Post

Sem dor, Sem ganho

O Texto a seguir contém possíveis spoilers a respeito da trama e fatos do filme

Seja um “realizador”, venha para o “Sonho Americano”

Da esquerda para a direita Dwayne Johnson como Paul Doyle, Mark Wahlberg como Daniel Lugo e Anthony Mackie como Adrian Doorbal
Da esquerda para a direita Dwayne Johnson como Paul Doyle, Mark Wahlberg como Daniel Lugo e Anthony Mackie como Adrian Doorbal

Sem Dor, Sem Ganho baseado em fatos reais é realizado por Michael Bay, o mesmo de Bad Boys, Pearl Harbor, Armageddon e da franquia dos robôs que dão dor de cabeça, Transformers .

O filme acompanha a trajetória de Daniel Lugo (Mark Wahlberg) um personal trainer obcecado por programas motivacionais, um de seus ídolos é Johnny Wu (Ken Jeong) um palestrante motivacional bem sucedido, e que resolve que irá promover uma grande virada em sua vida, pois afinal é um “realizador” e como muitos, quer conseguir sua fatia na torta do “Sonho Americano” para isso surge à ideia de sequestrar um rico e avarento empresário: Victor Kershaw (Tony Shalhoub/ o eterno Monk) um dos alunos de sua academia.

sem_dor003

Para que o plano possa ser realizado com precisão, Lugo precisa de uma equipe, o primeiro acréscimo é seu amigo Adrian (Anthony Mackie/ O Falcão em Capitão America 2), um cara que abusa de esteroides e em função disso tem problemas de ereção, o segundo a ser recrutado é Doyle (Dwayne “The Rock” Johnson), um egresso do sistema prisional, viciado e agente do Senhor e, para completar a equipe não poderia faltar uma gata, Sorina (Bar Paly) stripper e candidata a atriz.

Equipe formada, plano orquestrado, vamos à ação. O espectador é convidado a imergir numa sequência desenfreada de situações mirabolantes e que beiram o ridículo e o bizarro, contudo eis que o filme não é tão ruim, pelo contrário, o trio formado por Walberg, Anthony Mackie e The Rock acaba nos proporcionando alguns momentos hilários em suas tentativas atrapalhadas em fazer o plano brilhante de Lugo funcionar. Destaque par The Rock que tem os momentos mais engraçados em cena, e quando já estamos quase esquecendo a inspiração para toda esta loucura eis que surge uma chamada na tela para nos lembrar de que tudo é baseado em fatos reais.

sem_dor004

Sem Dor, Sem Ganho tira um sarro do tão almejado “Sonho Americano”, dos programas motivacionais, do culto ao corpo, de mulheres descerebradas e siliconadas e do preço que muitos pagam para viver o “american way of life”. Não é uma obra genial, longe disso, mas pela escolha de Michael Bay de satirizar este fato real que o motivou por dez anos a contar esta historia, ele acaba nos entregando um filme carregado de humor negro, no qual conseguimos rir meio constrangidos quando vemos o quão hediondas são as ações do grupo. Destaque para o excelente Ed Harris no papel de um detetive particular que serve como contraponto a toda esta loucura e que vai ao encalço do bando de Lugo.

sem_dor005

É interessante perceber que mesmo em um filme barato, se comparado às outras produções do diretor, “Sem Dor, Sem Ganho” ficou orçado em 26 milhões de dólares, Michael Bay consegue entregar um filme visualmente bem cuidado e recheado dos seus maneirismos costumeiros.

Sem Dor, Sem Ganho deve ser encarado apenas como diversão, nada que deva ficar para sempre em sua memória.

Pain and gain, EUA, 2013

Diretor: Michael Bay

Elenco: Mark Wahlberg, Dwayne Johnson, Anthony Mackie, Ken Jeong, Rebel Wilson, Ed Harris, Rob Corddry, Tony Shalhoub

Produção: Donald De Line, Ian Bryce, Michael Bay

Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely

Fotografia: Ben Seresin

Trilha Sonora: Steve Jablonsky

Duração: 129 min.

Distribuidora: Paramount Pictures Brasil

Estúdio: Platinum Dunes

Pontuação: 2,5

doisemeio_pontos

Sobre o Autor

+ posts

É Bacharel em Psicologia, porém optou por sua grande paixão trabalhando como ilustrador e quadrinhista. É sócio do Pencil Blue Studio e Ponto Zero, podendo assim viver e falar do que gosta: quadrinhos, cinema, séries de TV e literatura.

2110 views