história e discussões extremamente importantes para o rumo do evento. Por exemplo, o julgamento do Cannonball que acredita fielmente ser inoncente em meio a isso tudo: ele é um herói que estava atrás de vilões arriscando sua vida. Uma discussão entre uma jornalista e o Capitão América, que enfraquece os ideais do cap pois ele nem sequer sabe o que os americanos gostam (coisas como redes sociais e etc) e ficam afirmando fielmente que sabe o que é melhor ao povo americano.

Temos também “alguém” forçando uma guerra contra o povo do Namor, enfraquecendo os rebeldes. É tudo tão genial que ocorre nestas edições e termina com chave de ouro, mostrando o “grande vilão” da guerra civil. Infelizmente este material foi ignorado pela maioria das pessoas e hoje em dia você ainda consegue achar ele nos “mercenários livres” ou em SEBOS. Eu consegui comprar as 4 edições lançadas pela Panini assim.

 

Thunderbolts #110 — #115

Escrito por ninguém menos que Warren Ellis, estas edições marcam muitas coisas legais! O Norman Osborn assume o comando da equipe e começam as caças aos rebeldes não registrados. A premissa é até simples, mas a forma de como as coisas ocorrem é GENIAL! Acho que o Ellis daria um excelente DIRETOR de cinema, pois embora todo mundo sabe o que vai acontecer com a história, ele teve a maestria de escolher cenas e discussões que tornam esta fase simplesmente FODA. Os Thunderbolts conseguem forjar a vilânia dos rebeldes, dando mais força ainda o movimento de registro dos heróis. Esta estória foi compilada nos encadernados da Salvat, chamado“Thunderbolts: Fé em Monstros”.

2881939-civil_war_the_initiative__1___page_18

 

Penance — Relentless #1-#5

Vamos lá, o Nitro vai lá, explode a escola e SOME. Ele foi o estopim da guerra civil e curiosamente NINGUÉM mais fala sobre ele…. Ai nós temos o Cannonball que sofreu um acidente nas edições Guerra Civil: Linha de Frente e se tornou um herói que tem seus poderes ativados somente quando ele sofre dores. Então este herói masoquista vai a caça do NITRO! Este para mim foi o verdadeiro final da guerra civil, pois alguém finalmente foi atrás da punição da pessoa correta. Esta história é GENIAL, pensa numa trama de crime perfeito, o Penance bola todo um esquema para driblar os thunderbolts e ir atrás do Nitro.

Este é um dos materiais mais underrated que eu já vi na minha vida, porque ele está muito bem feito com direito a discussões sobre sanidade, ideais, objetivos e planos perfeitos que enganam até os leitores. Eu não achei onde ele foi publicado no Brasil, no meu caso eu li a versão em inglês mesmo.

1-hXX_tr7tOsn41XQrqc-FKg

Um resumo com MUITO SPOILER, pule essa parte se não quiser ficar com raivinha de nós:

  • Capitão América é “morto”
  • Homem de Ferro se torna o diretor da SHIELD
  • Homem de Ferro, Hank Pym e Reed Richards criam uma nova prisão
  • Homem de Ferro, Hank Pym e Reed Richards criam uma iniciativa de times de heróis registrados espalhados por todas os estados do EUA.
    Peter Parker revela sua identidade secreta no início e depois se une aos rebeldes
  • Familiares do Peter sofrem
  • Cannonball é julgado como culpado pela corte dos EUA, perde/ganha poderes e é convidado a entrar para os Thunderbolts
  • Wolverine sai a caça do Nitro no melhor estilo “MASSA-VÉIO” e não consegue porra nenhuma
  • Os X-men são neutros à guerra civil pois ainda estão sofrendo com as baixas do evento Dinastia M
  • Thor é clonado
  • Vários heróis que ninguém conhece direito morrem só pra fazer draminha de consequencias da guerra
  • Osborn é usado pelo HdF para criar uma guerra com o Povo do Namor
  • Bucky assume o manto do Capitão América
  • Hulk é mandado para o espaço, literalmente.
  • A Miss Marvel se torna líder dos Poderosos Vingadores, o time mais filler que eu já vi na minha vida, com umas das PIORES aparições do Ultron, chegando ser pior do que a era de Ultron.
  • O Luke Cage assume a liderança dos Novos Vingadores, que se tornam tipo um Heroes for Hire com o Wolverine no time. Tirando a zueira, esta fase ficou muito legal, vale a pena acompanhar os Novos vingadores do começo ao fim, uma das melhores obras do Brian M. Bendis!
  • A mulher aranha se torna um agente múltiplo, ajudando os Novos Vingadores, SHIELD, Poderosos Vingadores, HYDRA, COBRA, Skrulls … e o PT.

 Considerações Finais

1-gx2LFOrNjdyMJ-sVA1k1cQ

É isso pessoal, estas são as revistas que eu recomendo. “Nossa, mas e o homem-aranha, justiceiro, wolverine, capitão américa, novos vingadores, x-men, x-factor e etc”? Sinceramente? Não acho bons o suficiente para estarem na lista dos “melhores do evento, NA MINHA OPINIÃO… senão bastaria que eu fizesse um copy/paste de um guia de leitura do evento revista a revista das cento e tantas publicadas na ocasião…

É isso, espero que tenham gostado!

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePin on Pinterest

Físico teórico quase doutor de nível 28, louco por RPG e Quadrinhos. +infos: https://www.facebook.com/anodehqs

437 views
Scroll Up