Post

[Atualizada] Diretor Ridley Scott fala sobre as continuações de Blade Runner e Prometheus 2

[divider]Atualização[/divider]

Alguns meses atrás o aclamado diretor Ridley Scott falou de seus projetos futuros: Blade Runner 2 e Prometheus 2 (textos originais abaixo), na ocasião o diretor deu poucos detalhes, mas era evidente que Scott estaria dirigindo os dois projetos, inclusive já havia conversado com o ator Harrison Ford sobre BR2 e a quem Scott considere essencial para a mitologia do universo de BR.

Em entrevista ao site Variety sobre seu filme Exodus: Deus e Reis, Scott afirmou não está mais na direção de BR2. O diretor ajudou a desenvolver o roteiro em parceria com Hampton Fancher (que, com David Peoples, escreveu o filme original), e ainda estará ativo no desenvolvimento da sequência, mas apenas como produtor e o novo diretor será anunciado mais adiante.

harrison-ford

Sobre o filme diretamente, Scott disse na entrevista que “Nós conversamos longamente sobre o que poderia ser e veio com um enredo muito forte em três atos”. O projeto tem previsão para entrar em produção no próximo ano; Harrison Ford está definido para reprisar seu papel como Rick Deckard. Ao falar sobre o papel da Ford no filme, Scott disse: “Harrison é uma parte muito importante de um presente. Mas é realmente sobre a encontrá-lo. Ele entra no terceiro ato”. 

Lançado pela Warner Bros., Blade Runner é baseado no romance de Philip K. Dick chamado “Do Androids Dream of Electric Sheep?”. O filme foi indicado a dois Oscar (Melhor Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte). O próximo filme de Scott, Exodus: Deuses e Reis, chega aos cinemas em 12 de dezembro.

[divider]Fim da Atualização[/divider]

I’ve seen things you people wouldn’t believe.
Attack ships on fire off the shoulder of Orion.
I watched C-beams glitter in the dark near the Tannhaüser Gate.
All those moments will be lost in time…
Like tears in the rain.
Time to die.

(Roy Batty)

Só as primeiras menções a um possível Blade Runner 2 (BR2) já eram suficientes para causar polêmicas e controvérsias; poucos eram os que acreditavam que isso sairia do papel… eu era um desses incrédulos. Mas o tempo passou e cada vez mais a indústria cinematográfica se viu carente de boas ideias para projetos criativos e inovadores como, outrora, foram Blade Runner (BR) e Alien.

Bom, Alien ganhou seu prelúdio na ocasião da estréia do controverso Prometheus, cujos fatos, nas primeiras notícias, davam conta de iniciar e se encerrar no exato ponto em que começa o filme dirigido por Scott em 1979 e estrelado por Sigourney Weaver como a tenente Ripley. Pois é, não foi bem assim e o filme gerou muitas críticas negativas ao redor do mundo (veja um pouco mais da cronologia da série Alien AQUI).

Ridley Scott

E o tempo passou e tudo foi ganhando mais forma, BR2 é certo de sair do papel já há algum tempo e, mesmo com todas as criticas contra, Prometheus garantiu sua continuação de forma independente da cronologia da série Alien. Desde as confirmações oficias muito se vem especulando sobre ambos os filmes, sobretudo em relação a BR2, haja vista que o primeiro filme (inspirado livremente na obra do escritor Philip K. Dick chamada “Andróides sonham com ovelhas elétricas?”, lançado aqui no Brasil pela Editora Aleph) sempre se mostrou contida em si mesma, deixando um final aberto e cheio de interpretações ad infinitum para os fãs da obra máxima de Scott ao lado de Alien.

Não à toa, o diretor sempre esteve associado ao prelúdio de Alien quanto com uma possível (e agora certa) continuação para BR. Para não deixar os ânimos frios, o diretor deu alguns pequenos detalhes dos projetos, nada muito grandioso, mas suficiente para gerar a atenção da mídia especializada. Scott disse que gostou de realizar Prometheus apesar de muitos protestos contra o prelúdio e diz que é impossível repetir algo como foi o Alien de 1979 com a perfeita parceria do artista H.R Giger e que, mesmo depois do desgaste da série após de se tornar uma quadrilogia, ainda havia coisas nesse universo a se explorar.

Para o diretor, os Engenheiros foram o primeiro grande passo para se contar essas novas histórias e que agora já há um rumo para direcionar Prometheus 2, cujo foco principal será o andróide David 8 (Michael Fassbender) tentando por sua cabeça no lugar, brincou o cineasta (via Yahoo Movies, AQUI).

roy bladerunner

Em relação a BR2, de acordo com Scott, ele já teve reuniões com Harrison Ford e diz que o roteiro foi escrito e está pronto para começar a ser produzido. Scott afirmou que não pode precisamente quando isso iria ocorrer por conta da agenda de Ford em decorrência do Episódio VII da saga Star Wars. Sem modéstia alguma Scott disse “o que acontece a seguir é surpreendentemente inteligente” [se referindo ao que vem após BR1]

O próximo filme de Scott, Exodus: Deuses e Reis, estrelado por Christian Bale, estreia em 26 de dezembro (veja detalhes AQUI).

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

880 views