Article

Os primórdios da medicina moderna sem antibióticos… chega a tv.

A serie mostra uma Nova York na aurora do século XX e todas as mazelas que uma grande cidade em franca expansão econômica, social e cultural ocasionadas  com toda sorte de  imigrantes vindo de vários recantos do mundo. É nesse cenário que somos apresentados a The Knick, serie estrelada por Clive Owen ( Dr. John W. Thackery) e produzida por Steven Soderbergh, onde é  narrado o dia dia do Knockerbocker Hospital, cenário principal no qual se desenrolado boa parte  trama.

the-knick-s1-key-artThackery é um cirurgião nada ortodoxo  na pratica de seu ofício; poderia ser facilmente chamado de o bisavô do Dr. Gregory House; tão irascível  quanto o próprio, Thackery é talentoso, visionário, viciado em cocaína (o uso pra efeitos medicinais era liberado nesse período) e extremamente racista. A reconstituição de época é um  deleite a parte. Tanto as cenas internas quanto as externas são meticulosamente reconstituídas desde os leitos, uniformes, instrumentação do enfermeiros e até as ambulâncias que, no período mostrado, eram puxadas por cavalos. A fotografia dá um tom azulado e cinza pra serie caindo bem ao tema denso e crítico, aspectos bem comuns na obra de Soderbergh.

Os 20 primeiros minutos do episódio de estréia são de deixar o espectador plantado no sofá… nunca alguém ficará tão desconfortável em assistir uma cesariana sendo praticada no estilo old school medicine (nem sei se existe essa expressão), ou seja, sem anestesia e acompanhar, logo em seguida, um suicídio…

Tudo aqui é feito pra causar desconforto no sentido da reflexão sobre o início da medicina moderna.  A câmera não se intimida em mostrar sangue e a crise de abstinência do doutor Tatchery. O resgate histórico de oficio tao nobre e milenar aqui é desnudado, mostrando como foram criadas técnicas de aperfeiçoamento do instrumental usado em cirurgias e de como a luta de médicos e enfermeiras é levada até o limite do suportável pra salvar vidas humanas.

O primeiro episódio  nos apresenta a tensão racial da época  que promete ser bastante recorrente ao longo da serie, onde a contra-gosto o Dr. Tatchery é obrigado  a aceitar como novo braço direito o  Dr. Algernon Edwards  (André Holland) um cirurgião negro formado em Harvard com bastante experiência em cirurgia advindo da Europa, a mais avançado daquele período.

3-promo-teasers-for-steven-soderberghs-the-knick

No meio disso tudo somos apresentados a um surto de tuberculose e a uma administração municipal corrupta que lucra com os doentes advindos dos guetos de imigrantes. Como o próprio esteve Soderbergh disse ao New York times:

“A serie é sobre tudo o que me interessa: ciência, medicina, resolução de problemas, conhecimento criativo, raça, estudos e contratos sociais.”

The kick terá 10 episódios na primeira temporada e com encomenda de uma segunda. O episódio piloto foi ao ar no dia 8 de agosto deste ano nos EUA e dia 15 de agosto aqui no Brasil pelo Canal Max.

 

[divider]Dados no IMDB[/divider]
The Knick (2014–)
The Knick poster Rating: 8.5/10 (18,006 votes)
Director: N/A
Writer: Jack Amiel, Michael Begler
Stars: Grainger Hines, Katrina E. Perkins, Clive Owen, André Holland
Runtime: 58 min
Rated: TV-MA
Genre: Drama
Released: 08 Aug 2014
Plot: A look at the professional and personal lives of the staff at New York's Knickerbocker Hospital during the early part of the twentieth century.
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePin on Pinterest

Desenhista que atua no mercado profissional de quadrinhos desde 2008. Desenvolve trabalhos como ilustrador para editoras do mercado americano, cursos e oficinas de desenho e integra a equipe de produção do GibiMais.

132 views
Scroll Up