Post

Encadernado | A ascensão de Thanos

Thanos, o titã louco, sempre ocupou um lugar de destaque no panteão de vilões da Marvel, mesmo tendo sua primeira aparição como um vilão combatendo o Homem de Ferro, não tardou para o personagem ganhar mais força e importância dentro da cronologia da editora, integrando o que normalmente se convencionou chamar de cosmo Marvel.

Com sua aparição na cena pós-crédito de Vingadores – O filme e depois como o articulado dos eventos do longa Guardiões da Galáxia (veja mais AQUI) o personagem também se tornou conhecido público em geral que não lia HQs, mas se aproximou do tema por conta dos filmes adaptados dessa mídia. Para os leitores de longa data, Thanos é velho conhecido e já integrou algumas das mais emblemáticas sagas cósmicas da Marvel, com grande destaque para a chamada trilogia do Infinito (Desafio Infinito, Guerra Infinita e Cruzada Infinita), uma extensa saga que reuniu em suas três frentes todos os heróis Marvel para impedir a destruição do Universo, a primeira vez contra o próprio Thanos e as outras duas contra Magus e Deusa, ambos facetas do personagem Adam Warlock, grande inimigo de Thanos, que acabam ganhando existência própria por motivos diversos.

thabos rising

Vale relembrar também que toda a saga de Thanos se espalhou por diversos títulos desde sua criação, cruzando caminho com personagens como Homem-Aranha, Thor, Ka-Zar, Surfista Prateado, Capitão Marvel entre outros em sagas mais recentes como a Aniquilação e Imperativo Thanos (está última infelizmente inédita no Brasil), por exemplo. Agora, mais uma vez o titã louco voltou ao centro das atenções com a chegada da mega-saga Infinito (veja nossas expectativas AQUI) e já tem, ao menos, duas publicações em que é o centro das atenções: a primeira é no segundo volume da Coleção Histórica Vingadores cujo foco são os grandes encontros da equipe com vilões poderosos e esse segundo volume é todo dedicado a Thanos (veja AQUI), e o segundo material trata-se de um encadernado compilando as cinco partes da minissérie especial A Ascensão de Thanos (Thanos Rising, no original) com texto de Jason Aaron e arte de Simone Bianchi.

O especial se inicia com Thanos percorrendo Titã, a lua de Saturno, seu mundo natal, todo devastado até encontrar a sepultura de sua mãe, Sui-San que tentou matar o próprio filho na hora do parto ao se deparar com sua estranha aparência. Na forma de flashbacks vamos conhecendo partes do passado do titã louco que viriam a culminar com sua transformação definitiva em um dos maiores vilões do cosmo Marvel e como o grande adorador da Senhora Morte. A mini vem enriquecer e ao mesmo tempo ampliar a intrigante mitologia ao redor de Thanos e sua origem.

Thanos foi um dos últimos filhos de A’Lars, progenitor da segunda colônia de Eternos em Titã, e Sui-San, a última sobrevivente do assentamento original do Eternos na lua de Saturno. Sua aparência exótica se deve ao fato de possuir também genes dos Deviantes, a raça oposta aos Eternos. Através de implantes biônicos e longas jornadas de autoconhecimento e apreceiçoamento é que Thanos aumentou seus poderes e habilidades. Dentre suas principais conquistas estão a posse do Cubo Cósmico e a Manopla do Infinito.

A Ascensão de Thanos vem em formato americano, acabamento em capa dura com 124 páginas tem preço de R$ 24,90. Thanos foi criado por Jim Starlin e Mike Friedrich, sua primeira aparição foi em Iron Man #55 de fevereiro de 1973.

Sobre o Autor

Website | + posts

Designer de produtos e gráfico, mestre em comunicação, professor.

1453 views