Article

Comicmania 15: Os Super-Heróis invadem o Rio de Janeiro

Imagem 002
Clique para ampliar a imagem

Qual fanboy (individuo obcecado/fanático por alguma coisa indo além do simples fã, defendendo seu amado objeto de adoração ignorando opiniões divergentes e sendo resistente a novas ideias, quebrando qualquer limite da vergonha alheia) não adoraria ir a uma convenção de quadrinhos?

 

O cenário no Brasil esta cada vez mais propicio a isto, vários eventos vão ganhando forma em diversas localidades do país e proporcionado cada vez mais opções para quem ama este universo de entretenimento, e o melhor não só funcionando como um evento de diversão, lazer e cultura, mas também como uma ótima oportunidade para profissionais e aspirantes se encontrarem e trocarem experiências entre si e com o publico consumidor e com isso de quebra amadurecer o nosso mercado profissional…

 

Hoje 22 de novembro o Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Comicmania.  Quem não conhece ou nunca ouviu falar do evento o mesmo chega a sua 15ª edição em 2013. Já é o evento de maior duração no Rio de Janeiro e um dos mais longevos do Brasil.

 

Em 1994 John Calvet teve a ideia de trazer para o Rio de Janeiro um evento que seguisse a estrutura das grandes convenções americanas, e de quebra trazer dois artistas internacionais convidados. Mas eles teriam que ser o top do momento, artistas no auge ou ter se destacado por algum trabalho ou graphic novel naquele período. Qualidade e não quantidade é o lema do evento desde sua concepção.

 

O Comicmania, em suas várias edições, construiu uma galeria de astros antológica, nada mais nada menos que: Jim Lee, Greg Capullo, Eddy barrows, Mike Deotato Jr, David Mazzuchelli , Scott Hampton, George Pratt, Adam Hughes , Bill Sienkievicz , Roger Cruz , Luke Ross , Renato Arlem , Marcelo Campos , Brinke Stevens B-Queen , Solano Lopez , Mark Badger , Vivian Schilling , a modelo da heavy metal Stacy Walker e muitos outros…

 

O evento teve sempre como premissa investir e promover o trabalho de artistas nacionais de varias fases e com isso levou ao publico amante da nona arte varias exposições de destaque. Nestas 15 edições o Comicmania, contou com vários cenários diferentes como o Castelinho do Flamengo, SESC Tijuca, Casa de Cultura Lauro Alvim, o Museu do Telefone (Hoje OI Futuro Flamengo) e outros espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro. Mas sempre se manteve vivo, se adaptando e reciclando, a aventura de manter vivo um evento voltado para a nona arte já dura 19 anos. O Comicmania ganhou um destaque tão legal que até foi retratado em dois cartões telefônicos no ano de 1997.

 

Depois desta longa trajetória de sucesso o evento chega a sua decima quinta edição voltando ao lugar onde tudo teve inicio, o Castelinho do Flamengo, onde foi realizada a primeira edição, no longínquo ano de 1994…

 

Convidados nacionais e internacionais:

 

  • Kyle Higgins – Escritor americano da DC Comics que trabalhou em títulos como Batman, Deathstroke e Esquadrão Supremo. Entrou para a lista de best sellers do New York Times em 2012 com Nightwing Vol 1: Traps And Trapezes, e em 2013 com Nightwing Vol 2: Night Of The Owls. Além disso, Kyle é roteirista e diretor de cinema, e esta trabalho no projeto The League, cujo trailer você pode ver abaixo. Uma versão short film do The League de 30 minutos desse projeto será exibida com exclusividade no evento.
  • Olivier Coipel – Artista responsável por títulos como Avengers, House of M, New Avengers, New Avengers Annual, Stan Lee Meets Spider-Man, Thor, Siege, Avengers vs. X-Men, entre outros títulos…
  • Joe Bennett – Desenhista de Ultimate Avengers, Homem-Aranha, Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Capitão América… Trabalhou junto com Kyle Higgins na série Deathstroke Vol#1 dos Novos 52.
  • Daniel HDR – Desenhista oficial da revista X-Men Forever, Legião dos Super Herois, Mulher Maravilha e R.E.B.E.L.S, Texas Chainsaw Massacre: The Grind (Indicada no Scream Movie Awards 2006 como Melhor adaptação de cinema para quadrinhos)
  • Rod Reis – Colorista da DC Comics nas revistas de Superman, Supergirl, Infinite Crisis, Jovens Titãs, Aquaman , Liga da JustiçaRod está desenhando a versão para os quadrinhos do filme The League, de Kyle Higgins.
  • Marcelo Salaza – Desenhista e um dos diretores do Pencil Blue Studio (Estudio de agenciamento de artistas para o mercado internacional de quadrinhos). Produziu material para editoras como Ronin Studio, Zenoscope, Viper Press e outras.
  • Carlos Rafael – Artista carioca exclusivo da Dynamite Comics (editora especializada em quadrinhos de séries de TV e filmes). Ilustrou Battlestar Galactica, Highlander, Buck Rogers, Red Sonja e Besouro Verde.
  • Jack Jadson – Artista da Chaos Comics, Marvel e DC Comics. Arte-finalista de Mighty Thor, Capitão América, Hawkman, Lady Death, Birds Of Prey, etc… Atualmente se dedica ao desenho em títulos como John Carter Of Mars, Sonja e muitos outros.
  • Manoel de Souza – Editor da revista Mundo dos Super-Hérois – Falando sobre o processo de criação de sua revista mensal sobre o gênero Quadrinhos e cultura Nerd.
  • Ivan Cardoso – O Diretor do Terrir Brasileiro – Palestra e exibições de seus filmes Trash de Terror . Fazendo lançamento de seu novo projeto e exibições de seus clássicos: As 7 Vampiras, O Segredo da Múmia, O Escorpião Escarlate
  • Capitão Marvel brasileiro – A presença do Capitão Marvel brasileiro Valter Santos e a exibição de seu super fan-films.

  • John Calvet – Escritor da Cross Plain Publishing – Autor da mini série Twilight Girl. Dirigiu e produziu a serie de TV “Quadrinhos” para o Canal Brasil. Escreveu e dirigiu o filme baseado na ” Unpublished ” Graphich Novel ” Who is the Midnight Girl ? em fase de finalização. (Veja detalhes AQUI)
  • O Batman brasileiro – A presença irreverente da celebridade carioca de Luiz “Batman” trazendo seu astral e paixão pelo Batman dos anos 60 Adam West, numa inesquecível tarde de autógrafos e bate papo.

 

 

Atividades

O evento vai trazer o estilo de convenções americanas – autores, artistas e profissionais dos quadrinhos em mesas conversado e divulgando seus trabalhos com o publico visitante.

 

Destaques da Programação de video :

  • A Hora DO Terrir – Documentário sobre a vida do diretor Ivan Cardoso – Direção por Eduardo Calvet.
  • Quadrinhos – Documentário que conta a historias das Hqs e dos artistas Brasileiros que produziram materil 100 % Nacional desde o final do século 19 a 2008 – Direção Eduardo e John Calvet.
  • O Escorpião Escarlate – Filme sobre o Super-Herói dos quadrinhos o Anjo. Direção Ivan Cardoso no elenco Monique Evans, Andréa Beltrão e Herson Capri.
  • Uma seleção de filmes de Terror, Trash e Ficção Cientifica produzida por uma nova geração de diretores Brasileiros como: Petter Baiestorf , Gurcius Gewdner , Kapel Furman e muitos outros (Detalhes AQUI)
  • Super Heroes Fan Films – 16 horas com seleção de filmes de super-heróis produzidos por fãs que se destacam na internet e em eventos americanos, muita coisa rara e inédito no Brasil.
  • Exposições: Uma exposição internacional de fotolitos de capas clássicas dos Quadrinhos dos Anos 70. Uma curiosidade para os jovens de hoje visualizarem como eram confeccionadas e produzidas, as capas de Gibis ha 40 anos.

 

Além da programação o evento conta também com estandes de varias gibiterias para a vendas de HQs , camisas , posters , HQs e afins …

 

SERVIÇO

COMICMANIA 15 – Décima Quinta Convenção Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro

  • Data: de 22 de Novembro (Sexta-Feira) a 01 de Dezembro (Domingo) de 2013 – Entrada Franca
  • Horário: das 10h às 19h
  • Local: Castelinho do Flamengo
  • Endereço: Praia Do Flamengo 158 – Flamengo
  • Cidade: Rio de Janeiro/RJ

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePin on Pinterest

É Bacharel em Psicologia, porém optou por sua grande paixão trabalhando como ilustrador e quadrinhista. É sócio do Pencil Blue Studio e Ponto Zero, podendo assim viver e falar do que gosta: quadrinhos, cinema, séries de TV e literatura.

182 views
Scroll Up